Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de Core i5-9400f para Core i7-9700k e FPS está menor


Posts recomendados

Olá amigos, recentemente eu fiz um upgrade do meu processador, saí de um i5-9400f e fui pra um i7-9700k.

Porém percebi que agora nos jogos que eu já jogava antes do upgrade por exemplo como o CS GO ficam com uma taxa de FPS menor após o upgrade...

Antes ficava em uns 290, 300fps com tudo no máximo, agora fica em 189, 230fps no máximo, oscilando entre esses valores. Percebi que a Gpu fica em 100% de uso agora também o que não acho estranho já que agora o processador tem mais folga no desempenho ficando apenas em 50% a 70% de uso e bem frio (50°). Antes a Gpu nunca ficava cravada em 100% mas o processador já ficava quase no máximo em alguns jogos como BF5 por exemplo.

Queria saber se isso é normal ou se eu estou utilizando algo de forma errada...

 

Meu setup:

I7-9700k

ASRock b360m Fatal1ty

RTX 2060 6GB

16GB de Ram 3200mhz (8x2)

Corsair CV 650w

 

Poderia a placa-mãe estar limitando o desempenho? Pois já vi vídeos no YouTube desse combo de cpu e gpu idêntico ao meu onde em algum game com as mesma predefinição gráfica se consegue mais FPS do que eu consigo na minha máquina.

 

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2022 às 23:35, Luiz Eduardo Lemes disse:

Queria saber se isso é normal ou se eu estou utilizando algo de forma errada...

Teoricamente o desempenho não deveria mudar negativamente.

Qual o cooler que está usando para refrigerar o processador?

Chegou a realizar uma reinstalação do sistema ou resetar o BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais processador mais uso da sua placa de vídeo, você já respondeu o seu problema,  e ela está em 100%, provavelmente a sua placa de vídeo está limitando o resto do seu equipamento, agora a principio a limitação é Placa de vídeo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lost Byte disse:

Teoricamente o desempenho não deveria mudar negativamente.

Qual o cooler que está usando para refrigerar o processador?

Chegou a realizar uma reinstalação do sistema ou resetar o BIOS?

O cooler que eu uso é um Aigo Darkflash tipo torre.  O processador não esquenta muito, fica entre 50° e 60° durante a jogatina.

Não reinstalei o sistema e nem resetei a BIOS. Deveria ter feito isso?

48 minutos atrás, Eduardo disse:

mais processador mais uso da sua placa de vídeo, você já respondeu o seu problema,  e ela está em 100%, provavelmente a sua placa de vídeo está limitando o resto do seu equipamento, agora a principio a limitação é Placa de vídeo.

 

 

Sim, mas se antes eu tinha um processador teoricamente mais fraco e rodava os jogos com mais FPS porque agora eles diminuíram ao invés de aumentar ou se manter igual antes? 

E outra, eu vi vários vídeos dessa mesma combinação de Gpu e CPU e nos vídeos eles conseguem mais FPS do que eu nos mesmos jogos, mas não sei se a placa-mãe poderia limitar isso, já que nos vídeos eles usam as da linha Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Eduardo Lemes disse:

O cooler que eu uso é um Aigo Darkflash tipo torre.  O processador não esquenta muito, fica entre 50° e 60° durante a jogatina.

Tranquilo nesta questão então.

 

1 hora atrás, Luiz Eduardo Lemes disse:

Não reinstalei o sistema e nem resetei a BIOS. Deveria ter feito isso?

Reinstalar o sistema não é realmente necessário neste caso, mas no BIOS se você já havia mexido em algumas coisas antes, talvez ajude caso resetar.

Mesmo com a troca do CPU, algumas configurações no BIOS talvez não troquem automaticamente e possam causar algum tipo de conflito/limitação, logo não custa nada tentar carregar as configurações de fábrica.

 

Em 03/12/2022 às 23:35, Luiz Eduardo Lemes disse:

percebi que agora nos jogos que eu já jogava antes do upgrade por exemplo como o CS GO ficam com uma taxa de FPS menor após o upgrade...

Teria alguns outros jogos para relatar, de preferência em single player que não seja online? CS:GO nunca foi o melhor exemplo de medir desempenho (este jogo tem uma anomalia gigante em cada setup).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Lost Byte disse:

Tranquilo nesta questão então.

 

Reinstalar o sistema não é realmente necessário neste caso, mas no BIOS se você já havia mexido em algumas coisas antes, talvez ajude caso resetar.

Mesmo com a troca do CPU, algumas configurações no BIOS talvez não troquem automaticamente e possam causar algum tipo de conflito/limitação, logo não custa nada tentar carregar as configurações de fábrica.

 

Teria alguns outros jogos para relatar, de preferência em single player que não seja online? CS:GO nunca foi o melhor exemplo de medir desempenho (este jogo tem uma anomalia gigante em cada setup).

 

Cara, então... The Witcher 3 estava rodando a uns 58, 60fps com tudo no ultra e o hairworks ligado, porém no vídeo que eu vi no YouTube com as mesmas configurações inclusive com o hairwork ligado no máximo e tava pegando 90 a 100fps e o meu PC com a mesma configuração exceto a placa-mãe não!

 

Na questão do CS eu só percebi nele pois achava que por ser um jogo leve o upograde teria melhor efeito porém houve um downgrade no fps, e eu não entendi... Enfim... vou tentar resetar a BIOS pra ver se resolve. Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2022 às 23:35, Luiz Eduardo Lemes disse:

Olá amigos, recentemente eu fiz um upgrade do meu processador, saí de um i5-9400f e fui pra um i7-9700k.

Porém percebi que agora nos jogos que eu já jogava antes do upgrade por exemplo como o CS GO ficam com uma taxa de FPS menor após o upgrade...

Antes ficava em uns 290, 300fps com tudo no máximo, agora fica em 189, 230fps no máximo, oscilando entre esses valores. Percebi que a Gpu fica em 100% de uso agora também o que não acho estranho já que agora o processador tem mais folga no desempenho ficando apenas em 50% a 70% de uso e bem frio (50°). Antes a Gpu nunca ficava cravada em 100% mas o processador já ficava quase no máximo em alguns jogos como BF5 por exemplo.

Queria saber se isso é normal ou se eu estou utilizando algo de forma errada...

 

Meu setup:

I7-9700k

ASRock b360m Fatal1ty

RTX 2060 6GB

16GB de Ram 3200mhz (8x2)

Corsair CV 650w

 

Poderia a placa-mãe estar limitando o desempenho? Pois já vi vídeos no YouTube desse combo de cpu e gpu idêntico ao meu onde em algum game com as mesma predefinição gráfica se consegue mais FPS do que eu consigo na minha máquina.

 

Obrigado pela atenção!

 

Já aconteceu comigo, e era BIOS.

 

Provavelmente deve ser o mesmo caso do seu, pois sua placa-mãe só suporta i7 da 9a. Geração após a BIOS P3.20.

 

Ou seja, se você comprou a placa, nunca atualizou a BIOS e só trocou o processador, ela não está trabalhando adequadamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
4 horas atrás, Luiz Eduardo Lemes disse:

@madclocker Como faço pra atualizar a BIOS de forma segura?

Primeiro passo é

 

4 horas atrás, Luiz Eduardo Lemes disse:

@madclocker Como faço pra atualizar a BIOS de forma segura?

Primeira coisa, é ver exatamente qual é o seu modelo. Eu prefiro fazer isso pelo part número que tem gravado na placa. 

Depois você vai no site da ASRock e baixa o arquivo de BIOS, coloca ele num pendrive formatado em fat32. 

 

Tem um tutorial da ASRock nesse link.

https://www.ASRock.com/support/BIOSIG.br.asp?cat=BIOS9

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@madclocker Procurei no site da ASRock e não achei a BIOS pro modelo da minha placa-mãe, porém vi na lista de processadores compativeis o meu I7 9700k só está disponível a partir da BIOS P4.00 e a minha versão de BIOS é a P4.10 constando ser a mais atualizada na lista de processadores compátiveis. Então não acho que exista uma BIOS mais atualizada que a minha atual para se estar atualizando... Estou certo? Alguma outra ideia?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!