Ir ao conteúdo

UnderVolt a Longo e médio prazo

Ir à solução Resolvido por Simuroc,

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Adquiri uma Galax RTX 2060 Plus, o que, para minha primeira placa, considero ótima. Recentemente tenho visto alguns testes com nela, e notei com boa parte dos usuários usam Undervolt, e comecei a utilizar na minha, porém com alguma segurança extra, o mais comum que vi era com -0.900mV e com 1950~2000mhz, estou utilizando a minha com 1950mhz e 0.950mV, até agora não tive o menor dos problemas, e todos os meus jogos tiveram uma melhor performance e muito menos aquecimento na placa. O problema é que não achei nenhuma relato de alguém que utilizou a longo ou médio prazo, mas li em muitos fóruns que Undervolt não irá ocasionar nenhum problema. Alguém com mais experiência pode me confirmar?

Desde já agradeço a todos!

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Ericrmo Eu utilizo undervolt na minha RX 580 há pelo menos 3 anos, nunca tive nenhum tipo de problema com undervolt.

Ela pega -160mv no core e diminuiu o consumo em mais de 80w e caiu mais ou menos 15ºC de temperatura (Alinhado a uma melhor curva de fans).

Não sei se você chegou a fazer o ajuste fino nela, ou se só jogou a tensão baseado no que viu na internet, mas o correto mesmo é fazer seu próprio ajuste. Cada chip é único.

E claro, como você comentou, é bom deixar uma margem de pelo menos 15 a 20% do que conseguiu diminuir (tensão de fábrica), por exemplo:

Minha GPU a tensão de fábrica dela é 1.150v, ela pega -190mv no core sem dar problema (estável), mas deixei apenas em -160mv, ou seja, a tensão ficou em 0.990v. Resumindo, mais ou menos 15% de folga.

Dependendo da placa dá pra fazer overclock na memória e ainda aumentar o desempenho em uns 5 a 7%, no meu caso não teve como pois a memória já estava no limite.

A placa que era pra consumir 180w e ficar a 75ºC agora consome no max 100w e não chega nem a 60ºC jogando.

No meu caso é uma placa da Gigabyte (que veio capada), logo eu consegui melhor desempenho e estabilidade da placa com o undervolt. Geralmente o undervolt não fornece melhor desempenho, apenas mais eficiencia energética e menor temperatura, mas quando a placa vem capada (travada a um TDP menor que o de fábrica, geralmente por utilizarem peças de baixa qualidade ou insuficientes pro consumo da placa) ocorre ganho de performance, como foi no meu caso, e provavelmente no seu caso também.

Também utilizo undervolt no meu processador, e no meu notebook (CPU e iGPU) por tempo semelhante (mais ou menos 3 anos). Nada nunca deu problema.

Se você fizer um ajuste correto na tensão, e deixar uma margem de 15 a 20%, não tem porque dar problema. Só tem benefícios.

O único defeito do undervolt na minha opinião é o tempo que leva para testar a estabilidade rsrs.... mas isso não tem jeito, leva tempo mesmo.

Boa sorte.

Postado

Undervolt é uma forma de reduzir consumo e temperatura sem perder performance. Mas nada é de graça. O custo é a estabilidade. Pode ter travamentos, tela azul, desligamento etc. Principalmente se a fonte que você usar não tiver a melhor performance em ripple, regulação de tensão e resposta a transientes. Mas dano não vai causar.

Por causa disso, eu prefiro reduzir o power limit em vez de fazer undervolt. Só que, mudando o power limit, você tem perda de performance, mas é ínfima.

Postado

Muito obrigado a todos pelas respostas! Principalmente @Simuroc por responder minha dúvida sobre o longo prazo, já cheguei a testar, porém não por muito tempo, a minha consegue descer até os 0.925mV até então sem problemas mas não testei mais a fundo, preferi deixar a cima pela certeza da estabilidade e uma vez que já tinha me satisfeito a melhora na temperatura não senti necessidade de passar pelo stress de achar a menor tensão suportada, mas vou considerar reservar um tempo pra encontrar o limite da minha placa, muito obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!