Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

iCLAMPER é realmente confiável ?? Ligar PC na tomada


Kold.

Posts recomendados

Ola fórum, boa tarde !

 

Gostaria de tirar duas dúvidas se possível, quem puder me responder eu agradeço muito porque estou num impasse !

 

Estou para montar meu setup gamer, e esse sim foi um investimento significativo para mim, e agora na reta final da montagem, fui atrás do famoso Iclamper, que é o que todos recomendam veementemente em tudo quanto é lugar ! Daí beleza, fui na Amazon pra encomendar o meu, e assim como todo produto que compro fui dar uma olhada nas reviews. O que acontece é: Ainda que a maioria massiva sejam sim de reviews positivas, existe um quantidade consideravel de reviews negativas !

 

Problemas como: Aparelho dando choque, pinos ou soltos ou presos de mais, o filtro de linha parando de funcionar no primeiro surto elétrico sendo que filtros de outras marcas se mantinham, etc...

 

Dentre esses problemas, tem até relatos de pessoas que ao fazer a mudança para o filtro de linha perderam sua fonte. E sim, eu desconsiderei essas reviews que faziam a mudança do estabilizador para o filtro, porque é muito provavel que eles não tenham se atentado a chave seletora ao fazer a mudança.

 

Porém há relatos que aparentam ter sido feito o uso devido do produto, e ainda assim aconteceram danos significativos, e é isso que me preocupa !

image.png.1045f9e36da11d0815076ac4419b0aad.pngimage.png.08e626039f72544bbe4f4d3c5e30ed25.pngimage.png.65144b455b3269a34b37b663a607acf0.pngimage.png.3a239d280aa114501305519ef7d8cfbd.png

 

Vou deixar o link para os demais reviews negativos caso alguém tenha interesse, mas eu me atentei aos problemas unicamente que possivelmente levariam a um prejuízo significativo !

 

Bom, resumindo a situação, o que vocês acham sobre isso ?

 

Eu estou considerando continuar usando direto na tomada como sempre usei e nunca tive problemas do tipo. Sempre usei, PC, TV, Geladeira, Máquina de Lavar, tudo sem um histórico sequer de perda.

 

As quedas de luz que acontecem aqui são bastante incomuns, da pra contar no dedo as vezes durante um ano. Considero que talvez essa preocupação a mais é pra justamente pra quem tem problemas de eletricidade mais rotineiros.

 

Sem falar que pesquisando sobre, falam que as fontes principalmente de hoje em dia já vem com proteções pra variações, quedas, etc...

 

Bom, gostaria de outras opiniões aí pra me decidir. Muito obrigado desde já à todos !

 

O que vocês acham ??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião,

 

Não existe um produto perfeito, dispositivos eletrônicos são suscetíveis a falhas, defeitos de fabricação e a qualquer outro tipo de problema. Dito isso, você pode ter o melhor filtro de linha, com proteção de ponta mas se sua fonte for meia boca, o que adianta? 

Não vamos generalizar e dizer que o defeito está na parte elétrica, sabemos que no Brasil as instalações elétricas em uma residência não é lá aquelas coisas.. então quem sabe, em alguns casos, a má instalação ajudou a agravar o problema? Os produtos da iClamper tem seu destaque justamente por "resolver" esse tipo de problema mas ele não faz mágica e nenhum produto fará.

Se você conectar ele a uma tomada que não possui aterramento, de fato, você está comprando uma extensão por que no primeiro pico de energia, ele irá queimar e quem sabe levar algum componente do seu computador junto. 

Eu acredito que é necessário um conjunto de soluções para evitar esses tipos de problemas.

De maneira nenhuma estou recomendando isso mas eu comprei um filtro de linha de 20 reais que não tem  marca alguma, a única proteção que ele possui é um fusível... na minha casa não tem picos de energia mas a energia cai com certa frequência, estou há uns 3 anos com esse mesmo filtro de linha e ainda não tive nenhum problema.

Não sei se te ajudei mas contei um pouco do que eu gostaria de falar, espero que ajude na sua decisão

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Kold. disse:

Problemas como: Aparelho dando choque, pinos ou soltos ou presos de mais, o filtro de linha parando de funcionar no primeiro surto elétrico sendo que filtros de outras marcas se mantinham, etc...

Esses relatos acontecem devido a falta de aterramento e devido ao mecanismo de proteção do iClamper. A falta de aterramento causa choques e problemas nos eletrônicos, Enquanto o iClamper procura proteger, 99% dos filtros de linha no mercado brasileiro nem tentam, só deixam a corrente passar, por isso sobrevivem tanto tempo mesmo depois de vários surtos. São réguas.

41 minutos atrás, Kold. disse:

Dentre esses problemas, tem até relatos de pessoas que ao fazer a mudança para o filtro de linha perderam sua fonte. E sim, eu desconsiderei essas reviews que faziam a mudança do estabilizador para o filtro, porque é muito provavel que eles não tenham se atentado a chave seletora ao fazer a mudança.

 

Porém há relatos que aparentam ter sido feito o uso devido do produto, e ainda assim aconteceram danos significativos, e é isso que me preocupa !

Os Xbox pelo o que sei não são bivolt, pelo menos o 360 não é, e se um Xbox está rodando a 110V com um transformador, estabilizador ou coisa assim que deixa a corrente em 110V enquanto a tomada é 220V, o filtro de linha não transforma a energia de 220V em 110V, passa direto.

44 minutos atrás, Kold. disse:

Sem falar que pesquisando sobre, falam que as fontes principalmente de hoje em dia já vem com proteções pra variações, quedas, etc...

Possuem mas só as mais caras. E mesmo as mais caras precisam de uma proteção extra pra garantir que o equipamento continue funcionando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Kold. Boa tarde!

O aparelho dá choque nos filtros de linha da Clamper quando não há aterramento, devido ao capacitor de filtragem. O choque normalmente é leve, se for muito forte provavelmente a polaridade da tomada da pessoa está invertida.
Sobre surtos, esses filtros de linha da Clamper são DPS classe III, servem apenas para pequenos surtos, e não grandes surtos como por exemplo uma queda de raio diretamente na rede elétrica próxima da sua casa. Para esses surtos maiores, o correto é instalar DPS no quadro de disjuntores da sua casa, e também no padrão de entrada. Se um raio cair no poste próximo da sua casa, o filtro de linha não vai proteger, mas os DPS que mencionei provavelmente irão.
Quanto aos casos de vídeo-game queimando, provavelmente foram casos ocorridos pelo que o nosso amigo @Pepse mencionou, o usuário comprou achando que vai transformar 220V em 110V, e acaba queimando o aparelho por isso. Isso que a Clamper deixa bem claro na embalagem que não é estabilizador e nem transformador de tensão!

21 horas atrás, Pepse disse:

Possuem mas só as mais caras. E mesmo as mais caras precisam de uma proteção extra pra garantir que o equipamento continue funcionando.

Na verdade toda fonte minimamente decente tem alguma proteção contra quedas de energia, e também protege contra variações de tensão (é pra isso que serve o PFC ativo). Mas claro que quanto mais cara a fonte, melhor é essa proteção. A XPG Core Reactor tem até um relé para isolar o circuito da rede elétrica quando o PC está desligado...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já de antemão desculpa dar uma "tréplica" tanto tempo depois, estava pesquisando bastante pra não fazer perguntas tolas e gastar o tempo de vocês à toa !

 

@ThiagoMagalhães0 Muito obrigado Thiago ! Pro meu caso realmente saber quanto mais pessoas "abstem" do uso do tal filtro de linha extremamente recomendavel é muito válido, porque confesso que é a situação que eu ainda estou tendenciado a escolher, então foi de grande ajuda sim ! 😄

 

@Ferox Graxaim @Pepse  Me atendo primeiramente ao lance dos consoles X-box, eu não sou o melhor a dizer porque não tenho console, mas foi como eu citei anteriormente no tópico:

 

"Não vou considerar pessoas que fizeram a troca do estabilizador para o filtro de linha, por conta da necessária mudança da tensão"

 

Dito isto, mesmo havendo chave seletora nos consoles, eu acredito que não seja muito comum vermos pessoas ligando seus vídeo-games antes num estabilizador e depois da tomada não é ? Se alguém faz isso pelo menos ao meu ver é extremamente incomum, desculpe se eu estiver errado !

 

Ou seja, eles ja colocavam seus consoles diretamente na tomada, então eles não precisariam fazer uma troca de tensão para uma mudança segura pro iclamper, correto ? Por favor me apontem se eu tiver cometido alguma falha no entendimento !

 

Por fim, deixa eu te perguntar @Ferox Graxaim

 

Fazendo minhas pesquisas aqui, e vou te contar ein, ja to até me cansando de pesquisar porque ja to com o pc tudo pronto só quero fechar essa questão e já estou nessa há mais de uma semana 😂 Mas segurança em primeiro lugar né ?

 

Mas enfim, pesquisando descobri que claramente, não existe mal ligar direto na tomada, apenas não teria essa proteção a mais.

 

Porém como você mesmo disse, o Filtro de Linha seria apenas a proteção de classe III. Daí eu me pergunto, a minha fonte, uma Cooler Master MW V2 Bronze já não viria com uma proteção de tal nível ? Tornando assim quem sabe... Redundante ter um filtro de linha ?

Eu me baseei nestes argumentos aqui, e essas são as proteções que se dizem inclusas na minha fonte (PFC Ativo e essas outras que não sei o que são):

image.png.bee6cbf4272f9a1f0b6d0839a28c91cd.png

image.thumb.png.825df2766096868af9b2d6f69357e317.png
image.thumb.png.9b3efbf9acead1a9c06a2f0bd8362f0d.png

Me desculpe mesmo não só a você quanto ao fórum pela "insistencia" é porque esse meu pc mais barato atualmente eu sempre usei na tomada sem históricos de problemas, e sabe aquela de "time que ta ganhando não se mexe" ?? 😆

Ao que tudo indica realmente as graves falhas do Iclamper a maioria delas são realmente por uso indevido. Mas as proteções mais importantes realmente sao as Classes I e II que nem são tão citadas assim quando alguém recomenda o Iclamper né ?

 

Eu só queria uma "tranquilidade" de saber que não estaria correndo grandes riscos em abdicar do Iclamper.

Obrigado !

Obs: Ah sim, esqueci de falar que nos poucos episódios que falta luz eu já sempre tiro por costume tudo da tomada até voltar tudo !

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 11/01/2023 às 15:20, Kold. disse:

Porém como você mesmo disse, o Filtro de Linha seria apenas a proteção de classe III. Daí eu me pergunto, a minha fonte, uma Cooler Master MW V2 Bronze já não viria com uma proteção de tal nível ? Tornando assim quem sabe... Redundante ter um filtro de linha ?

Não, pois o DPS classe III incluso nos filtros de linha da Clamper são muito melhores do que a proteção contra surtos de fontes mais acessíveis. Mesmo assim não é só a fonte do computador que está em jogo: tem também o monitor, roteador e aparelhos que talvez estejam conectados ao PC. Falando do monitor, um surto de tensão pode sair pelo cabo de vídeo do monitor e queimar sua placa-mãe (ou placa de vídeo, se tiver uma). O caso mais comum é com roteadores: surto pode vir pelo cabo de rede e queimar o CI de rede da placa-mãe. Ter rede fibra óptica ajuda a diminuir esse risco, mas não o elimina, pois o surto pode vir pela tomada que alimenta o roteador e sair pelo cabo de rede. Por isso é sempre importante usar proteção nesses aparelhos.

Mas como falei, é um DPS classe III, protege apenas contra pequenos surtos. Para uma proteção mais efetiva, é extremamente importante ter DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada, esses sim protegem contra surtos maiores vindos da rede elétrica (DPS classe I protege contra raios que caem direto no poste próximo da casa, para ter ideia).

Mesmo assim, recomendo sempre retirar todos os eletrônicos da tomada em caso de tempestades, e retire-os imediatamente assim que faltar energia (antes que a energia volte).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!