Ir ao conteúdo

Qual o software medidor de velocidade de internet banda larga fixa mais preciso?

Ir à solução Resolvido por 8duarte,

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos.

Uma coisa que me intriga muito é a respeito da precisão dos programas medidores de velocidade de internet.

Me parece que existem centenas destes programas e "nenhum mostra nem de perto" a velocidade contratada com as operadoras de internet banda larga fixa.

Nem o EAQ adotado como oficial pela Anatel.

Posto isso, gostaria de saber, se os amigos conhecem qual é o app mais preciso.

Alguém poderia ajudar-me?

Grato.

Postado
3 minutos atrás, 8duarte disse:

Me parece que existem centenas destes programas e "nenhum mostra nem de perto" a velocidade contratada com as operadoras de internet banda larga fixa

E de onde tirou tal conclusão se existem como disse "centenas de programas'? É preciso um gabarito para saber que "nenhum mostra nem de perto"....

A performance varia durante o dia, o resultado efetivo depende do outro lado de cada conexão que estiver fazendo, uma quadra pode ter um resultado diferente de outra...

Procure esses que tem uma série histórica na região e estatísticas, como OpenSignal ou os testes de DSLReports.

Medidas como latência, bufferbloat e outros parâmetros são bem indicativas se comparadas com outros clientes próximos.

• Curtir 1
Postado

A velocidade da conexão varia de servidor para servidor, não existe uma medida correta, e depende do trafego da rede também. Você pode, por exemplo, medir a velocidade entre seu PC e o servidor da sua operadora pra saber qual é a velocidade que eles estão te fornecendo (dá pra fazer isso pelo SpeedTest.net). Geralmente você conseguirá atingir a velocidade máxima da sua conexão se não houver nenhum gargalo no caminho. Mas se você selecionar um servidor mais distante, de algum outro lugar do mundo, você pode notar aumento na latência (ping) e talvez até uma redução na velocidade, principalmente se o servidor não for muito bom.

• Curtir 1
Postado

@arfneto Tal conclusão é empirica, porque pesquisando na internet verifiquei muitos nomes para os app.

"Nem de perto", porque a anos faço estas medições, por exemplo em diversos horários, no mesmo local do roteador, com o servidor de Porto Alegre (onde moro) e a velocidade não passa de 10% da contratada. Simples assim!

Já perguntei a um técnico da Net/Claro porque tal discrepância e ele não soube me dizer. Casualmente hoje a claro irá trocar o modem para aumento de velocidade e farei novamente a mesma pergunta. 

54 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A velocidade da conexão varia de servidor para servidor, não existe uma medida correta, e depende do trafego da rede também. Você pode, por exemplo, medir a velocidade entre seu PC e o servidor da sua operadora pra saber qual é a velocidade que eles estão te fornecendo (dá pra fazer isso pelo SpeedTest.net). Geralmente você conseguirá atingir a velocidade máxima da sua conexão se não houver nenhum gargalo no caminho. Mas se você selecionar um servidor mais distante, de algum outro lugar do mundo, você pode notar aumento na latência (ping) e talvez até uma redução na velocidade, principalmente se o servidor não for muito bom.

Sim, vejo que o servidor é sempre da minha operadora, Net/claro, em Porto Alegre, onde moro. Farei um teste com Speed.Teste. net, embora nem recordo se já tenha usado. Mas ainda acho que esse EAQ da Anatel é muito ruim.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Boa tarde amigos.

Conversando com um instalador da Net/Claro, o mesmo me informou que  na banda de frequência de 2,4 GHz é possível transmitir até 70 Mbis/s na média e na banda de 5 MHz até a media de 1GBtis/s. Fiz as medições nestas duas  bandas com o software EAQ da Anatel e o Speed Test da Ookla e bateu com as informações do instalador.

Claro que isto depende da qualidade da interface wi-fi do computador/celular e do servidor que o software acessa.

lembrando que estas medições foram feita no mesmo ambiente do modem.

De qualquer forma agradeço a colaboração dos amigos.

Postado

@8duarte olá!

Testes de velocidade eu gosto de fazer via cabo. E é bom ficar atento se sua conexão do computador e gigabit (10/100/1000).

Apesar de ser leigo no assunto mas gostar do tema, notei que os provedores podem filtrar sua conexão e os testes que fazemos podem não refletir a realidiade.

Uma coisa é entrar nesses testes de velocidade de sites e bater os 500 mbps contratados juntos da operadora. Outra é você baixar um arquivo via http de um servidor, via fpt, via torrent etc.... depende do servidor do outro lado da ponta que lhe entrega o arquivo e depende do provedor também não lhe fazer filtragens.

Logo quando começou a chegar conexão fibra ótima na minha cidade do interior, eu ficava de cara com a baixa qualidade da conexão de "50mbps" do novo provedor de fibra. Eles só entretregavam velocidade melhor em stream tipo youtube, videos do facebook, etc... baixar uma ISO  direto do site oficial da microsoft era um sofrimento. Comparei com outro provedor antigo, adls, mas de 10 mbps na época na casa de parentes e messmo sendo velocidade mais baixa, eu baixei bem mais rápido que nos 50 mbpsss de fibra. Tem muito disso de provedor para provedor...

Problema pra mim começa com a falta de honestidade dos provedores....

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 05/12/2022 às 20:06, Roberth R. Garci4 disse:

@8duarte olá!

Testes de velocidade eu gosto de fazer via cabo. E é bom ficar atento se sua conexão do computador e gigabit (10/100/1000).

Apesar de ser leigo no assunto mas gostar do tema, notei que os provedores podem filtrar sua conexão e os testes que fazemos podem não refletir a realidiade.

Uma coisa é entrar nesses testes de velocidade de sites e bater os 500 mbps contratados juntos da operadora. Outra é você baixar um arquivo via http de um servidor, via fpt, via torrent etc.... depende do servidor do outro lado da ponta que lhe entrega o arquivo e depende do provedor também não lhe fazer filtragens.

Logo quando começou a chegar conexão fibra ótima na minha cidade do interior, eu ficava de cara com a baixa qualidade da conexão de "50mbps" do novo provedor de fibra. Eles só entretregavam velocidade melhor em stream tipo youtube, videos do facebook, etc... baixar uma ISO  direto do site oficial da microsoft era um sofrimento. Comparei com outro provedor antigo, adls, mas de 10 mbps na época na casa de parentes e messmo sendo velocidade mais baixa, eu baixei bem mais rápido que nos 50 mbpsss de fibra. Tem muito disso de provedor para provedor...

Problema pra mim começa com a falta de honestidade dos provedores....

Para alguns provedores, a claro por exemplo, eles somente "aceitam" medições realizadas pelo EAQ ou pelo speed test. Qualquer outro que se use eles não consideram para dizer que está ok ou não. Os testes em geral são feitos dentro da mesma região que você se encontra e é uma conexão entre você e o seu servidor. Por isso os valores sempre são maiores. Se você pegar um DSL reports por exemplo, que vai testar usando até servidores fora do país os resultados serão muito menores, até mesmo pela rota e a claro não "considera válido" para fins de aferição.
Não sei se há legislação dizendo isso, mas é o que diversos técnicos já me falaram e vi em fóruns.
Até mesmo no EAQ se você pegar um servidor teste fora da sua região o resultado será menor. Tudo vai depender das rotas que o datacenter utiliza. E já adianto que a Claro tem umas rotas pra lá de ruins definidas.
Adiciona a isso o fato de que a anatel permite uma tolerância bem alta de velocidade e de jitter e o consumidor está ferrado de vez.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!