Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para upgrade em 2022 - Dilema: Só encontro modulares e semi.


Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Olá, pessoal. Faz um bom tempo que não venho aqui. 

 

O negócio é o seguinte. Eu estava atrás das fontes Seasonic na Kabum e outras lojas, e percebi que a marca evaporou-se do mercado (infelizmente!). Pelas minhas pesquisas, e por alguns posts que li aqui (alguns até de 2013), notei que as fontes semi-modulares e modulares são um pouco "rechaçadas" em favor das totalmente cabeadas na solda pura, devido à teoria eletrônica de que a "emenda" sempre será ineficiente em comparação com um cabo fim-a-fim; o que concordo plenamente. Por essas e por outras, eu estive procurando o modelo G12 GC 750W e 850W, totalmente não-modulares. A minha próxima configuração será um Ryzen 9 5900X de 12 cores / 24 threads e uma GTX 1660 ou equivalente. Na verdade, eu não jogo nenhum game. Meu trabalho realmente é focado em edição de vídeo - Filmora, etc. E o que mais me dá trabalho é esperar o processamento do vídeo; ou retrabalhar um MP4 (por esse motivo penso também em talvez adquirir uma placa Quadro, em vez de gamer). Enfim, na última construção do meu setup, aquele site que recomenda a fonte certa disse que eu terei que ter 550 Watts. 

 

Eu tinha comprado uma Seasonic de 500W, totalmente cabeada, mas porque entrei com essa máquina mais parruda, cancelei a compra. 

 

Até aí tudo bem. O grande problema agora, no final de 2022, é que estou vendo que a grande massiva maioria das fontes top, passaram a ser ou totalmente modular ou semi-modulares, com poucas opções de fontes totalmente cabeadas. Se eu quiser essa Seasonic de 750W ou 850W, eu terei que importar de uma loja espanhola (e todo aquele inferno de taxa de correios, frete, garantia não coberta no Brasil, etc.). Será que agora, no fim de 2022, é possível dizer que uma fonte semi-modular ou totalmente modular, não deve nada para as cabeadas? É impressão minha ou essa tendência de fontes modulares pegou mesmo na modinha? Ou elas são TÃO SUPERIORES quanto as de cabeamento fixo? Ou elas são DE FATO, SUPERIORES às de cabeamento fixo? Por que eu não consigo entender... eu realmente concordo que, teoricamente, na eletrônica, quanto mais emenda, pior... mas aconteceu alguma coisa entre 2013 e 2022 que está garantindo uma superioridade e homogenia absoluta das fontes modulares? Parece que quanto mais Watts, menos opções de cabeamento fixo: de fato, as de cabeamento fixo, parece que pararam na faixa dos 400-500 W no máximo. Até mesmo as de 1200W todas são modulares.

 

E agora? O que os SENHORES DO CONSELHO recomendam? 

 

- Lutar por uma Seasonic de cabeamento fixo, importada?
- Jogar as fichas numa semi-modular, Seasonic, que ainda se encontra em algumas lojas por aqui? 

- Ou chutar o balde, e comprar uma totalmente modular?

 

Meu orçamento para uma fonte é de 1000 reais. Quero a melhor possível, e que dure por muitos anos.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, BourneShell disse:

- Ou chutar o balde, e comprar uma totalmente modular?

Eu chutaria o balde e compraria uma fonte como a XPG Core Reactor 750w, por sinal uma excelente fonte, tem esse review aqui dela e os cabos modulares não interferem no seu desempenho nem as deixam pior do que as não modulares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Tiberio, obrigado. 

 

Então. Hoje foi justo o dia em que parei tudo aqui para trocar de dissipador/cooler/ventoinha, e dar uma limpeza no pó. Eu acredito que ENTENDI porque as fontes não-modulares estão em escassez, sendo que as modulares e semi-modulares são até mais caras e existem em mais abundância agora. O que eu tive que mexer em cabo aqui para limpar o gabinete não está no gibi, fora que eu não uso nem 70% desses cabos que saem desta minha fonte atual. 

 

Li na análise que esta fonte citada perde um pouco para as Corsair. No caso, sei que a Seasonic pode ser "eventualmente" uma fabricante da Corsair. Vi que no artigo cita a RM850 e outras. Você recomenda alguma sem-modular da Corsair?

 

Eu acho que eu vou acabar pegando algo no meio termo, entre 650W-750W, e que seja semi-modular, o que dá um pouco do melhor dos dois mundos (modular e não modular); diminuir essa força dessa CPU (ou trocar por outra mais barata, pois acho que 12/24 será muito pouca diferença entre 8/16, na prática). Será que destas semi-modulares, Seasonic (GM-750), EVGA (750GQ), Corsair (CX-750M) e Gigabyte (alguns dos modelos existentes semi) - todas elas servem bem? 

 

Obrigado. Forte abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, BourneShell disse:

Você recomenda alguma sem-modular da Corsair?

A maioria dos bons modelos são full modular, as Corsair RM/RMX são excelentes modelos e estão no mesmo nível das XPG Core Reactor, já os modelos da Gigabyte eu evitaria, estão num nível bem abaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 27/11/2022 às 09:28, BourneShell disse:

Eu estava atrás das fontes Seasonic na Kabum e outras lojas, e percebi que a marca evaporou-se do mercado.

 

A distribuidora Forza Import, empresa do Eduardo Sabbag (fundador e diretor executivo da Rise Group) representava a Sea Sonic Electronics no Brasil. Também eram responsáveis pelas fontes de alimentação da Xigmatek.

 

Essa distribuidora encerrou as suas relações com a Sea Sonic Electronics entre 2016 e 2018. Curiosamente, foi nesse período em que foram publicados os testes da Xigmatek X-Calibre no TecLab, levando a empresa a se comprometer em oferecer um recall de todas as unidades desse modelo.

 

Após isso, chegaram ao nosso mercado as séries Core, Focus e Prime através da Terabyte. Creio que não tenham alcançado um fluxo de vendas satisfatório.

 

Em 27/11/2022 às 09:28, BourneShell disse:

Pelas minhas pesquisas, e por alguns posts que li aqui (alguns até de 2013), notei que as fontes semi-modulares e modulares são um pouco "rechaçadas" em favor das totalmente cabeadas na solda pura, devido à teoria eletrônica de que a "emenda" sempre será ineficiente em comparação com um cabo fim-a-fim; o que concordo plenamente. (...) Será que agora, no fim de 2022, é possível dizer que uma fonte semi-modular ou totalmente modular, não deve nada para as cabeadas? É impressão minha ou essa tendência de fontes modulares pegou mesmo na modinha? Ou elas são TÃO SUPERIORES quanto as de cabeamento fixo? Ou elas são DE FATO, SUPERIORES às de cabeamento fixo? Por que eu não consigo entender... eu realmente concordo que, teoricamente, na eletrônica, quanto mais emenda, pior... mas aconteceu alguma coisa entre 2013 e 2022 que está garantindo uma superioridade e homogenia absoluta das fontes modulares? Parece que quanto mais Watts, menos opções de cabeamento fixo: de fato, as de cabeamento fixo, parece que pararam na faixa dos 400-500 W no máximo. Até mesmo as de 1200W todas são modulares.

 

Em teoria, existe uma superioridade de fontes de alimentação com cabeamento soldado, no entanto, essa superioridade era utilizada como publicidade. Na época, eram comuns artigos mencionando que um cabeamento removível oferecia queda de tensão ou perda energética. A razão disso consiste em que muitas fabricantes não tinham capacidade para introduzir esse recurso. No início da década passada, eram comuns fontes de alimentação de baixa eficiência, em que qualquer alteração em seu circuito custaria a sua eficiência. Embora ligeiramente, utilizar cabos que transmitissem as trilhas a um painel modular causava perdas energéticas e quedas de tensão. Com isso, costumava-se advertir contra essa característica. No entanto, um lançamento serviu como base para a popularização dessas fontes de alimentação.

 

Embora fosse uma fabricante crítica ao cabeamento removível, a Sea Sonic Electronics adotou uma solução utilizando barramentos para conectar a placa principal ao painel modular e transferiu os retificadores das trilhas periféricas para o painel modular. Conforme a série obteve sucesso, as demais fabricantes cederam à utilização desse cabeamento, inclusive utilizando os barramentos empregados pela Sea Sonic Electronics.

 

Enfim, embora o conector adicional possa ser um ponto de falha, ele não oferece qualquer degradação significativa de desempenho, mesmo em modelos que utilizam conectores de baixa qualidade. A queda de tensão ocorrida é compensada através do sistema de voltage feedback do switching controller e as perdas energéticas ocorridas são irrisórias.

 

Em 27/11/2022 às 09:28, BourneShell disse:

Por essas e por outras, eu estive procurando o modelo G12 GC 750W e 850W, totalmente não-modulares. Eu tinha comprado uma Seasonic de 500W, totalmente cabeada, mas porque entrei com essa máquina mais parruda, cancelei a compra. Se eu quiser essa Seasonic de 750W ou 850W, eu terei que importar de uma loja espanhola (e todo aquele inferno de taxa de correios, frete, garantia não coberta no Brasil, etc.).

 

- Lutar por uma Seasonic de cabeamento fixo, importada?

- Jogar as fichas numa semi-modular, Seasonic, que ainda se encontra em algumas lojas por aqui? 

- Ou chutar o balde, e comprar uma totalmente modular?

 

Meu orçamento para uma fonte é de 1000 reais. Quero a melhor possível, e que dure por muitos anos.

 

Um abraço.

 

Percebo uma tendência a escolha de fontes de alimentação da Sea Sonic Electronics.

 

No entanto, devo trazer uma série de informações desagradáveis:

  1. G12 GC não é fabricada pela Sea Sonic Electronics. Esse modelo é fabricado pela Helly Technology (dona da marca First Player) e utiliza a plataforma Armour. Talvez o modelo de 500W que tenhas comprado também não seja fabricado pela Sea Sonic Electronics, como no caso da S12III, fabricada pela Rui Sheng Yuan Technology.
  2. Esse não é um modelo de alto desempenho, economiza na placa de circuitos, no ventilador, em indutores, em diodos e em transistores, não existe sentido em escolher esse modelo, considerando que buscas uma fonte de alimentação de alta qualidade.
  3. Os modelos de fabricação da Sea Sonic Electronics também não tem oferecido bons resultados, com alguns falhando mesmo durante o acionamento das trilhas.

Atualmente, o mercado de fontes de alimentação é dominado pela Channel Well Technology, responsável pela fabricação da maioria dos modelos disponíveis.

 

14 horas atrás, BourneShell disse:

Li na análise que esta fonte citada perde um pouco para as Corsair. No caso, sei que a Seasonic pode ser "eventualmente" uma fabricante da Corsair. Vi que no artigo cita a RM850 e outras. Você recomenda alguma sem-modular da Corsair?

 

Nenhuma fonte de alimentação atual da Corsair é fabricada pela Sea Sonic Electronics. AX (2018), último modelo da Corsair com a fabricante, acabou sendo descontinuado em 2020, pois a plataforma utilizada como base (Seasonic Prime Ultra) sofria desligamentos caso utilizada com uma placa gráfica que induza ruído de chaveamento elevado, transmitido através dos sense wires, ocasionando o acionamento do supervisor integrated circuit.

 

Atualmente, a empresa adota uma seleção de fabricantes para os seus modelos:

  • Channel Well Technology - CX (2016), CX-M (2021), HX (2018), HXi (2013), HXi (2022), RM (2019), RM (2021), RMi, RMx (2015) e RMx (2021)
  • Compucase Enterprise - VS (2020), CV e RMe
  • Great Wall Technology - CX (2016), SF (2016), SF (2019), SF-L e TX-M (2021)
  • Flextronics - AXi (2018)

Os modelos supramencionados permanecem em fabricação até o momento dessa publicação.

 

Entre esses modelos, apenas as séries inferiores à TX-M não apresentam cabeamento removível.

 

14 horas atrás, BourneShell disse:

Será que destas semi-modulares, Seasonic (GM-750), EVGA (750GQ), Corsair (CX-750M) e Gigabyte (alguns dos modelos existentes semi) - todas elas servem bem?

 

Não existem testes da GM 750W.

 

GQ 750W é uma fonte de alimentação com ripple voltage elevado (mesmo em baixa carga) e line regulation (dynamic loads) fraca (resultado ocasionado pela utilização da topologia active clamp reset forward, que também a torna suscetível a apresentar ruídos em seu transformador caso utilizada com uma placa gráfica que induza ruído de chaveamento elevado).

 

CX-M 750W é uma fonte de alimentação com load regulation (trilha principal) e line regulation (dynamic loads) fracas, que apresenta um bulk capacitor subdimensionado e com baixa tensão máxima, e switchers de baixa qualidade no estágio primário.

 

Gigabyte não oferece qualquer modelo de destaque. Modelos mais recentes, fabricados pela Metrotec Electronic Industries, não são bons.

 

Considerando o teu futuro sistema, sugiro que compres uma Corsair RMx (2018) 550W ou uma XPG Core Reactor 650W. Caso considere apenas modelos com cabeamento soldado (ou parcialmente), sugiro que compres uma Corsair TX-M (2017) 550W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Physics

Amigo, sem desmerecer os posts anteriores do outro colega, mas o seu post foi matador. Eu tinha na Seasonic um verdadeiro "oásis" de fontes, tal como ouvi durante a década de 2010, porém você claramente demonstrou que isso já não é mais a realidade. Obrigado pelos detalhados esclarecimentos.

 

Gostei bastante das 3 sugestões, especialmente a XPG Core Reactor 650W, que fica aproximadamente perto da que o outro colega tinha citado. 

 

Vejo que as placas Quadro são poderosíssimas, custando o preço equivalente ao Ryzen 9 5900X (12/24 com 70 MB de L3). E essas Quadro consomem muito menos energia (Esta por exemplo., que consome 70 W.) De repente é negócio passar para um Ryzen 7 5800X (8/16 36 L3), e pegar uma VGA desse porte. Como eu disse, jogos, não faço absolutamente mais nada em termos de gaming; o computador para mim é ferramenta de trabalho apenas e necessito de muito poder para vídeos e multimídia. Se bem que os dois Ryzen tem um TDP de 105W, mas acredito que o de 12 cores esquenta um pouco mais. 

 

É possível que eu realmente invista nessa XPG, pois independentemente da configuração, ela poderá tolerar alguns ajustes na VGA ou CPU. O que eu fique impressionado mesmo é a construção interna da fonte, que me pareceu excelente em comparação com outras. A Corsair que você apontou tem a semi-modularidade desejada, mas ela já está na liminar de não aguentar um upgrade futuro, se eu partir para uma placa mais parruda e uma CPU mais parruda.

 

Eu também estava "namorando" as de modelo RM e RMx da Corsair, na Kabum, porém, eu estranhei que algumas peças que possuem até mais potência, são mais baratas -- deve ser porque utilizam outros componentes mais baratos ou plataformas diferentes, e todas são modulares.

 

Mais uma vez obrigado.

 

Se alguém quiser complementar um pouco mais esse post, por favor, sinta-se à vontade. Deixarei sem marcar como resolvido por uns dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BourneShell É desnecessário correr atrás de uma fonte não disponível no mercado brasileiro, porque existe uma dúzia de excelente opções que te atendem perfeitamente e são extremamente duráveis. Com o teu orçamento, é possível adquirir a Corsair HX850 / HX750 (Garantia de 10 anos). Ela é a melhor em relação a qualquer outra dentro da sua faixa de preço em qualquer lugar do mundo. Todavia, considerando que você não quer uma modular, outras duas opções: EVGA 850W (Semi Modular) ou Cooler Master MWE V2 (Padrão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2022 às 03:54, PanicMagic disse:

@BourneShell É desnecessário correr atrás de uma fonte não disponível no mercado brasileiro, porque existe uma dúzia de excelente opções que te atendem perfeitamente e são extremamente duráveis. Com o teu orçamento, é possível adquirir a Corsair HX850 / HX750 (Garantia de 10 anos). Ela é a melhor em relação a qualquer outra dentro da sua faixa de preço em qualquer lugar do mundo. Todavia, considerando que você não quer uma modular, outras duas opções: EVGA 850W (Semi Modular) ou Cooler Master MWE V2 (Padrão).


Obrigado pela dica e contribuição. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!