Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou literalmente pensando em devolver essa fonte... por medo de dar algum problema em algum componente futuramente.

Pesquisei em inglês e encontrei muita gente(principalmente gringos) dizendo pra correr dessas fontes! fiquei dividido sobre o que fazer, e estou literalmente com um ***** medo de usar o pc com essa fonte, principalmente com verão chegando (RJ aqui)

Vou usar minha maquina com um filtro iclamper. DETALHE: tenho uma cx430 antiga aqui também, mas creio que fica próximo do limite. 

O PC EM QUESTÃO É: 2640v3 (unlock + undervolt) 16 ram DDR4(dual channel) rx580 XFX modelo GTS(oc de fabrica versão sem led no fan) um cooler hyper 212 antigo

1 HD 1tb, mouse g203(uso com led desligado)

Acham que devo devolver ou é paranoia da minha cabeça? porque dps ter q acio ar garantia, sem falar o risco de perder outros componentes é tenso :s

Postado

Não é boa nem ruim, na verdade é meio ruinzinha mas tem capacitores bons pelo menos. Só não faça overclock

Ela deve fornecer corrente sem muito "noise" para placa e sem muita variação

Aterramento TN-S feito conforme a norma NBR 5410 protege muito mais contra ruídos e surtos do que uma fonte.

http://joinville.ifsc.edu.br/~edsonh/Repositorio/PIP-Projeto_e_Instalacoes_Eletricas_Prediais/Material de Aula/Parte_III_Projeto/Material de Projeto/Apostilas/Aterramento/aterramento_esquema_v1.pdf

SSD/HDD e placa de vídeo precisam de energia limpa. Energia limpa só em modelos CX/TX/Pylon pra cima

• Curtir 2
Postado

Apesar das fontes com regulação em grupo serem bem defasadas, eles "funcionam". Só não são tão boas para essas placas mais recentes, GeForce RTX 3000 e Radeon RX 6000, devido ao comportamento mais "agressivo" que as anteriores na questão de transientes.

O risco dessas fontes fica mais para os hardwares "pequenos" do seu PC, como SSD, HDD alguns setores da placa-mãe, que recebem alimentação em 3.3V e 5V. Como o processador e placa de vídeo são as maiores cargas do PC e são alimentados por 12V, a fonte tende a priorizar a regulação 12V. Uma fonte com bom projeto leva isso em consideração e tenta deixar as outra tensões bem reguladas com diferentes níveis de crossload, mas não é algo 100% seguro.

A sua CX430 também tem regulação em grupo, e você deve ter usado ela por alguns anos sem problemas, já que esse modelo saiu de linha faz bastante tempo.

• Curtir 3
Postado
44 minutos atrás, etbilu disse:

Acham que devo devolver ou é paranoia da minha cabeça? porque dps ter q acio ar garantia, sem falar o risco de perder outros componentes é tenso :s

Não devolva. As fontes de Group Regulation só não são recomendadas por serem de ripple mais alto que outras topologias e por serem usadas em fontes super baratas. E como na gringa os caras são acostumados com fontes melhores que as vendidas aqui, dizem pra correr de fontes Group Regulation e comprar fontes melhores com topologias Half-Bridge por exemplo, e faz sentido.

Eu mesmo tenho uma Nidus. Não é a topologia que diz se a fonte é ruim ou não, são os componentes internos, e a Nidus é uma fonte honesta, é uma boa fonte é de qualidade, é ótima pelo preço cobrado. Eu uso uma Nidus sem medo, posso colocar até uma 3060 aqui se eu quiser, porque a Nidus aguenta o tranco sem problema. Não esquenta, não faz barulho e é boa.

• Curtir 3
Postado

Meu HD ja tem uns 4 anos, eu acho.. devo me preocupar? (verao cai luz direto) é um seagate barracuda

Minha casa tem aterramento, mas a tomada do meu quarto ainda é de 2 pinos (segundo andar acho q ainda não trocamos nenhuma pela de 3 pinos)  só não sei se é no padrão TN-S

Uso um filtro de linha da forceline a anos, não sei se é uma boa marca, mas pretendo comprar um da iclamper

Vou usar a nidus mesmo por enquanto

Postado
7 horas atrás, etbilu disse:

Meu HD ja tem uns 4 anos, eu acho.. devo me preocupar? (verao cai luz direto) é um seagate barracuda

Minha casa tem aterramento, mas a tomada do meu quarto ainda é de 2 pinos (segundo andar acho q ainda não trocamos nenhuma pela de 3 pinos)  só não sei se é no padrão TN-S

Uso um filtro de linha da forceline a anos, não sei se é uma boa marca, mas pretendo comprar um da iclamper

Vou usar a nidus mesmo por enquanto

Forceline é porcaria

enquanto você não tem aterramento utilize uma régua da Intelbras ou Margirius pois não tem capacitores Y

Quando você colocar um aterramento TN-S compre iClamper 5 ou iClamper 8

• Curtir 1
Postado

na vdd minha casa sempre teve aterramento, foi refeito a 1 anos atras (colocamos energia solar) não sei se segue o padrão TN-S, porém as tomadas do andar de cima ainda não tem 3 pinos(vou providenciar o quanto antes) vou comprar um iclamper5, mas enquanto a tomada aqui so tem 2 pinos, você me recomenda uma dessas reguas certo?

esqueci de dizer que minha placa-mãe é uma huananzhi QD4

Meu medo caso desse problema seria a demora de chegar outro kit desse da china, e não sei também se a garantia da nidus cobre outros componentes do pc

(vou usar a nidus mesmo, por enquanto e deixar a cx430 de reserva)

Postado
Em 25/11/2022 às 19:51, etbilu disse:

Acham que devo devolver ou é paranoia da minha cabeça?

Apenas paranoia. Embora eu não recomende qualquer fonte de alimentação que utilize topologia group regulation, não significa que seja nocivo utilizar um modelo com esta topologia.

Em 25/11/2022 às 20:38, Pepse disse:

As fontes de group regulation só não são recomendadas por serem de ripple mais alto que outras topologias e por serem usadas em fontes super baratas.

Fontes de alimentação com topologia group regulation não são recomendadas devido ao seu desvio de tensão em determinados cenários, além de sua transient response inferior, em razão do compartilhamento de indutores e compensação de tensão. Podem oferecer ripple voltage baixa, como em modelos que utilizam step-down converters.

Em 25/11/2022 às 20:38, Pepse disse:

Correr de fontes group regulation e comprar fontes melhores com topologia half-bridge por exemplo, e faz sentido.

Apenas como observação, a maioria dos modelos utiliza topologia full-bridge na retificação da saída. No entanto, os termos half-bridge ou full-bridge são comumente utilizados para descrever a topologia de chaveamento do estágio primário, enquanto o termo group regulation é utilizado para descrever a topologia do estágio secundário.

Ainda é válido destacar que uma topologia de soft switching, como half-bridge ou full-bridge, oferece maior ripple voltage em relação a uma topologia de hard switching. Entretanto, comumente utiliza-se um resonant converter com switchers em alta frequência, auxiliando na supressão desse componente.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...