Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Estou procurando algumas opções para fazer um upgrade no meu PC. Atualmente estou jogando jogos como: BF4 e Assassin's Creed Valhalla. O ponto é, eu jogo tranquilamente BF4 sem nenhum problema, a questão é no AC Valhalla. Tive o mesmo problema com AC Origins e AC Odssey, onde o jogo passa por um lag momentâneo, penso que isso tem a ver com o FPS pois ocorre queda drástica em determinadas regiões do jogo. Eu tenho ciência que o meu PC precisa de mais de 8GB de RAM para rodar um jogo desse nível mais tranquilo carregando as informações sem problemas. A questão real é: Se eu colocar mais uma memória RAM esses problemas para carregar informações no jogo acaba? Se isso não ocorrer, será preciso realizar um upgrade em alguns hardwares (Placa de vídeo e Processador).

As especificações do meu computador são:

placa-mãe: Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4

Fonte: Fonte Aerocool ATX 600W 80 Plus Bronze Full Range

Placa de vídeo: Placa de vídeo ASRock Phantom Gaming D Radeon RX570 4G

Memora RAM: Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4

Processador: Processador AMD Ryzen 3 3200G, Cache 4MB, 3.6GHz (4GHz Max Turbo)

Seguindo essas informações que deixei acima, será viável (caso o problema não seja resolvido com outra memória RAM) eu fazer upgrade da minha placa de vídeo para (Placa de Vídeo RX 580 PowerColor Red Dragon AMD Radeon, 8GB GDDR5) e processador (Processador AMD Ryzen 7 5700G, 3.8GHz (4.6GHz Max Turbo), Cache 20MB, 8 Núcleos, 16 Threads, Vídeo Integrado, AM4 - 100-100000263BOX)?

Agradeço desde já as dicas e conselho de vocês!!!

Postado
5 minutos atrás, VittuDimitri disse:

A questão real é: Se eu colocar mais uma memória RAM esses problemas para carregar informações no jogo acaba? Se isso não ocorrer, será preciso realizar um upgrade em alguns hardwares (Placa de vídeo e Processador).

Eh... não. Você tem um processador quad core sem SMT que tem IPC relativamente baixo, então vai sofrer em jogos mais pesados e paciência. No máximo você consegue dar uma aliviada com mais RAM e um OC nela para aumentar o desempenho do processador, mas mesmo isso não vai fazer milagre.

7 minutos atrás, VittuDimitri disse:

Seguindo essas informações que deixei acima, será viável (caso o problema não seja resolvido com outra memória RAM) eu fazer upgrade da minha placa de vídeo para (Placa de Vídeo RX 580 PowerColor Red Dragon AMD Radeon, 8GB GDDR5) e processador (Processador AMD Ryzen 7 5700G, 3.8GHz (4.6GHz Max Turbo), Cache 20MB, 8 Núcleos, 16 Threads, Vídeo Integrado, AM4 - 100-100000263BOX)?

De uma 570 para uma 580, nem faça o up. É melhor, sim, mas não vale a dor de cabeça; junte uma grana e já compre algo um pouco mais potente e menos velho.

Sobre o processador, o 5700g é furada. Suas opções são o 5600, que é o mais custo/benefício hoje em dia, ou o 5700x, que vai durar um pouco mais e é o limite do que você pode colocar no seu PC.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Cara, baixa o MSI Afterburner e olha o que está sendo mais usado, se for sua placa de vídeo ou ram, vê qual vai estar em 100%.

Se tu não identificar, começa comprando uma memória RAM, porque é mais barato e se for a solução é ótimo.

F*da é comprar um processador e placa de vídeo novos e o problema ser algo tão baratinho (acho que independente da condição financeira ninguém quer gastar dinheiro à toa.)

5 minutos atrás, Imakuni disse:

Eh... não. Você tem um processador quad core sem SMT que tem IPC relativamente baixo, então vai sofrer em jogos mais pesados e paciência. No máximo você consegue dar uma aliviada com mais RAM e um OC nela para aumentar o desempenho do processador, mas mesmo isso não vai fazer milagre.

De uma 570 para uma 580, nem faça o up. É melhor, sim, mas não vale a dor de cabeça; junte uma grana e já compre algo um pouco mais potente e menos velho.

Sobre o processador, o 5700g é furada. Suas opções são o 5600, que é o mais custo/benefício hoje em dia, ou o 5700x, que vai durar um pouco mais e é o limite do que você pode colocar no seu PC.

Concordo com as palavras do amigo. da 570 pra 580 não vale a incomodação, por pouco mais pega uma 1660.

Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Cara, isso acho que tu  ta equivocado, o custo beneficio do 5600 é absurdamente superior ao 5700x.  A diferença real é minima em jogos pesados, mesmo em FHD o 5600 leva de boa até uma 3080 ti, claro que, em jogos com altas taxas de fps, como cs go, valorant, etc.. ele prioriza a velocidade dos clock, e não tanto os núcleos, então o 5700x ganha bastante fps em comparação ao 5600, mas em cyberpunk, horizon zero down, etc.. a diferença é de menos de 3%, é ridicula  pela diff de preço entres os dois.

4 minutos atrás, Loader105x disse:

Cara, isso acho que tu  ta equivocado, o custo beneficio do 5600 é absurdamente superior ao 5700x.  A diferença real é minima em jogos pesados, mesmo em FHD o 5600 leva de boa até uma 3080 ti, claro que, em jogos com altas taxas de fps, como cs go, valorant, etc.. ele prioriza a velocidade dos clock, e não tanto os núcleos, então o 5700x ganha bastante fps em comparação ao 5600, mas em cyberpunk, horizon zero down, etc.. a diferença é de menos de 3%, é ridicula  pela diff de preço entres os dois.

A construção do 5700, é a mesma do 5600 e 5600x, ela tem o TDP baixo, porém é 8 núcleos, ela esquenta muito mais que por exemplo, um 5600 ou 5600x, o  resultado : 5600 precisa de um gammax v2 no minimo, um 5600x um gammax v2 da conta, mas não é tão aconselhavel, já partindo pros scythe ninja ou um water cooler 120mm. e o 5700x ai sim no minimo, um scythe ninja pra segurar, e se quiser ter uma margem boa para o boost de clock funcionar bem e não limitar quando tiver com muito uso e consequentemente muito quente, ai é water cooler 240mm. no final, a diff´e de 400 reais em processador + uns 300 em cooler, 700 reais para cerca de 9% a mais de fps em jogos competitivos e 3 a mais em jogos pesados, sei la, não vale a pena ao meu ver.

@ImakuniMas esse 5700G é furada total, isso eu concordo 100%.

Postado
3 minutos atrás, Loader105x disse:

Cara, isso acho que tu  ta equivocado, o custo beneficio do 5600 é absurdamente superior ao 5700x.

...ué. Foi o que eu disse, o 5600 é o mais custo/benefício atual. E que o 5700x é pouca coisa melhor e consideravelmente mais caro, o que significa custo/benefício pior, mas ainda dá para justificar a compra.

5 minutos atrás, Loader105x disse:

A construção do 5700, é a mesma do 5600 e 5600x, ela tem o TDP baixo, porém é 8 núcleos, ela esquenta muito mais que por exemplo, um 5600 ou 5600x, o  resultado : 5600 precisa de um gammax v2 no minimo, um 5600x um gammax v2 da conta, mas não é tão aconselhavel, já partindo pros scythe ninja ou um water cooler 120mm. e o 5700x ai sim no minimo, um scythe ninja pra segurar, e se quiser ter uma margem boa para o boost de clock funcionar bem e não limitar quando tiver com muito uso e consequentemente muito quente, ai é water cooler 240mm. no final, a diff´e de 400 reais em processador + uns 300 em cooler, 700 reais para cerca de 9% a mais de fps em jogos competitivos e 3 a mais em jogos pesados, sei la, não vale a pena ao meu ver.

Oi?

Primeiro que TDP não importa, é uma medida completamente inútil. Não, sério, a forma como ele é "calculado" é colocando valores aleatórios em uma fórmula para fazer sair o número que a AMD quiser; e não, "energia consumida (ou dissipada)" não entra nessa fórmula.

Segundo, você falou de WC de 120mm. A única razão deles existirem é para situações mini-itx em que não tem espaço, aí realmente não tem saída. Mas fora isso, WC de 120 é furada. Ponto.

Terceiro, o 5700 consome mais energia sim, e a tendência é esquentar mais sim. Mas se por um lado que a diferença de desempenho é pouca, como nós dois concordamos, acredite se quiser: a diferença na temperatura é pouca também! Começa que o consumo não é tão maior assim, e ajuda também que a área gerada também é maior, o que ajuda o cooler. No fim das contas, não é uma diferença tão preocupante que você vá ter que pular para uma categoria de cooler diferente.

Quarto, o 5600 e o 5600x são o mesmo processador. O cooler que dá conta de um, dá conta do outro.

E por último, não precisa de cooler monstro para segurar o clock de boost. Um WC de 240mm ajuda, claro, mas não é necessário; o mesmo gammax 400 que segura o 5600, segura o 5700x também, com a única ressalva de que vai fazer um pouco mais de barulho. Mas só.

Em resumo, cuidado com a abobrinha. Eu até entendo um pouco de hardware para conseguir identificar esses problemas, mas o amigo que fez o tópico provavelmente não, então sempre dê uma boa pensada antes de postar.

• Curtir 2
Postado
16 horas atrás, Imakuni disse:

...ué. Foi o que eu disse, o 5600 é o mais custo/benefício atual. E que o 5700x é pouca coisa melhor e consideravelmente mais caro, o que significa custo/benefício pior, mas ainda dá para justificar a compra.

Oi?

Primeiro que TDP não importa, é uma medida completamente inútil. Não, sério, a forma como ele é "calculado" é colocando valores aleatórios em uma fórmula para fazer sair o número que a AMD quiser; e não, "energia consumida (ou dissipada)" não entra nessa fórmula.

Segundo, você falou de WC de 120mm. A única razão deles existirem é para situações mini-itx em que não tem espaço, aí realmente não tem saída. Mas fora isso, WC de 120 é furada. Ponto.

Terceiro, o 5700 consome mais energia sim, e a tendência é esquentar mais sim. Mas se por um lado que a diferença de desempenho é pouca, como nós dois concordamos, acredite se quiser: a diferença na temperatura é pouca também! Começa que o consumo não é tão maior assim, e ajuda também que a área gerada também é maior, o que ajuda o cooler. No fim das contas, não é uma diferença tão preocupante que você vá ter que pular para uma categoria de cooler diferente.

Quarto, o 5600 e o 5600x são o mesmo processador. O cooler que dá conta de um, dá conta do outro.

E por último, não precisa de cooler monstro para segurar o clock de boost. Um WC de 240mm ajuda, claro, mas não é necessário; o mesmo gammax 400 que segura o 5600, segura o 5700x também, com a única ressalva de que vai fazer um pouco mais de barulho. Mas só.

Em resumo, cuidado com a abobrinha. Eu até entendo um pouco de hardware para conseguir identificar esses problemas, mas o amigo que fez o tópico provavelmente não, então sempre dê uma boa pensada antes de postar.

é.. acho que tu ta certo mesmo. mas o 5600 e o 5600x são o mesmo processador é só na teoria ne, é tipo dizer que a 3060 é a mesma que a 3060 ti, 3070 e 3070 ti por conta que equipam o mesmo chipset (GA104), são os mesmo processadores mas o 5600x tem um boost muito maior, consequentemente esquentando mais.

@Imakuni E desculpe amigo, não havia visto que tu tinha recomendado o 5600, li errado, erro meu.

Postado
7 minutos atrás, Loader105x disse:

mas o 5600 e o 5600x são o mesmo processador é só na teoria ne, é tipo dizer que a 3060 é a mesma que a 3060 ti, 3070 e 3070 ti por conta que equipam o mesmo chipset (GA104), são os mesmo processadores mas o 5600x tem um boost muito maior, consequentemente esquentando mais.

Essa sua analogia está completamente errada. Se fosse comparando o 5600 e o 5700x, beleza: ambos são baseados no mesmo chip com núcleos desabilitados, exatamente igual às placas de vídeo. Mas não é o caso entre o 5600 e o 5600x; aqui a comparação seria entre uma 3060 e outra 3060 com clock de fábrica marginalmente maior.

De novo, cuidado com a abobrinha.

• Haha 1
Postado
21 horas atrás, Loader105x disse:

....em jogos com altas taxas de fps, como cs go, ... prioriza a velocidade dos clock, e não tanto os núcleos, então o 5700x ganha bastante fps em comparação ao 5600,

Clock base - turbo.

5600   - 3.5 - 4.4 GHz

5600X - 3.7 - 4.6 GHz

5700X - 3.4 - 4.6 GHz

Como o clock base do 5600X é maior e o turbo igual, no CS:GO o 5600X chega dar uns FPS a mais (<2%) que o 5700X, já o 5600 por ter 200MHz a menos nos dois clock fica uns 10% atrás. A vantagem do 5700X é  menor variação do FPS ente min <> max.

https://i.postimg.cc/sfNN6LYt/5600-Xx5700-X.jpg

Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Clock base - turbo.

5600   - 3.5 - 4.4 GHz

5600X - 3.7 - 4.6 GHz

5700X - 3.4 - 4.6 GHz

Como o clock base do 5600X é maior e o turbo igual, no CS:GO o 5600X chega dar uns FPS a mais (<2%) que o 5700X, já o 5600 por ter 200MHz a menos nos dois clock fica uns 10% atrás. A vantagem do 5700X é  menor variação do FPS ente min <> max.

https://i.postimg.cc/sfNN6LYt/5600-Xx5700-X.jpg

Ok.

Postado

@Imakuni Realmente eu me perco nessas partes mais técnicas, entendo sobre como montar e tudo mais, porém sobre qual tem o maior desempenho me perco muito.

No resumo do que vocês falaram: O processador que será melhor custo/beneficio é o 5600 ou 5700x por ser "mais atual"???

Em 26/12/2022 às 16:55, Imakuni disse:

Essa sua informação "é o limite do que você pode colocar no seu PC." Você refere ao que? Seria a placa-mãe que suporte somente até esse processador?

Postado

31 minutos atrás, VittuDimitri disse:

Essa sua informação "é o limite do que você pode colocar no seu PC." Você refere ao que? Seria a placa-mãe que suporte somente até esse processador?

Sim, por limitação do VRM da ASUS Prime B450M, que é placa-mãe de entrada, pode até usar um Ryzen 5800X3D nela mas vai forçar o VRM.

E também no sentido do que vale a pena, do ponto de vista de jogos nenhum CPU AM4 acima do 5700X da ganho de FPS que justifique o custo. Até mesmo o 5800X3D - que é otimizado para jogos, dá poucos FPS a mais.

Neste comparativo o ganho do gráfico de cima em alguns jogos é mais devido a troca da VGA 3060 pela 3080.

Além disso, quando a "vida útil" do 5700X se "esgotar" daqui a alguns anos é bem provável que 5800X3D não fará mais sentido face as novas opções de CPU do mercado, então comprar placa-mãe mais cara agora só para garantir o "upgrade futuro" na plataforma AM4 é ilusão, para não dizer burrice.

• Amei 1
  • Solução
Postado

De novo, o 5600 tem ótimo desempenho e preço. Já o 5700x é um pouco melhor em desempenho, mas também custa mais. E aí você tem que decidir se quer um produto melhor (5700x) ou se prefere gastar menos (5600). Por bem ou mal, não dá para ter os dois.

Sobre o 5700x ser o limite, é por várias razões. Primeiro que sua placa não aguenta processadores com nais núcleos como o 5900x. Segundo que a AMD já mudou de soquete, então não vai ter nada mais lançando. E por fim, você até poderia colocar o 5800x3D, que seria ainda melhor que o 5700x, mas todo o resto do PC teria que sofrer sérios upgrades para ter alguma diferença, além de ser também muito mais caro, então eu nem considerei essa opção como boa ideia para o seu caso.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!