Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, estou montando um PC gamer e preciso apenas de uma fonte, não queria gastar mais de 500 reais se possível!!

Minha configs:
ASUS Tuf Gaming B550m Plus (Wifi) II
Ryzen 5600G
2 pentes de 8 GB (Asgard Loki)
1 SSD de 1TB
Cooler da Gammaxx 400 V2 da DeepCool
Sem placa de vídeo, mas preto pegar uma 3060TI

Qual fonte vocês me recomendam?

Postado

@GuilhermeGB

18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Aproveite esse super preço da Corsair TX-550M por R$400, fonte high-end por preço de fonte de entrada:

https://www.kabum.com.br/produto/371176/fonte-corsair-tm550m-550w-80-plus-gold-semi-modular-preto-cp-9020133-ww

Beleza!! Vou estar olhando sim! Uma pergunta, a taxa de W pro meu PC seria de 550W mesmo? Ou acha melhor que eu pegasse uma de 600W? 550 já consegue suportar e folgar tranquilo?

Postado

@Fabiano S. 550W atende com uma folga considerável, o consumo do PC não vai passar dos 350W. Você não achará nenhuma outra fonte de qualidade adequada para o seu PC dentro do orçamento de R$500, foi pura sorte essa TX550M aparecendo por R$400, pois custa custar perto dos R$600.

Se você tiver disposto a pagar um pouco mais eu sugiro a XPG Core Reactor 650W por R$580, mesmo nível de qualidade.

Uma coisa que não observei inicialmente mas estou vendo agora é que está pegando um Ryzen 5 5600G. Gostaria de destacar que esse processador é capado em relação ao Ryzen 5 5600 e 5600X, na verdade ele é o mesmo Ryzen 5 5500 só que com vídeo integrado. Sugiro então você trocar o processador por um 5600, que é mais rápido.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Fabiano S. disse:

Oi, estou montando um PC gamer e preciso apenas de uma fonte, não queria gastar mais de 500 reais se possível!!

Minha configs:
ASUS Tuf Gaming B550m Plus (Wifi) II
Ryzen 5600G
2 pentes de 8 GB (Asgard Loki)
1 SSD de 1TB
Cooler da Gammaxx 400 V2 da DeepCool
Sem placa de vídeo, mas preto pegar uma 3060TI

Qual fonte vocês me recomendam?

Se for pegar essa gpu você pode optar por uma 550ou500w Gold ou 600w white(essa recomendada pelo fabricante), vai de qual for mais barata e como sempre digo dá uma olhada nos sites de usados e marketplaces da vida

• Curtir 1
Postado

Nada contra a fonte citada, aliás uma baita fonte (só 2 anos de garantia, isso tá certo?), mas para uma RTX 3060 TI e um R5 5600G não precisa de tanta potência não. Eu mesmo, acabo de trocar minha RX 580 por ela, e pelo GPU Database ela consome apenas 20 W a mais no máximo (e pela força a mais, capaz de não ficar sempre no máximo por aqui), chegando aos 200 W: GPU Database >> GeForce RTX 3060 Ti Specs

No caso, a minha GPU tem um conector PCIe de 8 pinos normal como a maioria das RTX 3060 TI que tem no mercado, não o de 12 pinos mencionado, então também facilita na hora da escolha da fonte, e mostro mais algumas opções:

EVGA 450BR - R$ 250 Kabum - 3 anos de garantia, uso a EVGA 450 BT

MSI MAG A550BN - R$ 280 Kabum - 5 anos de garantia, custo-benefício do momento

• Curtir 1
Postado
55 minutos atrás, dudaskank disse:

MSI MAG A550BN - R$ 280 Kabum - 5 anos de garantia, custo-benefício do momento

A MSI MAG A550BN só é recomendada para placas de vídeo com consumo abaixo de 200w.

Review PSU MSI MAG A550BN 

55 minutos atrás, dudaskank disse:

EVGA 450BR - R$ 250 Kabum - 3 anos de garantia, uso a EVGA 450 BT

A EVGA BR também é uma fonte inadequada para usar com a RTX 3060 ti pelo mesmo motivo informado acima.

• Curtir 2
Postado
Em 30/11/2022 às 13:27, dudaskank disse:

uso a EVGA 450 BT

Esse modelo EVGA BT no site Cultists Network na sua PSU Tier List está classificada como Tier D (Usar apenas com vídeo integrado), espero que não dê mesbla ai no seu hardware usando essa fonte.

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, Tiberio disse:

Tier D (Usar apenas com vídeo integrado)

Rapaz rs, obrigado pelo aviso, sei que minha PSU não é topo de linha, mas só servir pra vídeo integrado é um pouco de exagero rs. Eu sinceramente não conheço os autores dessa lista (Juular, Luke Savenije, Elisis, Maurice, Aden, Baloca and Goldenlag) e imagino que tenham boa intenção em criar ela, mas eu não levaria ela tão em conta sem maiores testes. Nos requirimentos da "Tier D":

Citação

Tier D and above - required to have OPP claimed; requires OCP on minor rails tested, SCP on all rails tested, UVP, OVP on all rails claimed (or a teardown showing that supervisor IC supports that), ripple within specs, voltage regulation in specs on all rails under moderate crossloads and 100% load, all tests directly on the unit; units failing any single of aforementioned requirements are moved to low priority subtier, or to lower tiers if issues are multiple or severe

Pelo que entendi, em 100% de carga precisa passar em todas as seguranças e especificações, o que pra mim é bem ok. E a Tier E eles dizem que não tem muitas informações e tem unidades como a Cougar VTC, que passou no Teclab, ou Cougar VTE que passou nos testes da Cybenetics: https://www.cybenetics.com/index.php?option=database&params=1,0,29, e minha 450 BT também foi aprovada lá: https://www.cybenetics.com/index.php?option=database&params=1,0,36

Postado
10 minutos atrás, dudaskank disse:

Pelo que entendi, em 100% de carga precisa passar em todas as seguranças e especificações, o que pra mim é bem ok. E a Tier E eles dizem que não tem muitas informações e tem unidades como a Cougar VTC, que passou no Teclab, ou Cougar VTE que passou nos testes da Cybenetics: https://www.cybenetics.com/index.php?option=database&params=1,0,29, e minha 450 BT também foi aprovada lá: https://www.cybenetics.com/index.php?option=database&params=1,0,36

Deve ser por quê são fontes ainda com regulação em grupo, elas sofrem sérios problemas com cargas desequilibradas quando são muito exigidas.

• Curtir 1
Postado

@dudaskank cumprir essas exigências é o "básico" de uma boa fonte. TecLab não avalia em seus vídeos a maioria dos parâmetros para definir se a fonte realmente é de boa qualidade ou só mais uma fonte "usável", que é um dos motivos de eu não considerar tanto os testes deles, os testes do Cybernetics também não são muito diferentes. As únicas coisas que o TecLab avalia são:

-Eficiência (em carga nominal);

-Fator de potência (em carga nominal);

-Ripple (em carga nominal);

-Regulação de tensão (em carga nominal);

-Sobrecarga na linha +12V (esse cenário avalia UVP e OPP)

Não avalia:

-Regulação de tensão com diferentes níveis de crossload (de preferência com pouca carga nas linhas 5V e 3.3V, que é um cenário mais realista);

-Resposta a transientes (onde fontes baratas costumam pecar bastante).

-Proteção contra curto-circuito (SCP)

Pelo menos é o que eu já observei em alguns dos vídeos deles que assisti. Na minha opinião eles deveriam fazer avaliações melhores em off e depois trazer algum vídeo mais detalhado ou algum artigo escrito para complementar seus testes ao vivo. Algumas pessoas com pouco conhecimento tendem a achar que se a fonte conseguir alimentar o PC sem explodir ou queimar já é suficiente para qualquer situação.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!