Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabos de rede normais podem ser usados de maneira externa?


Posts recomendados

Eu preciso comprar um cabo para chegar até meu quarto, porém todas as maneiras que eu tenho de fazer isso são passando no mínimo uns 5m de cabo do lado de fora da casa, precisava de ajuda para saber se existe um tipo de cabo certo para isso, eu posso usar qualquer cabo?

Estava vendo um desses 3, qual seria a melhor opção?
Obs: não sei se são diferentes

Cabo de rede 1
Cabo de rede 2
Cabo de rede 3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KurumiKat a cor preta não significa que seja para uso externo.

Geralmente os que são para este fim possuem "blindagem" e também contam com o isolamento com proteção UV (a proteção UV geralmente vem na cor preta, e alguns até com isolamento duplo) como o da imagem.

D_NQ_NP_669702-MLB40161993691_122019-O.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dependendo do caso, você pode usar um cabo de rede mais simples e nessa parte que ficará exposta, utilize uma mangueira dessa de construção civil (utilizadas para passagem de cabos elétricos) para proteger essa parte de sol e chuva... em condições normais, um cabo de rede simples dura em média 4 a 5 anos exposto ao tempo... se ele for protegido, levará mais tempo para deteriorar....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KurumiKat Antes do cabo, procure por dutos para cabos de uso externo. Tem todo tipo de conexão e canaleta, até para fixar em colunas redondas. E DEPOIS coloque um cabo certificado dentro dos dutos. Para essa distância e velocidades use CAT5E até e incluindo 1 gigabit, Cat6 para 2,5G ou mais. E conectores compatíveis com o cabo que escolheu.
Se mora em São Paulo e pode ir ao centro tente uma loja chamada Andra que tem um show-room com esses materiais. Se levar as medidas pode até sair com tudo cortado. São de plástico a maioria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, a sugestão do duto ou tubo externo é melhor mesmo, mas antes tem que ver outas variáveis(para não dar conflito de estética, kkkk. Um conduite preto fica feio pacas).

Veja a incidencia do sol e a duração da incidencia. Se o sol for direto convém procurar materiais que isolem o calor. Também não pode reter o calor. Pela afirmação acho que é uma construção assobradada, aí veja se não tem um caminho melhor para a passagem do cabo RJ45, ou então uma solução ainda mais simples:instale repetidores, acho que é uma solução mais barata devido ao custo de mão de obra.

Por fim, nenhum dos cabos mostrados indicavam marca e procedencia, procure marcas conhecidas para não ter dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais provável em relação à cor é encontrar em cinza escuro. Essa é a cor reservada para dutos onde passam cabos elétricos e de dados. Existe um código de cores para cada uso de dutos.

 

image.png.3bd752bafb5950d6203fee1e7ff8a234.png

 

Essa cor... Acho que as barras tem 2 ou 3 metros e pode serrar com uma serra de mão e pode ser que tenha já uma serra pra usar na loja onde comprar os duto. Então já pode levar os dutos e as articulações e as presilhas, mais buchas e parafusos.

 

Sua casa não tem dutos de telefone ou TV  que possa usar? Em geral tem isso na sala e nos quartos e pode usar para os cabos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, o roteador se encontra no quarto dos meus pais e o meu fica logo ao lado coisa de uns 10m de distância no máximo. No quarto dos meus pais tem um conduite que levava até o modem que ficava na sala, porém ele acabou entupido por alguma razão e o técnico passou a fibra por fora, fazendo um furo na parede para chegar até o modem, a ideia era fazer um furo e passar encostado na parede e fazer outro furo no meu quarto, creio que tubulações fiquem muito caras e seria uma curta distância.

Até tem um local onde passam os cabos da antena de Tv que chegam no meu quarto, queria passar por lá, mas o acesso é complicado e difícil, por ficar no segundo andar e não ter um apoio, além do telhado do vizinho.

Um dos cabos que eu passei é um preto de 20m, vendido no mercado livre que diz ter proteção UV e ser da marca Multi (não boto fé nisso), mas esse não seria uma boa escolha?

Aceito o link de alguns modelos bons de cabos, de no mínimo 20m e que sirva para uso externo.

Obs: a maior parte do cabo ficaria em parte interna e ficaria em uma parede, pegando Sol de vez em quando e chuva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KurumiKat as tubulações não são caras. Se não quiser usar a tubulação terá que comprar o cabo para instalação externa, e material de boa qualidade só encontra em lojas especializadas.

 

Quanto ao conduíte entupido, tem que inspecionar, pode ser só um pedaço de cabo que ficou ali e o instalador ficou com preguiça de tirar e passou por fora para agilizar a instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!