Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Hoje caiu um raio próximo a minha residência e o meu roteador TPLINK AX73 aparentemente queimou, pois não acende mais nenhum led. O aparelho estava ligado em um clamper e o cabo de rede rj45 ligado no modem da virtua, o qual continua funcionando normalmente. Além disso, também queimou o telefone que também estava no clamper, mas estava ligado no modem da net, assim como o decodificador da televisão.

Em relação ao roteador, é possível fazer reparo? E se possível, vale a pena (fica bom novamente) ou melhor assumir o prejuízo e correr atrás de um novo? O roteador custou na faixa de 800-900, pior que não faz nem 4 meses que comprei kkkkk

Testei a fonte com um multimetro e não deu carga na fonte o roteador não sei se da pra testar, única coisa que fiz foi pegar a fonte da net de 12v também e 4A pra ver se ligava, mas não funcionou.

• Triste 1
Postado

Em casos assim geralmente o estrago é grande e não vale ou não é possível o conserto, teria que abrir o aparelho para verificar. É preciso testar com uma fonte que tenha a mesma tensão e o plugue com a mesma polaridade.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se seu azar não foi muito grande, queimou apenas algum fusível ou similar. Se tiver tempo/saco/etc pode tentar o ressarcimento com a concessionária de luz.

• Curtir 1
Postado

Aqui em casa tem um ventilador de teto desses que tem correntinhas pra acionar a chave que liga a lampada e o motor, além de trocar a velocidade. Quando cai um raio muito perto o pulso eletromagnético é tão forte que é captado pelas bobinas do motor que o transformam  em alta tensão a ponto do barulho da faísca ressoar na carcaça do ventilador e ser possível ouvi-la na casa inteira, quando o "tunc" do ventilador acompanha o raio já sabemos que em menos de 1 segundo vem o trovão. A faísca pula dentro da chave do contato do motor para o contato da lâmpada. Como a outra fase da tomada é comum ao motor e a lâmpada incrivelmente queimava até lâmpada incandescente com filamento relativamente grosso. Não preciso nem dizer que nas lâmpadas atuais não sobra um LED sem queimar. Interessante que deixando a lâmpada ligada nas tempestades faz a alta tensão se descarregar na rede elétrica que tem uma impedância baixa e a lâmpada sobrevive para espanto dos leigos em eletricidade. Os equipamentos de comunicação normalmente já tem bobinas e os modernos modens, roteadores e afins são cheios de conversores DC - DC, cada um com seu indutor (outro nome para bobina). Portanto, baseado no que acontece com meu ventilador, a possibilidade destes indutores gerarem tensões elevadas com o PEM do raio é grande principalmente estando em funcionamento quando seus respectivos mosfets estão abrindo e fechando dezenas ou até centenas de vezes por segundo, em teoria poderiam até sofrer danos desligados. 

Portanto a alta tensão poderia até ter origem depois do clamper. Mas o circuito dos clampers  funciona basicamente com um e geralmente dois varistores, cada um deles é ligado do terra para uma das fases. Acima de uma certa tensão os varistores deixam de ser circuitos abertos  e começam a conduzir a corrente da sobretensão para o terra. Mas eventualmente com uma descarga mais forte eles podem abrir e se tornarem inoperantes. 

Portanto acho importante inspecionar esse clamper após o ocorrido a começar pelo cheiro de queimado.  Em alguns filtros de linha que abri tinha um varistor depois de um fusível em série com a entrada, quando ocorre um surto o fusível queima e nos esquemas o fusível faz parte. Se o varistor entrar em curto  trocando o fusível o novo vai queimar também. Nos que parecem um disjuntor tem um indicador que fica vermelho caso ele se torne inoperante, nesse caso o fusível fica em série com o varistor que entra em curto e o derretimento do fio aciona o indicador. Eu não sei qual é o Clamper/DPS envolvido mas na internet tem uns pequenos e alguns  transparentes que  parecem ter só um ou dois varistores e aparentemente nenhum fusível, se entrarem em curto vão abrir e ficar inoperantes na hora.

Postado

@Andreas Karl Olá bom dia, o modelo é Filtro de Linha - iCLAMPER Energia 5. Olhando agora com mais calma acho que o clamper também danificou, ele tá com um chiado e a luz não acende mais quando ligado, embora as tomadas continuem funcionando. Haviam três aparelhos ligados nele, um telefone, o roteador da tplink e o modem da net, somente o modem da net continua funcionando e nenhum dos aparelhos nem o clamper apresentaram cheiro de queimado. Amanhã vou levar em uma assistência ver se foi perda total.

clamper.PNG

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...