Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar um desumidificador próximo ao Pc para ajudar contra a maresia?


Posts recomendados

Boa noite a todos. Moro a uns 3/4km da praia, pretendo montar um PC relativamente caro, porém não gostaria de perder alguma peça em alguns meses de uso para a maresia(já perdi uma placa-mãe nova com um mês de uso p maresia), meu quarto não tem janela, somente um basculante, gostaria de saber se eu poderia usar um desumidificador de ar próximo ao meu computador. Além da limpeza mensal, o que além do desumidificador eu poderia usar para diminuir esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Vou relatar minha experiência:

Eu moro à 1km da praia e montei meu pc em agosto de 2021. Até o momento nenhuma peça interna sofreu corrosão.
Faço limpeza leve 1x por semana e limpeza profunda 1x por mês. Devo mencionar que o gabinete, em um, apenas um parafuso de trás (onde fixa a GPU na parte externa traseira do gabinete), começou à oxidar tem uns 6 meses atrás, troquei ele imediatamente quando notei o problema, com a intenção de que não passe a oxidação pra GPU... e realmente desde então está tudo tranquilo.

Quando eu digo "limpeza profunda" é limpar o máximo possível com alcool isopropílico sem precisar desmontar todas as peças, exceto retirar a GPU do PCI pra poder limpar melhor. E limpeza leve é apenas tirar poeira com pincel. Até hoje nunca fiz uma limpeza de desmontagem geral, pretendo fazer isso quando trocar de gabinete. Eu já abri a GPU pra trocar pasta térmica, e já retirei o air cooler também, e não tem nenhum sinal de oxidação.

 

A janela do meu quarto fica virada bem pra direção onde fica o mar, e tem dias com bastante vento na minha cidade o que acredito que trás bastante "sal" pelo ar. Eu não uso nenhum tipo de umidificante ou desumidificador.

Eu acredito que o que tem mantido meu PC em bom estado são as limpezas frequentes que faço. Penso que se eu fizesse uma vez a cada dois meses por exemplo, ele não estaria tão "saudável" como julgo estar hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para umidade:

- Recinto com desumidificador ou ar-condicionado

- Filtros de poeira nas entradas 

- Sacos de sílica em gel dentro do gabinete (principalmente se ele fica muito tempo desligado)

- Diminuir a circulação de ar dentro da máquina (em idle por exemplo, pode deixar as fans desligadas ou na velocidade mais baixa)

 

Para maresia:

Não tenho muito conhecimento sobre, mas já ouvi falar desse tal Corrosion X que o colega citou acima, parece que tem umas versões mais fortes que outras, bom dar uma lida nas especificações. Tem que ficar reaplicando de tempos em tempos, e a secagem demora bastante.

 

Acredito que fazendo isso e com manutenção constante você consiga afastar os efeitos da maresia por um bom tempo. Mas não recomendo ficar com a máquina por muito tempo, depois de 12 ou 18 meses já é bom trocar o setup e vender as peças para alguém que more longe da praia hehe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mullbite

Em 31/01/2023 às 20:08, mullbite disse:

Vou relatar minha experiência:

Eu moro à 1km da praia e montei meu pc em agosto de 2021. Até o momento nenhuma peça interna sofreu corrosão.
Faço limpeza leve 1x por semana e limpeza profunda 1x por mês. Devo mencionar que o gabinete, em um, apenas um parafuso de trás (onde fixa a GPU na parte externa traseira do gabinete), começou à oxidar tem uns 6 meses atrás, troquei ele imediatamente quando notei o problema, com a intenção de que não passe a oxidação pra GPU... e realmente desde então está tudo tranquilo.

Quando eu digo "limpeza profunda" é limpar o máximo possível com alcool isopropílico sem precisar desmontar todas as peças, exceto retirar a GPU do PCI pra poder limpar melhor. E limpeza leve é apenas tirar poeira com pincel. Até hoje nunca fiz uma limpeza de desmontagem geral, pretendo fazer isso quando trocar de gabinete. Eu já abri a GPU pra trocar pasta térmica, e já retirei o air cooler também, e não tem nenhum sinal de oxidação.

 

A janela do meu quarto fica virada bem pra direção onde fica o mar, e tem dias com bastante vento na minha cidade o que acredito que trás bastante "sal" pelo ar. Eu não uso nenhum tipo de umidificante ou desumidificador.

Eu acredito que o que tem mantido meu PC em bom estado são as limpezas frequentes que faço. Penso que se eu fizesse uma vez a cada dois meses por exemplo, ele não estaria tão "saudável" como julgo estar hoje.

Obrigado pela resposta, entendo, irei tentar fazer essas limpezas semanalmente, no momento uso um anti mofo, puxou bastante umidade, tanto que já está cheio de água e preciso trocar.

@HenriqueV5

Em 31/01/2023 às 21:25, HenriqueV5 disse:

Para umidade:

- Recinto com desumidificador ou ar-condicionado

- Filtros de poeira nas entradas 

- Sacos de sílica em gel dentro do gabinete (principalmente se ele fica muito tempo desligado)

- Diminuir a circulação de ar dentro da máquina (em idle por exemplo, pode deixar as fans desligadas ou na velocidade mais baixa)

 

Para maresia:

Não tenho muito conhecimento sobre, mas já ouvi falar desse tal Corrosion X que o colega citou acima, parece que tem umas versões mais fortes que outras, bom dar uma lida nas especificações. Tem que ficar reaplicando de tempos em tempos, e a secagem demora bastante.

 

Acredito que fazendo isso e com manutenção constante você consiga afastar os efeitos da maresia por um bom tempo. Mas não recomendo ficar com a máquina por muito tempo, depois de 12 ou 18 meses já é bom trocar o setup e vender as peças para alguém que more longe da praia hehe.

 

Obrigado pela resposta Henrique, eu não sei como configuro os fans na BIOS para ficarem desligados ou em rotação baixa em idlez porém, irei tentar. Uso um anti mofo e já está cheio de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2022 às 00:20, doccangs disse:

gostaria de saber se eu poderia usar um desumidificador de ar próximo ao meu computador

Desumidificador não vai resolver nada, lembro bem quando fiquei em uma pousada próxima á praia . Tinha ar condicionado e de manhã cedo todas as superfícies lisas ficavam cheias de gotas d'agua.

O que poderá fazer é limpeza periódica e tomar cuidado com poeira, pois poeira + água =corrosão. Deve tentar mesmo algum tipo de líquido protetor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!