Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptar cabo auxiliar em um Bosch Miami IV


Visitante

Posts recomendados

Olá! Recentemente descobri que tem como adaptar uma entrada auxiliar nos rádios antigos, deixando com mais praticidade e funções.

Então, irei colocar na chave LO do rádio a seleção Aux/FM, mas preciso de ajuda para saber de onde puxar os fios do FM na placa. 

No San Francisco fica bem explícito o canal direito e esquerdo, se não me engano, marcados no esquema como 17 e 18. Já no Miami IV eu não tenho certeza quais são esses fios.

O esquema está aí pra quem puder me ajudar. Obrigado!

BOSCH_MIAMI IV.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Orion Dust O pontos 16 e 17 são as saídas do FM o 18 é o ponto de terra.

Nesse Miami IV esta um bocado embaçado mas você pode fazer o conte nos fios que marquei com // (duas barras vermelhas).

Abaixo fiz um desenho mau e porcamente de como ficará ligada a chave HH.

 

Bosch miami IV.png

Qualquer dúvida é só questionar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Troquei. Olhei o datasheet do integrado do FM e até separei os canais LR de acordo.

Mas quando ligo o direito e esquerdo, sem o negativo, a música sai bem baixo e não consigo controlar o volume dela no knob do rádio. E também estou com medo de ligar a malha negativa do auxiliar e queimar de novo, onde ligo ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@BCP Liguei na carcaça mesmo, mas quando coloquei o Aux e liguei o rádio, o consumo foi pra mais de 1A e subiu um cheiro estrando. 

 

Quando aconteceu isso desliguei na mesma hora. E só acontece quando ligo a malha na carcaça do rádio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Essa adaptação está quebrando minha cabeça kkkkk 

Liguei direto os canais nos pinos 9 dos TDA4290, antes do capacitor de .22uf, e a malha está beleza sem dar problemas.

 

Agora um canal funciona legal no potenciômetro de vol, mas o outro fica no máximo e só consigo controlar o volume no potenciômetro de balanço. Já tentei conectar em vários pontos mas dá no mesmo... O que faço?

 

Um videozinho

No início do vídeo eu mostro o volume e o balanço no FM. Depois troco pro auxiliar e fica mais alto apenas de um lado, mexendo no balanço. No controle de volume fica bem baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muuuito tentar todo tipo de coisa, resolvi girar o conector fêmea e o P2. Estava dando uns pipocos, um minuto depois pelejando o áudio resolveu sair dos dois lados. Que coisa estranha kkkk

Agora preciso saber se o problema é no P2-P2 ou no con. fêmea do auxiliar (que comprei novinho e não acredito que possa ser ele).

 

Terminando de colocar os LEDs, e montando o rádio, eu posto aqui tudo que fiz nele e também umas fotos ou vídeos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Estava olhando o esquema do Miami IV, o potenciômetro de volume dele só tem um cursor! (Não é duplo).

Então a ligação antes do capacitor de 0,22uF do pino 9 do TDA4290 e o terra (comum) da entrada, ligado ao pino 7 do TDA4290, teria que dar certo!

Mas depois de montado faça um esboço de como ficou sua ligação ai e como ficou o resultado final...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP hmmm ligando o terra no pino 7 acontece a mesma coisa de quando queimou os TDA: Um som de interferência bem alto nos falantes, como um curto.

 

Medi aqui a tensão no 7 e deu -11V. Então talvez nem foi descuido meu quando queimou, ocorreu foi essa ligação nesse pino 7 🤔

 

Sem o auxiliar o rádio funciona normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes e mais testes depois, descobri que não precisava ter trocado as saídas, o que queimou foi um mísero BC338. Mas como eu troquei a plaquinha toda do controle de tonalidade... Pelo menos tenho uma reserva kkkk.

 

Voltando ao auxiliar:

Adoro eletrônica mas me falta estudar muito pra começar a entender um pouco mais que o básico, por isso, quebrei de novo a cabeça testando tudo que podia. 

Até que resolvi colocar o celular nos meus monitores de áudio, ligando por cabo, e lá está o som saindo como no rádio: um lado baixíssimo e o outro normal 🤦 O rádio queimou a saída do telefone. Pelo menos é um aparelho velho que não é o meu. 

 

Conclusão: não ligar o negativo no pino 7, isso causou todo o problema kkkkkk

Muita noobada que dá até vergonha eu diria, mas pelo menos aprendo com isso.

Me parece que agora vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Estranho! o pino 7 é o comum da entrada/saída do circuito de grave/agudos!

Mas é isso ai! Eletrônica tem essas "pegadinhas" que não dá para entender!...

Sobre o potenciômetro se você observar, um dos cursores é movido pelo pino mais central do potenciômetro e o outro cursor é movido pelo pino mais externo do potenciômetro, sendo um deles o volume e o outro o balanço.

então embora seja duplo, os cursores são independentes e de função diferentes.

 

Parece que nesse rádio ai será mais fácil a adaptação pelo toca fitas, que teoricamente é mais complicado pelo ganho muito alto do circuito do cabeçote!

Mas continue tentando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!