Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho abaixo do esperado após upgrade de GTX 1660 Super para RTX 3060 Ti


Posts recomendados

Bom dia!

 

Venho tendo problemas com o desempenho da minha maquina, neste momento ela está com o seguinte hardware.

 

Processador - Core i5 9400F 

placa-mãe - Gigabyte Aorus B360M 

Placa de vídeo - RTX 3060TI 8 GB GDDR 6

memória RAM - 16 gb (2x8 gb) 3000Mhz DDR4

Fonte - CV650 Corsair

 

Desde que fiz o upgrade da minha antiga GTX 1660 Super, tenho tido baixo desempenho em jogos até mais leves como o CS, que tenho chegado a 50 fps dependendo do mapa, Rise of the Tomb Raider batendo também 50 fps. Com isso, decidi fazer um upgrade nesse fim de ano, que seria a placa-mãe e o processador, alguém pode me sugerir algum kit que fique bem com a 3060TI ? Meu orçamento é de R$ 3000.

 

Outra duvida, como pode ver, o tipo de memória que eu tenho não tem a GDDR igual da minha placa de vídeo, gostaria de saber se isso pode prejudicar também o desempenho da máquina? Se sim, teria que trocar elas também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Manoel Ribeiro Neto disse:

Outra duvida, como pode ver, o tipo de memória que eu tenho não tem a GDDR igual da minha placa de vídeo, gostaria de saber se isso pode prejudicar também o desempenho da máquina?

Memória da GPU não interfere na memória RAM, pode ficar tranquilo com isso. O unico ponto importante é escolher uma boa memória de frequência alta e CL baixo. Por ex: Gammix D10 8gb 3200mhz CL16.  

 

7 minutos atrás, Manoel Ribeiro Neto disse:

alguém pode me sugerir algum kit que fique bem com a 3060TI ?

Vai de i5 12400F+ H610 =R$1.900 ou 12400f + B660. =R$2.300.

Suas memórias poderão ser aproveitadas, só as troque se tiver sobra de orçamento ou vá vender as suas posteriormente, caso contrario continue com as mesmas.  

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Você fez a remoção completa dos drivers da sua GTX 1660 Super antes de instalar a nova placa de vídeo? Manter os drivers antigos pode gerar problemas de incompatibilidade, o que afeta o desempenho.

 

Memória da placa de vídeo não tem relação alguma com a memória RAM do PC, elas tem funções totalmente diferentes. Pra você entender melhor, a memória de vídeo para o chip gráfico é como se fosse a memória RAM para o processador do PC. O conjunto da placa de vídeo é como se fosse uma pequena placa-mãe, e ao conecta-la no seu PC você faz com que esses dois sistemas se comuniquem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Manoel Ribeiro Neto disse:

Fonte - CV650 Corsair

Para a 3060ti essa fonte não é ideal.   As linhas CV e VS da corsair são indicadas apenas para PCS de entrada, por conta de serem fontes com qualidade baixa-média.

Com a sobra de orçamento invista em uma fonte High-end Plus Gold.

Ex: Core reactor 650w R$590,00

Que é uma fonte topo de linha, com qualidade extremamente superior a CV650 e com 10anos de garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
38 minutos atrás, Manoel Ribeiro Neto disse:

Desde que fiz o upgrade da minha antiga GTX 1660 Super, tenho tido baixo desempenho em jogos até mais leves como o CS, que tenho chegado a 50 fps dependendo do mapa

Eu jogo CS:GO no 1920x1080 e em mapas competitivos não baixa de 200fps. Não deveria ter os fps tão baixos.

Upgrade é sempre bom, mas esse desempenho não está de acordo com sua configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Dratted disse:

Drivers de processador antigo chega a dar problema?

De processador não, por que não precisa de driver pra processador.  Apenas os de Placa de vídeo[GPU] podem acabar tendo incompatibilidades.

 

Use o DDU [Display Driver Uninstaller], é uma ferramenta que busca todos os drivers de vídeo antigos que ainda esteja na sua máquina para remover

Após isso, você instala o driver mais recente novamente, com o Gforce experience.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Bom dia. Você fez a remoção completa dos drivers da sua GTX 1660 Super antes de instalar a nova placa de vídeo? Manter os drivers antigos pode gerar problemas de incompatibilidade, o que afeta o desempenho.

 

Memória da placa de vídeo não tem relação alguma com a memória RAM do PC, elas tem funções totalmente diferentes. Pra você entender melhor, a memória de vídeo para o chip gráfico é como se fosse a memória RAM para o processador do PC. O conjunto da placa de vídeo é como se fosse uma pequena placa-mãe, e ao conecta-la no seu PC você faz com que esses dois sistemas se comuniquem.

Eu fiz a remoção dos drivers antigos com o DDU, mais de uma vez, testei outros drivers para ver se tinha algum desempenho melhor mas não obtive. Hoje estou com o driver mais recente.

8 horas atrás, Alex Weiss disse:

Para a 3060ti essa fonte não é ideal.   As linhas CV e VS da corsair são indicadas apenas para PCS de entrada, por conta de serem fontes com qualidade baixa-média.

Com a sobra de orçamento invista em uma fonte High-end Plus Gold.

Ex: Core reactor 650w R$590,00

Que é uma fonte topo de linha, com qualidade extremamente superior a CV650 e com 10anos de garantia.

Obrigado pelas dicas, acho que vou de 12400F e aproveitar para trocar a fonte pela que voce me indicou de 850W. 

8 horas atrás, Pedroou disse:

Eu jogo CS:GO no 1920x1080 e em mapas competitivos não baixa de 200fps. Não deveria ter os fps tão baixos.

Upgrade é sempre bom, mas esse desempenho não está de acordo com sua configuração.

Eu tambem estranhei, porém, já fiz de tudo para tentar consertar mas não tive sucesso, o jeito é fazer o upgrade mesmo.

8 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Manoel Ribeiro Neto Bom dia

 

Como está o uso de processador e GPU?

Qual resolução você está usando e qual configuração gráfica do jogo?

No CS eu utilizo os graficos quase tudo no baixo, ja o Tomb Raider eu coloco tudo no ultra e ambos dão o mesmo FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
14 horas atrás, Manoel Ribeiro Neto disse:

fonte pela que voce me indicou de 850W. 

Não precisa de 850w.

 

14 horas atrás, Manoel Ribeiro Neto disse:

Eu tambem estranhei, porém, já fiz de tudo para tentar consertar mas não tive sucesso, o jeito é fazer o upgrade mesmo.

Tentou formatar? Fazer um upgrade para talvez seguir o problema é complicado. Como disse, o upgrade é sempre bom, mas tentaria resolver isso antes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!