Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS em Placas Radeon


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

Sobre o ATI Tool,

Ele me mostra até onde posso fazer over sem danificar a placa ou qualquer over que eu fizer vai diminuir a vida util da moça ?

É considerado over se a memoria está rodando abaixo das especificações maximas e eu ajustar pra maxima?

Estou com uma x850 pro, preciso de upgrade de bios??

Obrigado !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

E aí pessoal..... to precisando de um Help aqui...

Li todo o tópico e vi que duas pessoas estão com o mesmo problema porém não vi uma solução....

Procedimentos Efetuados:

- Dei boot com cd de boot versão Win98

- Tudo que eu precisava (Flashrom, Atiflash, bios, etc) estava na Rais do C:, portando não utilizei disquete ou Cd para gravar eles, não sei se isso interfere.

- Utilizei os comandos demonstrados no tópico, inclusive com o -f

Problemas apresentados:

- com Flashrom >>> "Block Protection is not disable"

- com AtiFlash >>> "Rom not erased"

- com WinFlash >>> "Cannot Erase Rom"

Minha placa é uma 9550 da PowerColor e só estou precisando modificar a BIOS em função do bendito Pal-M que vem desativado.

Pelas mensagem essa BIOS está travada por isso não consigo sobrepor, alguem sabe a mágica pra eu conseguir isso ???

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atenção DavidFox e os outros que estão com dificuldades com BIOS protegidos contra gravação.

Eu não tenho mais uma placa da ATI para testar, por isso não tenho como dar uma resposta 100%, o que posso dizer de imediato é que o programa FlashRom não retira a proteção, a única coisa que ele faz é verificar se o BIOS é ou não protegido através da opção -l, mas não oferece uma opção para retirar a proteção caso ela seja detectada.

Baixei a mais nova versão do ATi Flash e vou dar uma fuçada nela, mesmo não possuindo mais uma placa da ATI vou ver o que se tem como desbloquear com o programa. Esperem respostas daqui a pouco.

EDIT: Infelizmente, parece não ter mesmo como retirar a proteção contra gravação do BIOS com os programas FlashRom e ATI Flash. Talvez exista uma maneira de desbloquear usando um outro programa, mas eu sinceramente não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, gostaria de ajuda que eu tenho uma placa ATI Radeon 9600 PRO, e o que ocorre, é que quando vou jogar algum jogo, cerca de 15 minutos depois o jogo paralisa.

Quando aperto ESC, para minimizar o jogo, ele vai para o Desktop, e a resolução vai para algo estrondozo, pois toda a tela fica em vários retângulos, a resolução aparenta ir para mais de 2000, é estranho mas é isso... o meu computador é novo, não tem nem 2 meses.

Já vi se havia compatibilidade, e tenho certeza que há. Tenho praticamente certeza que tem a ver com a placa de vídeo (podendo ou não estar envolvendo mais algum componente). A versão do meu BIOS é do dia: 13/09/2005, creio eu ser a última versão, o meu DirectX é o 9.0c, gostaria de saber se mais alguém tem esse problema e como posso resolvê-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Amigos;

Tudo bem?

Bom meu caso e so seguinte, tenho uma radeon 9200 pro q esta apresentando algumas instabilidades, tipo o driver de video para de responder a placa e reinicia o pc, todos os driver são os mais recentes, já fiz todos os tipos de teste tanto com placa mãe e processador, sendo o problema na placa de video com certeza, estava já querendo trocar mais depois de ver esse topico animei a ver o q pode ser feito pra resolver, minha placa mãe e uma Asus K8v-X se, processador AMD Sempron 2500+, sera q se eu atualizar a bios dela resolve o meu problema?

Onde eu acho uma versão mais recente???

Desde já agradeço.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Velaskfr sua placa-mãe é a mesma que a minha, então tenho certeza de que o problema não está na placa-mãe ou no processador, a minha placa também uma ATI acontecia isso, o que pode estar acontecendo é: Um conflito entre memória e placa de vídeo, ou o programa da placa. Provavelmente será a segunda opção, então faça o seguinte, para atualizar, entre no site: https://support.ati.com/ics/support/default...dge&folderID=27

Daí procure lá, qual é o teu Windows: XP, 2000, ME, 98, 3.1 (brincadeira). Entra, clique em RADEON e clique depois no Driver do CATALYST, se for no XP é o 6.4, se for o ME/98 é o "Catalyst Windows 98 / ME - Driver Download". OBS: Os arquivos de atualização do ME estão junto com o Win 98!!!!

P.S.:Se você ainda não tiver o HYDRAVISION, baixe no mesmo lugar, está junto com a lista do CATALYST.

OK? Tenta aí, qualquer dúvida poste aqui, falou e boa sorte! :D:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piero Serur

Não problema com driver não, quando aconteceu isso a 1ª vez já fui direto no site da ATi atualizar o driver, não virou nada, resolvi trocar minha placa de video, peguei uma ATI Radeom 9600 PRO da SAPHIRE, não estou tendo mais esse problema, acho q deve ser alguma coisa de incopibilidade com a placa mãe ou já estava na hr de trocar mesmo minha 9200 :D .

De qualquer forma valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de ajuda. li todos os comentarios e dicas, mas estou com problemas. Tenho uma powercolor 9600 pro, porém a mesma veio com um chip mobility 9700 (inclusive abri um tópico a respeito), que tem as mesmas especificações do 9600 pro, com a vantagem de que o clock do gpu ser de 450mhz. Pois bem, ai tive uma ideia (gosto de fuçar) e encontrei um bios da 9700 mobility, editei os clocks para ficar no padrão da 9600 pro powercolor (400/400mhz) alterei os timings da memória pra ficar igual ao da bios original, fiz todo o procedimento para atualizar a bios e a principio tinha dado certo. Com exceção da imagem ficar tremulada como o sombra explicou no inicio do tópico, mas deu os bips, apareceu a mensagem do novo bios instalado, porém quando reiniciei ferrou tudo. não inicia mais a pv, tenho video onboard tambem e tentei iniciar por ele e ai fazer uma gravação forçada na agp, mas quando eu encaixo a agp e tento ligar no video onboard ele não aceita, talvez por que o agp seja uma ponte do onboard e no momento não tenho uma pv pci para tentar do outro jeito. O que pode ter dado errado, se todas as especificações são identicas? como a powercolor conseguiu programar o chip 9700 mobility para funcionar como 9600 pro, e quando tento por o bios da 9700 não funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Atualizado em 21/06/2005

ATUALIZAÇÃO DE BIOS EM PLACA DE VÍDEO, PASSO-A-PASSO

ATIVANDO FORMATOS DE TV "NÃO-SUPORTADOS" (APÓS O TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO)

Download para todos os BIOS de placas Radeon e programa de flash após o tutorial

Amigo, bom dia, achei este tópico e achei interessante, mas vai uma perguntinha:

Eu tenho uma placa de Video Ati All In Wonder 7500 64 MB AGP, funcionando perfeitamente eu a uso para fazer edição de vídeo, em formato NTSC.

Comprei uma Ati All In Wonder 9200 SE 128 AGP DDR GeCube que comprei, no ML, e para minha surpresa ela não funciona no sistema de tv brasileiro pois é EUROPEU.

A pergunta é a seguinte: Será que eu posso transformar a placa para padrão Brasileiro?

Agradeço desde já.

Marcello Robson :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

PROSISTEC, eu não posso te dar nenhuma resposta a respeito, já fiz a modificação em placas Radeon 9500PRO, 9800PRO e 9800SE e em todas ela deu certo, a única forma de você saber é tentando o procedimento, mas lembre-se de ler a parte de atenções, numa delas eu cito que o PAL-M não pôde ser habilitado por um usuário de uma Radeon da MSI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, sombra fiz atualização da minha biomodem agora não consigo jogar nenhum jogo tentei voltar com o beckupe mas também não funciona retirei o dissipador para ver ser minha placa era falsa já que li um topico dizendo que as Radeon 9600 pro powercollor 256 são falsificadas.mas esta la gravado no chip Radeon mobilty 9600 216 PACKA 16F, memoria samsung 516 k4d551638f - tc50 já tentei varias bios mas o direct3d não esta funcionando já instalei o DNA, Omega, Catalyse mas todas o directix não esta funcionando, saberia medizer o que posso fazer. Já pedi para todos que possuem essa radeon 9600 me pudesse me enviar um beckupe mas não tive muito apoio dos amigos só uma pessoa se dispos a me ajudar aprincipio com a bios da dele o jogo a te abriu mas fechou por causa vpu fui formatar para ficar zerado agora ate a bios dele nem abre mas o jogo, para aqueles que estão disposto a me ajudar ficari agradecidopela força. :bravo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O chip gráfico de sua placa de vídeo na verdade foi produzido originalmente para ser usado em Notebooks, mas foi aproveitado para Desktops, sem problemas quanto a isso.

Sinceramente, estou sem sugestões pra lhe dar nesse caso, talvez tenha sido por causa do programa de flash utilizado, o que é pouco provável.

O BIOS modificado que você colocou foi o mesmo de sua placa ou foi outro que pegou pela internet? Se colocou um com frequências muito alta para as memórias, pode ter sido este o problema, já que as memórias de sua placa são de 5ns [máximo teórico de 400MHz (200x2)].

O fato de você dizer que a sua é falsificada, deve ser porque algumas Radeons 9600 estavam saindo com o chip gráfico da 9550. Se for este o caso da sua, pode tentar atualizar com o BIOS do link abaixo, mas lembre-se que isso será feito por sua conta e risco, eu estou dando apenas uma sugestão do tipo último recurso já que sua placa não está mais funcionando bem mesmo, segue abaixo o link para download do BIOS:

PowerColor Radeon 9550 256MB (memórias Infineon 5 nanossegundos)

Observe que o BIOS é de uma placa que usa memórias Infineon, mas isso não o impede de funcionar na sua, eu já usei BIOS de placas com memórias Hynix em uma que na realidade usava Samsung.

Lembre-se, caso queira usar o BIOS acima, é por sua conta e risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sombra

Não sei se chegeui ao lugar certo...mas o meu caso é o seguinte

-Tenho um Radeon 9600XT 256/128 da Connect3d...ela funcinaa muito bem...mas do nada começou a aparecer uns riscos ma tela...

resetei a minha máquina e nada. Esses riscos já são visíveis quando eu ligo a minha máquina.

Algumas letras ficam coloridas e a tela com riscos verdes.

Ao tentar atualizar a minha bios, a tela do dos ficava ilegível (1 linha sim e outra não)

Consegui seguir o procedimento da instalação. fiz a instalação forçada... e após o show de bips eu reiniciei meu pc....mas problema continuou....

-Será que preciso de uma placa nova?

Obs.: A bios utilizada foi uma powercolor 9600 de 256MB...será imcompatibilidade (acho que não pois ligou da mesma forma)

minha memória não sei dizer de quantos ns é..mas a descrição da memória é a seguinte

hynix 501A

HY5DU561622CT-33

KOR

ABAIXO UMA TELA DE COMO FICA O WINDOWS

post-79817-13884916774817_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você disse que começou a aparecer "do nada", mas você estava usando a placa com frequências normais?

Cara, como você disse que ela já inicia ruim até no post, é praticamente certo que o problema seja do processador gráfico, tal como ocorreu com a minha antiga Radeon 9800PRO, ela bugou durante uma partida do DOOM³ e ao iniciar o micro novamente o tela de post já estava bagunçada, com algumas letras brancas, outras rosadas e azuladas.

Se foi no processador o problema só resta lamentar, mas como última sugestão, repare se o cooler da placa está funcionando normalmente, se estiver parado a ligação dele pode estar desconectada na base. Mas eu acredito que o defeito tenha sido mesmo no processador gráfico, sendo praticamente irreversível.

Se quiser, pesquise sobre este problema no fórum, outros já passaram pela mesma situação que você, inclusive eu, só que eu só consegui amenizar o problema da minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chip gráfico de sua placa de vídeo na verdade foi produzido originalmente para ser usado em Notebooks, mas foi aproveitado para Desktops, sem problemas quanto a isso.

Sinceramente, estou sem sugestões pra lhe dar nesse caso, talvez tenha sido por causa do programa de flash utilizado, o que é pouco provável.

O BIOS modificado que você colocou foi o mesmo de sua placa ou foi outro que pegou pela internet? Se colocou um com frequências muito alta para as memórias, pode ter sido este o problema, já que as memórias de sua placa são de 5ns [máximo teórico de 400MHz (200x2)].

O fato de você dizer que a sua é falsificada, deve ser porque algumas Radeons 9600 estavam saindo com o chip gráfico da 9550. Se for este o caso da sua, pode tentar atualizar com o BIOS do link abaixo, mas lembre-se que isso será feito por sua conta e risco, eu estou dando apenas uma sugestão do tipo último recurso já que sua placa não está mais funcionando bem mesmo, segue abaixo o link para download do BIOS:

PowerColor Radeon 9550 256MB (memórias Infineon 5 nanossegundos)

Observe que o BIOS é de uma placa que usa memórias Infineon, mas isso não o impede de funcionar na sua, eu já usei BIOS de placas com memórias Hynix em uma que na realidade usava Samsung.

Lembre-se, caso queira usar o BIOS acima, é por sua conta e risco.

Bom dia isso já fiz tentei colocar bios de processador 9550 mas também não funcionou, instali todas as com memoria 400/200 mas também nada quando vai jogar vpu sai do jogo.

Saberia me informar onde baixaria bios para noutbook mobility Radeon 9100 por que li num sayte que algumas placas utilizam essa processador talvez seria esse o caso ok. :bravo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ruim de ser uma 9100 hein! A PowerColor (se é que a placa é mesmo da PowerColor) não ia dar uma pisada de bola tão tremenda assim.

Acho que você gravar um de 9100 vai ser furada, até porque na página da ATI não existe Mobility 9100 a não ser no formato IGP, o que impossibilita o BIOS de ser usado na sua placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, sombra fiz atualização da minha biomodem agora não consigo jogar nenhum jogo tentei voltar com o beckupe mas também não funciona retirei o dissipador para ver ser minha placa era falsa já que li um topico dizendo que as Radeon 9600 pro powercollor 256 são falsificadas.mas esta la gravado no chip Radeon mobilty 9600 216 PACKA 16F, memoria samsung 516 k4d551638f - tc50 já tentei varias bios mas o direct3d não esta funcionando já instalei o DNA, Omega, Catalyse mas todas o directix não esta funcionando, saberia medizer o que posso fazer. Já pedi para todos que possuem essa radeon 9600 me pudesse me enviar um beckupe mas não tive muito apoio dos amigos só uma pessoa se dispos a me ajudar aprincipio com a bios da dele o jogo a te abriu mas fechou por causa vpu fui formatar para ficar zerado agora ate a bios dele nem abre mas o jogo, para aqueles que estão disposto a me ajudar ficari agradecidopela força. :bravo:

Eu estava com uma powercolor 256mb 9600 pro, só que a minha veio com o chip mobility 9700 e desde o começo aparecia um risco pequeno na tela. Atualizei a bios e de vez em quando travava tudo e eu tinha que reiniciar o pc. Antes de completar dois meses de uso, passou a travar direto (mantive os clocks padrões) ai eu voltei pra bios original mas mesmo assim não resolveu o problema. Antes que queimasse duma vez, fui na loja e troquei por uma Ge Cube 9600 pro com o chip rv350, coloquei a bios da powercolor que eu tinha inclusive ajustei o clock das memo para 204Mhz e tá funcionando belezinha, nunca mais resetou em jogo nenhum.

Faz horas que estou tentando chamar a atenção sobre essa questão das powercolor estarem vindo com esses chips de notebook, no meu caso ainda veio com o 9700 que foi projetado para rodar a até 450Mhz, mas não sei se por falta de sorte ou por causa do chip deu problema.

Agora a sua amigo com o 9600 mobility, esse chip foi feito pra rodar a até 350 Mhz. Pode conferir no meu tópico http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=392397 , tem o link de um site que fala do 9600 mobility, tem tabela de comparações e tudo.

Agora parece muita coincidência da sua placa estar apresentando o mesmo problema da minha.

Por gentileza, administradores e moderadores do Fórum: Tentem verificar mais a fundo se essas placas com chips de notebooks são um bom produto, se as adaptações necessárias para por esse chip em placa de desktop não estariam causando esses problemas.

Só lembrando, eu encontrei a bios de um 9700 mobility e tentei instalar na minha powercolor e mesmo assim ela continuou sendo reconhecida como RV350, sendo que o nome desse chip é M11 (A 9600 MOBILITY é M10).

Resumindo, para mim parece que não é só pegar um chip de notebook e soldar numa placa desktop, foram feitas alterações até no nome do chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Por gentileza, administradores e moderadores do Fórum: Tentem verificar mais a fundo se essas placas com chips de notebooks são um bom produto, se as adaptações necessárias para por esse chip em placa de desktop não estariam causando esses problemas.

Só lembrando, eu encontrei a bios de um 9700 mobility e tentei instalar na minha powercolor e mesmo assim ela continuou sendo reconhecida como RV350, sendo que o nome desse chip é M11 (A 9600 MOBILITY é M10).

Resumindo, para mim parece que não é só pegar um chip de notebook e soldar numa placa desktop, foram feitas alterações até no nome do chip.

Bom golfcharlie, pode ter certeza que essa não foi a 1ª vez que vi uma placa com chip projetado para ser usado em notebook ser aproveitado no uso em Desktops, também já vi pela internet algumas da nVidia, mas é lógico que para elas serem adaptadas tudo tem que ser bem projetado, sendo talvez os erros de projeto que tenham causado esses problemas com as Radeons da PowerColor.

Não é de hoje que as empresas costumam aproveitar o excesso de produção de chips gráficos em outras placas, quem não lembra das Radeons 9800PRO com chip gráfico da 9800XT? Inúmeras pessoas tiveram problemas com essas placas (eu inclusive), sendo que a conclusão mais plausível a que chegamos foi a de que o PCB da placa oferecia alimentação ideal para uma 9800PRO mas insuficiente para uma XT, que apesar de rodar na mesma frequência que o modelo PRO, deveria necessitar de uma tensão maior, causando com isso artefatos quando os clocks eram aumentados em alguns poucos MHz (apenas 5, no caso da minha), o que significa que ela já estava operando no limite e por conta disso ela foi danificada durante uma partida num jogo que exigia ao extremo dela.

Por isso repito o que coloquei posts acima sobre a questão, lembrando que logicamente outros possuem opinião divergente, vai de cada um: "sem problemas quanto a isso", desde que o produto tenha as mesmas características e o mesmo desempenho, o que parece não ser o caso dessas placas da PowerColor.

Em tempo, as placas Mobility Radeon 9700 usam processador gráfico baseado nas Radeons da série 9600, daí sua placa ser reconhecida como tendo o VPU R350.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom golfcharlie, pode ter certeza que essa não foi a 1ª vez que vi uma placa com chip projetado para ser usado em notebook ser aproveitado no uso em Desktops, também já vi pela internet algumas da nVidia, mas é lógico que para elas serem adaptadas tudo tem que ser bem projetado, sendo talvez os erros de projeto que tenham causado esses problemas com as Radeons da PowerColor.

Não é de hoje que as empresas costumam aproveitar o excesso de produção de chips gráficos em outras placas, quem não lembra das Radeons 9800PRO com chip gráfico da 9800XT? Inúmeras pessoas tiveram problemas com essas placas (eu inclusive), sendo que a conclusão mais plausível a que chegamos foi a de que o PCB da placa oferecia alimentação ideal para uma 9800PRO mas insuficiente para uma XT, que apesar de rodar na mesma frequência que o modelo PRO, deveria necessitar de uma tensão maior, causando com isso artefatos quando os clocks eram aumentados em alguns poucos MHz (apenas 5, no caso da minha), o que significa que ela já estava operando no limite e por conta disso ela foi danificada durante uma partida num jogo que exigia ao extremo dela.

Por isso repito o que coloquei posts acima sobre a questão, lembrando que logicamente outros possuem opinião divergente, vai de cada um: "sem problemas quanto a isso", desde que o produto tenha as mesmas características e o mesmo desempenho, o que parece não ser o caso dessas placas da PowerColor.

Em tempo, as placas Mobility Radeon 9700 usam processador gráfico baseado nas Radeons da série 9600, daí sua placa ser reconhecida como tendo o VPU R350.

Ahhh, agora sim, fico muito agradecido pela sua explicação e concordo com tudo que você escreveu.

Eu já estava ficando maluco com essa história :muro: pois ninguém falava algo concreto sobre isso.

Mas é bom ficar esperto com essas placas da Powercolor, pois me parece estranho que depois de sair a noticia que eles não estavam mais fabricando a 9600Pro (isso em 2004), agora apareçam ai essas placas com chips mobility, lembrando que a bios que estava na minha era do ano 2005.

Mas valeu mesmo pelas explicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sombra, realmente eu não li tudo só vi o título, só tem uma coisa, eu não to conseguindo achar a bios gravada na placa com o ati tools e o ati tray tools, eu não to achando a opção dump bios que você botou no tutorial

o resto eu já fiz só falta isso pra fazer a atualização da bios.

obrigado.

E outra coisa, quando eu atualizar a bios da placa ela ficará atualizada pra sempre(salvo se eu atualizar de novo)?

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!