Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS em Placas Radeon


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

XAl3xandr3X hoje em dia já é praticamente padrão todos os televisores virem com suporte a multi-sistema, sendo que a grande maioria oferece suporte ao NTSC, que é o sistema americano e ao PAL-M, que é o sistema brasileiro. Há ainda algumas TVs, que além dos dois acima oferecem suporte ao PAL-N, que é usado em alguns países da América do Sul.

Portanto, se sua televisão foi fabricada recentemente, é muito difícil (quase impossível) que ela não suporte o sistema de cor NTSC, e como todas as placas de vídeo oferecem suporte a ele, você não terá problemas para ver a imagem colorida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo antes que faça o seguinte..

Vá no site da ATI, e baixe o utilitario de nome "CATALYST UNISTALL"

ele vai remover os driver, mas não remove nada agora..faça o seguinte

1) Desinstale pelo painel de controle o driver da sua ATI

2) Reinicie o Windows

3) Agora execute o Catalyst Uninstall

4) Reinicie o windows

(bem agora "teoricamente" o seu windows está limpo

5) Instale o drive atualizado da sua ATI

6) Reinicie o windows

7) Faça o novo teste e veja se o problema continua..

se continuar observe o seguinte..

As Radeon 9800 precisam que você tenha uma "boa" ATX,

e normalmente elas possuem um rabicho adicional para você ligar

na sua fonte, pois a placa puxa mais energia do que as placas

de video normails..

verifique se você não tá com uma fonte muito fraca , ou de marca "generica"

e que não aguenta o tranco da sua placa.

por exemplo: uma fonte "generica" de 450w você compra por 40reais , mas não é uma boa fonte apesar do de falar que é de 450w..

se voce comprar uma "fonte" de marca , tipo uma thermalthake ou outra de marca, ela sai por unas 120 a 200 reais.. e normalmente é de 300w , mas são 300w mesmo.. e vai segurar sua placa numa boa...

Postado Originalmente por Silence@03 de novembro de 2005, 12:39

:palmas: Que tutorial bom... Parabéns...

Será que resolve meu problema?  Comprei uma 9800PRO BBA da ATI RADEON, para substituir uma FX5200 NVIDIA que eu tinha.

Só comprei para jogar o COUNTER STRIKE SOURCE ONLINE.

A placa 9800 é de 128 mega e 256 bits.

Acontece que jogando o CS SOURCE ela trava.  Aparece o MPV RECOVER (acho que é esse o nome) dizendo que tem conflito de aceleração de hardware e que tentou mudar para aceleração por software mas não conseguiu.  Trava tudo, tenho que reinicializar.

Será que substituíndo a BIOS melhora?

Tenho WINXP service pack 2.  O drive da ATI é o 5.10, que é o mais recente.

Já me falaram que tenho que formatar o computar porque pode ter ficado alguma biblioteca do drive da antiga placa NVIDIA instalado....

Que faço... Atualizo a BIOS??

Obrigado :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PROBLEMA: como relatei antes, comprei a placa ATI RADEON 9800 PRO mas na hora de rodar ela trava (ou tela preta ou trava a imagem mesmo) e só com reboot para o computador funcionar.

Postado Originalmente por baraozemo@08 de novembro de 2005, 22:09

Eu recomendo antes que faça o seguinte..

Vá no site da ATI, e baixe o utilitario de nome "CATALYST UNISTALL"

ele vai remover os driver, mas não remove nada agora..faça o seguinte

1) Desinstale pelo painel de controle o driver da sua ATI

2) Reinicie o Windows

3) Agora execute o Catalyst Uninstall

4) Reinicie o windows

(bem agora "teoricamente" o seu windows está limpo

5) Instale o drive atualizado da sua ATI

6) Reinicie o windows

7) Faça o novo teste e veja se o problema continua..

se continuar observe o seguinte..

As Radeon 9800 precisam que você tenha uma "boa" ATX,

e normalmente elas possuem um rabicho adicional para você ligar

na sua fonte, pois a placa puxa mais energia do que as placas

de video normails..

verifique se você não tá com uma fonte muito fraca , ou de marca "generica"

e que não aguenta o tranco da sua placa.

por exemplo: uma fonte "generica" de 450w você compra por 40reais , mas não é uma boa fonte  apesar do de falar que é de 450w..

se voce comprar uma "fonte" de marca , tipo uma thermalthake ou outra de marca, ela sai por unas 120 a 200 reais..  e normalmente é de 300w , mas são 300w mesmo.. e vai segurar sua placa numa boa...

:goff: Obrigado amigo. Para todos aqui desse tutorial:

*** Minha FONTE é uma SEVENTEEN de 350, é boa, e tem cabo de alimentação para a placa de vídeo. A RADEON estava ligada de acordo, com a alimentação separada.

1) Formatei meu PC com WINXP Professional Service Pack 2, já com a placa ATI 9800 PRO BBA instalada no slot AGP 8X;

2) Baixei o driver atual da placa de vídeo (10.alguma coisa) direto da ATI e instalei;

3) Atualizei a BIOS da PLACA MÃE (ASUS P4S800) - conforme tutorial do clube;

4) Atualizei a BIOS da PLACA DE VIDEO (conforme tutorial do clube);

5) RESULTADO: nada, travava no CS SOURCE, travava no WARCRAFT3. o COUNTE STRIKE SOURCE automaticamente configura as definições de video de acordo com a capacidade de sua placa. Diminui todas elas e nada, travava ainda;

6) Rodeio o EVEREST Home Edition (sugestão do clube) para ver a descrição real da placa de video, com medo que estivesse sendo enganado. O resultado que apareceu foi RADEON 9800PRO 128 mega 256 bit, chip ATI;

7) Rodeio o MEMTEST86+ versão 1.6 (sugestão do clube) para ver se minhas memórias RAM estavam com defeito. Resultado: tudo ok (tenho 2 pentes de 512 mb cada um - não estão rodando em dual channel porque a placa mãe não aceita isto). o EVEREST acusou que minhas memórias estavam rodando a 200 mhz;

8) Meu processador é um PENTIUM IV de 2,4 mhz;

DÚVIDAS:

- não sei mais o que fazer (aliás, devolvi para o fornecedor a placa de vídeo, o cara é gente boa e recomendo ele - tá no Mercado Livre);

- porque aconteceu isto? Sou leigo demais para entender o problema, mas o relatei aqui como ajuda a outros...

- acho que fiz todo o possível para resolvê-lo (o problema) mas não consegui;

FINALIZANDO;

Coloquei a minha velha FX5200 (video) com 128 megas e 64 bits e roda tudo, lógicamente que com resolução bem baixa e um FPS (no CS SOURCE) em torno de 30 a 45.

Tô pensando em comprar outra placa (mas acho que vai ser NVIDIA) agora, será que o processador pentium não aceita bem as plascas ATI RADEON??

Valeu gente.

Espero respostas às dúvidas.

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sombra me ajude pelo amor de Deus!!!

Comprei uma radeon 9600pro 128/128 da gigabyte e não quero atualizar a BIOS dela porque estou satisfeitissimo com a performance dela, e tenho medo q diminua ou fique pereba e com bugs.

A unica coisa que tenho q descobrir e como mudar o sistema de cor da TV! Costumo assistir filmes na TV mas como a placa não tem o PAL-M fica difícil. :ph34r:

Já baixei o programa q você indicou mas não consegui achar o arquivo de BIOS q ele pede pra fazer a alteração de cor.

o que faço???:conf:

Please me ajude!!! :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li o tutorial e já sei o que fazer.

Agora minha duvida é o seguinte...

É possivel colocar o mesmo BIOS que já está na placa, apenas com alteração de cor, ou é preciso pegar um BIOS mais novo?

Minha placa é Gigabyte radeon 9600pro, mas as memorias rodam a 400mhz, em vez dos 600mhz q o teste do Clube do Hardware fez, então corro o risco de existir mais de um modelo de 9600pro da gigabyte e correr o risco de usar uma BIOS errada e me lascar todo?

o que você me aconselha? So preciso ver filmes na TV!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por fabricioandrey@22 de novembro de 2005, 14:29

Aqui deu a mensagem "Block protection is not disable", o que significa?

Quanto a pergunta do post anterior, sim, é possível usar o BIOS da placa, para isso você terá que copiá-lo primeiro, tem os links dos programas que podem fazer isso no tutorial, bem como o próprio RaBiT, se não me engano, é capaz de copiar o arquivo original.

Quanto a esta mensagem, quando exatamente ela aparece? Quando você tenta gravar o BIOS ou copiar da placa com algum programa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu notebook tem uma mobility x600 só que colocar ela ligada na tv o problema é que não tem pal-m nos drivers da ATI e minha tv ssó tem PAL-m ai utilizei o programa flasrom paar pode rmodificar a bios da minha placa só que quando salvo o arquivo e rodo o programa necessario pra utilizar ele diz que a bios não é valida. inclusive quando estou usando o programa e mando ele detectar a bios ele diz bios unknow no DOS me ajudem please

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Amigo o q posso fazer p/ melhorar a minha Radeon 9600PRO GeCube, 256Mb? já pus o Drive da Catalyst 5.12, e já vi q tm uma versão nova 5.13, e me indicaram da Omega(baseado no Catalyst 5.12) também, o q fazer? Antes o NFSMW dava o maior lag, pus o Drive da catalyst 5.12 e ainda da um pouco + melhorou muito o q fazer p voar no jogo?:blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Utilizando-se do Atiflash, obrigatóriamente você tem que colocar o parâmetro -newbios após o nome da nova bios.

Recomendação:

Não use qualquer tipo de mídia para efetuar o flash. Use o disco de boot do ME ou 98 e crie um Ramdrive, copie os arquivos pra lá e realize o flash de lá.

Este é o método mais seguro pra qualquer flash de bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi!

Revirei este topic e não encontrei solução pro meu problema

quando tento atualizar a bios, ele da erro

estou incluindo screenshots para vocês verem

tpo,até no modo -f não atualiza!!!

minha placa é uma AGP ATI Radeon Powercolor 9550 256mb 128bits

Obrigado...toda ajuda é bem-vinda :)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://acidgaucho.weblogger.com.br/img/dsc01709-mini.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://acidgaucho.weblogger.com.br/img/dsc01708-mini.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@06 de fevereiro de 2006, 20:50

Na última linha está a resposta, pelo que está escrito nela, a proteção contra gravação não está desabilitada.

Há um comando para desabilitar a proteção, mas eu não lembro, use o comando para listar todos que ele deve aparecer.

ta...fui la na ultima linha :)

mas aquela opção só informa se está travado ou não

tentei tirar uma foto c/ panoramica pelo celular...mas ficou esquisita

bom,da pra entender

o comando é -l

la vai

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img100.imageshack.us/img100/94/dsc017246al.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Acid_Gaucho@06 de fevereiro de 2006, 22:01

ta...fui la na ultima linha :)

mas aquela opção só informa se está travado ou não

tentei tirar uma foto c/ panoramica pelo celular...mas ficou esquisita

bom,da pra entender

o comando é -l

la vai

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img100.imageshack.us/img100/94/dsc017246al.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tutorial é realmente muito bom, mas tenho aqui uma pergunta que pode parecer inutil.

Minha RADEON da Gigabyte veio com um programa chamado @VGA e o manual diz que ele serve para fazer atualização do BIOS da placa, mas não dá muitas explicações sobre os procedimentos e principalmente sobre os riscos de se fazer uma atualização desta natureza...

Como o manual não diz nada a respeito de riscos, posso usar esse programa sem medo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí Acid_Gaucho também to tendo o mesmo problema... no meu caso é uma mobility m6 num NB asus L8400L não consigo copiar a minha bios nem pelo DOS nem pelo Ati tools... já to ficando desesperado!!! Se alguem puder ajudar. Sombra, será que você poderia sanar esta dúvida?? Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Sombra, eu tenho uma dúvida parecida com a do Leoop, eu tenho duas placas de vídeo no PC, uma 9600pro AGP e uma Rage Mobility 8mb PCI...a PCI estou usando pra saída de vídeo. Só que eu quero mudar a bios dela pra ficar com imagem PAL-M, mas não consigo copiar a bios dela!

Com o ATi Tool ele só copia a bios da 9600pro, e o ATi Tray Tools reinicia o PC toda vez que eu uso! (inclusive como ele estava pra iniciar com o windows, ficava reiniciando em loop o windows! Um saco...)

Se você ou alguém puder me dar uma luz, eu agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo Topico sombra muito bom

Minha duvida e a seguinte eu tenho uma Ati Radeon 9550 da power color 256 mb 128 bit com memorias infeon 5 ns ela veio com a gpu da 9600 xt eu queria atualiazar a bios para 9600 xt e eu ia abaixar o clock para 400 na gpu que eu uso todo dia mas eu não achei nenhum com memoria infeon se eu colocar a bios com memorias hyinix de 3.3 ns tem algum problema eu achei uma com memoria mira de 5 ns sera que vai dar certo. valeu

se alguem tiver uma bios da 9600 pro ou da 9600 xt que daria certo eu acradesso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Espartano@24 de fevereiro de 2006, 15:34

Alexandre, eu tenho bios da minha MSI 9600pro, mas não sei se daria certo, nem se é recomendável testar e tal, mas se quiser eu posso te passar...

Valeu Espartano mais eu acho que ia dar certo pois a sua da MSI e a minha da power color

Eu achei uma bios da 9600 NP eu foi atualizar e aparece essa mensagem

Error 0FL01 aperte 1 para continuar

e tem hora que aparece igual a mensagem do ACID

minha placa deve estar com proteção para trocar a bios

eu tentei colocar -l mais não adiantou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!