Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de desempenho nos jogos apos adicionar uma nova memória ram!


Ir à solução Resolvido por Dratted,

Posts recomendados

Olá!! Recentemente eu comprei + 8gb de memória ram, deixando meu PC com 24gb de ram só que perdi desempenho nos jogos, o Assassins Creed que ia de 60 a 100fps, passou a rodar de 30 a 50 fps, o valorant que rodava de 120 a 200 fps, passou a rodar de 50 a 70 fps. Queria saber se formatar o PC possa ajudar nisso.

Minhas duas primeiras memórias eram memória Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 2666Mhz Vermelha, TLPRD48G2666HC18H01
A nova que eu comprei é memória Team Group T-Force Vulcan Z 8GB (1x8) DDR4 2666MHz Vermelha, TLZRD48G2666HC18H01 (a versão da Pichau está esgotada)

Meu processador é um AMD Ryzen 5 4600G, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz (4.2GHz Turbo), Cache 11MB, AM4, 100-100000147BOX

Eu queria voltar a jogar The Witcher, que rodava relativamente bem, dava até para fazer live no discord tranquilamente com ele rodando, mas com essa perda de desempenho nesses outros 2 jogos, acho que não vá rodar que nem antes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso de três memórias RAMs é contra-indicado, pois além de bagunçar o suporte a dual-channel, ainda pode causar instabilidades na controladora da RAM. O ideal para processadores comuns é usar memória RAM e par, mesmo usando dois pares (quatro pentes) você ainda pode perder um pouco de desempenho, mesmo sendo mais estável que usar três pentes.

 

Por qual motivo você precisa de mais do que 16GB de RAM? E se você realmente precisa de mais RAM, por que não substituir os seus dois pentes de 8GB 2666MHz por outros dois de 16GB 3200MHz? Você também está perdendo desempenho por rodar numa frequência baixa dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Bom comentário.

 

@Nathalia Patricia

 

Para mim não está fazendo sentido, a memória RAM serve para segurar os programas em 1º e em background rodando no PC, por exemplo, se você quiser abrir 2 jogos ao mesmo tempo, com certeza mais memória RAM faria sentido e uma placa de vídeo também.

 

Outrossim, Se você estiver abrindo diversos jogos, programas, abas de navegadores, músicas, vídeos em 4k ou 8k, ao mesmo tempo, só por que colocou mais uma memória RAM, com certeza irá consumir bastante memória e o FPS irá cair por conta até do processamento de gráfico que a GPU iria aguentar.

 

Destarte, o que eu estou imaginando é que quando você foi alterar as memórias deve ter acontecido alguma coisa ou o técnico supostamente mexeu no seu hardware, enfim. Se a resposta for não, o comentário do GuilhermeGB é válido.

 

Fui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB @ZTM
Então, a compra de mais uma memória de 8gb foi por que eu ja havia 2 de 8gb, por conta do meu trabalho preciso abrir 2 programas ao mesmo tempo, com 16gb de memória ja cheguei a perder arquivo pela falta de memória RAM, ou não conseguir fazer algo que precisava, por isso comprei mais uma, com esses 24gb ficou muito melhor nesse quesito, mas como consequência perdi fps nos jogos. Mesmo fechando tudo q esta aberto em segundo plano, o fps não aumenta muito e chega a cair a 0 por 1 segundo as vezes. Então terei que comprar 2 de 16gb no lugar dessas 3 de 8gb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nathalia Patricia a partir do momento que você ultrapassa dos 16GB de RAM, onde você estaria usando 8+8 em dual-channel, sua memória passa a operar em single-channel para fazer uso dos três pentes. O desempenho do gráfico integrado é fortemente depende da configuração de memória, e quando ela opera em single-channel você perde desempenho. Não só o vídeo integrado, o processador também tende a perder desempenho, só que geralmente numa escala menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nathalia Patricia

 

Comprar 2 de 16 GB pode ser interessante, mas você não acha que irá continuar caindo o FPS? Lembrando que FPS é Frames por Segundo, que é o processamento das taxas de quadros por segundo, ou seja, você não mencionou qual é a sua placa de vídeo para o pessoal dar uma analisada, se você quer ganhar FPS, todo técnico vai falar para você comprar uma placa de vídeo melhor e um processador que aguente, entendeu? Não sou do time AMD, mas verifiquei que este processador seria equivalente ao Core i5 10400, certo? Será que não está batido? Estou levando em conta que você é uma "stramer famosa". Outro fator é que quanto de memória RAM sendo consumida, tudo isso irá cair em cima do processador. Logo, o vídeo e a memória estão todos em cima do processador, nossa coitado.

 

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nathalia Patricia você ganharia mais com 2x16GB 3200MHz, como eu disse antes. Se for usar quatro pentes ainda continuará presa aos 2666MHz.

 

OBS: Mesmo que tentasse usar 4x8GB 3200MHz, a controladora de RAM provavelmente não conseguiria estabilizar essa frequência com quatro pentes, já vi muitos casos desse tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!