Ir ao conteúdo

Intel Core i7 13700K com clock flutuante

Ir à solução Resolvido por EDi Rosso,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu comprei e montei semana passada um novo computador, todos os itens novos e instalei um novo Windows 10. Segue a configuração:

CPU: Intel Core i7 13700K

Cooler: DeepCool LE500 240mm
placa-mãe: Gigabyte B660M DS3H DDR4
RAM: Kingston Fury 32GB (2x16GB) DDR4 3600MHz
GPU: Nvidia GeForce RTX 3060 12GB

SSD: WD Blue SN570 1TB NVMe

Fonte: Corsair CX650F

Eu estava trabalhando e renderizando uma imagem 3D no 3DS Max/Vray e resolvi ligar o Aida64 para verificar como estão as temperaturas. Normalmente, essas renderizações utilizam 100% da CPU o tempo todo, com pequenos intervalos entre um passe e outro.
E realmente a CPU estava com 100% de utilização o tempo inteiro, mas o que achei estranho foi que o clock, as temperaturas da CPU, a tensão e as ventoinhas estavam oscilando/flutuando. Os clocks dos Performance Cores que deveriam ficar em 5.40GHz o tempo todo para renderizar estão oscilando e caindo até 3.5GHz, acompanhados da temperatura e da tensão.

O Aida64 não acusou throttle da CPU, apesar das temperaturas altas atingindo cerca de 92ºC-97ºC

Ainda fiz um teste com o Cinebench e ocorreu o mesmo tipo de oscilação, mesmo que as temperaturas tenham atingido um máximo de 85ºC-90ºC durante esse último teste.

Não mexi em nenhuma configuração da BIOS para overclocking nem nada, está tudo configurado como comprei, com exceção de uma atualização da BIOS da placa-mãe pra compatibilidade do processador. 

Minhas dúvidas são:
Esse tipo de comportamento é normal? Essa oscilação não deveria ocorrer apenas com o PC em idle e sem tanto load?
Tem alguma configuração na BIOS que eu deva mexer para que o processador se mantenha mais estável?

Obrigado qualquer ajuda!

13700K_Clock.jpg

13700K_Statistics.jpg

13700K_Voltage.jpg

Postado
3 minutos atrás, vitor0310 disse:

Olá, eu comprei e montei semana passada um novo computador, todos os itens novos e instalei um novo Windows 10. Segue a configuração:

CPU: Intel Core i7 13700K

Cooler: DeepCool LE500 240mm
placa-mãe: Gigabyte B660M DS3H DDR4
RAM: Kingston Fury 32GB (2x16GB) DDR4 3600MHz
GPU: Nvidia GeForce RTX 3060 12GB

SSD: WD Blue SN570 1TB NVMe

Fonte: Corsair CX650F

Eu estava trabalhando e renderizando uma imagem 3D no 3DS Max/Vray e resolvi ligar o Aida64 para verificar como estão as temperaturas. Normalmente, essas renderizações utilizam 100% da CPU o tempo todo, com pequenos intervalos entre um passe e outro.
E realmente a CPU estava com 100% de utilização o tempo inteiro, mas o que achei estranho foi que o clock, as temperaturas da CPU, a tensão e as ventoinhas estavam oscilando/flutuando. Os clocks dos Performance Cores que deveriam ficar em 5.40GHz o tempo todo para renderizar estão oscilando e caindo até 3.5GHz, acompanhados da temperatura e da tensão.

O Aida64 não acusou throttle da CPU, apesar das temperaturas altas atingindo cerca de 92ºC-97ºC

Ainda fiz um teste com o Cinebench e ocorreu o mesmo tipo de oscilação, mesmo que as temperaturas tenham atingido um máximo de 85ºC-90ºC durante esse último teste.

Não mexi em nenhuma configuração da BIOS para overclocking nem nada, está tudo configurado como comprei, com exceção de uma atualização da BIOS da placa-mãe pra compatibilidade do processador. 

Minhas dúvidas são:
Esse tipo de comportamento é normal? Essa oscilação não deveria ocorrer apenas com o PC em idle e sem tanto load?
Tem alguma configuração na BIOS que eu deva mexer para que o processador se mantenha mais estável?

Obrigado qualquer ajuda!

13700K_Clock.jpg

13700K_Statistics.jpg

13700K_Voltage.jpg

Tenta colocar o modo de energia do computador em Desempenho Máximo/Alto desempenho conforme a imagem abaixo e reinicie o pc. Isso força a CPU a trabalhar em um clock relativamente estável mirando pra patamares mais altos...

Captura de Tela (72).png

• Solução
Postado

@vitor0310 O problema pode estar na placa-mãe , quando aquece demais os VRMs a placa-mãe reduz o clock , o indicado seria comprar outra placa-mãe com dissipador de calor nos VRMs e com mais fazes de alimentação para o processador , mas com a troca poderia começar com outro problema que seria o CPU throttling.

• Curtir 1
Postado

Você tem que melhorar essa temperaturas se não quiser que oscila bastante, quando a temperatura aumenta a sua placa-mãe vai trabalhar bastante tentando baixar a temperatura baixando frequência, tensões e etc para não esquentar demais.

Ventilação ai, se for water cooler tem que ser dos melhores de 360mm, os de 240 é pouco, bem pouco

Postado

@Lfboy9 Obrigado pela ajuda, mas já estão em modo desempenho

@EDi Rosso Era isso mesmo! O Aida64 mostrava o sensor da placa-mãe com temperaturas baixas sempre e eu achei que estava tudo certo. Liguei o sensor do VRM e este estava disparando até 100ºC quando entrava em load pesado, daí causava essas oscilações até o VRM cair e voltar a atingir 100ºC. Vou procurar colocar uma ventoinha ali em cima dele para ver se consigo diminuir essas temperaturas. Muito obrigado! Estava ficando encucado com isso já rs

@Eduardo Obrigado! Vou colocar algumas ventoinhas extras no gabinete para ver se consigo resolver o problema. Qualquer coisa, procuro um novo cooler mesmo

Postado

Tem que ter ventoinhas!!! Procure ventoinhas com um alto CFM.e as ventoinhas tem que ser assim, mesmo assim duvido que resolva o problema, é muitos graus de diferença.

image.png.148c0c03184dec2a10bafba3c2f1c8da.png

• 5 meses depois...
Postado
9 horas atrás, carlosrezende disse:

olá conseguiu resolver seu problema? estou com o mesmo renderizando no vray

Oi, Carlos, o meu grande problema eram as temperaturas do VRM da placa-mãe mesmo. Depois de alguns minutos, a temperatura batia 100ºC e aí diminuía o clock do processador pra compensar a temperatura.
Eu comprei uns dissipadores da China, além de botar uma ventoinha forte em cima do VRM e melhorou, mas ainda assim as temperaturas chegavam a 100ºC (embora demorassem mais tempo agora).
Tive que ligar o Turbo Power Limit na BIOS da placa-mãe e limitar a 165W (no meu caso). Agora a temperatura do VRM chega a uns 95ºC, mas por causa desse limite, o processador não mantém o clock máximo de fábrica (mas está melhor do que antes)
O que eu farei futuramente é comprar uma placa-mãe com melhor resfriamento do VRM, que já venha com coolers mais parrudos, e tb um cooler melhor para o processador.
O que eu sugiro, caso outra pessoa veja esse tópico, é que compre uma placa-mãe mais parruda para o i7 13700K porque é um processador muito quente. Caso a pessoa já tenha essa placa-mãe, acho que o ideal seria usar processadores até o i5 13600K, que devem ser menos exigentes.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, vitor0310 disse:

O que eu farei futuramente é comprar uma placa-mãe com melhor resfriamento do VRM, 

Veja as B760 ou Z790, elas tem VRM com mais fases, algumas chegam a ter 20 fases, capazes de 200 Amperes.

A B660 DS3H é 6+2+1 fases e deve ser 100 Amperes.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Veja as B760 ou Z790, elas tem VRM com mais fases, algumas chegam a ter 20 fases, capazes de 200 Amperes.

A B660 DS3H é 6+2+1 fases e deve ser 100 Amperes.

Dia

Estranho comprei uma MSI MAG Z690 TOMAHAWK WIFI DDR4 (comprei do chines no aliex, está a caminho e torcendo para não ser taxado 😆) e no site da MSI consta que são 16+1+1 e suporta 70A?

Postado

Estes 70A se refere ao Mosfet do estágio de potência, e são usados vários, não é a capacidade total do circuito.

Por exemplo, na MSI MAG Z590 Tomahawk o Mosfet é o AOSMD AOZ5312UQI (60Amperes).

Estas placas da linha MAG são similares as TUF da ASUS, o VRM deve ser 200 Amperes.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!