Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair CX 750 dá um pulso, movimenta os fans brevemente e desliga


Posts recomendados

Opa. Boa tarde.
Sei que faz tempo. Mas conseguiu resolver este problema?

Tenho o mesmo problema.

Minha fonte é uma Corsair CX 750.

Usei ela por 3 anos em um PC com placa-mãe ASUS LGA775.
Montei um PC com huananzhi x99 f8 e Xeon. 
Placa de vídeo GTX 1660 Super. (esta também usei na config anterior)
Ao ligar a fonte no PC ela só dá um pulso, movimenta os cooler por 1 segundo e não continua.
Porém ao ligar uma fonte inferior, uma one power de 500W, o PC liga normalmente.
Alguém sabe dizer o que pode ser ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@JR Martins Olá, seja bem-vindo ao Clube do Hardware! 🙂

 

Para manter a organização do Fórum e aumentar as chances de obter respostas, seu post foi movido para tópico próprio.

 

No outro computador a fonte ainda funciona normalmente? Ela está ligada diretamente na tomada ou em algum equipamento (como no-break)?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Kairan e Guilherme, obrigado pela ajuda.
Então, para informação ela é uma fonte bivolt automática.
Esta fonte já tem mais de 4 anos de uso. Comprei de segunda mão. Somente comigo trabalha direto a 3 anos. Muitas vezes meu antigo setup rodou por 3 dias direto, sem desligar.
Testei esta fonte, montada ao novo PC tanto diretamente a rede de energia como ligado a um estabilizador de 1000W.

Testei também fora do PC jumpeando o cabo principal e funcionou normalmente.
Como eram placa-mãe e processador novo (chineses) pensei inicialmente que pudesse ter algum problema em algum desses componentes, porém ao testar tudo com uma fonte inferior, funcionou perfeitamente.
Vi alguns vídeos de eletrônica que falam sobre capacitores (cansados), mesmo estando visualmente funcionais, porém não deixam claro como fazer testes e saber se é interessante efetuar este tipo de conserto, ou se o melhor é vender a fonte e adquirir outra que tenha melhor compatibilidade com meu setup. Reitero que a fonte funciona normalmente fora deste novo setup e funciona perfeitamente no setup antigo, pois montei novamente a antiga configuração e funcionou.
Consigo postar vídeos aqui para vcs. visualizarem testes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JR Martins

 

Já recuperei fonte trocando apenas os capacitores grandes do primário como experiência e ela voltou a funcionar mas 4 anos me parece pouco tempo para capacitores se esgotarem. 

 

O defeito nessa tua fonte talvez seja mais difícil de corrigir e cada tentativa que faça além de trabalhoso e arriscado pois já teve gente que morreu mexendo nisso, gera gastos que acabam inviabilizando o reparo sem falar na dificuldade de conseguir os componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 horas atrás, JR Martins disse:

Então, para informação ela é uma fonte bivolt automática.

Na realidade a CX 750 não é bivolt automática, mas full range. Ela opera com qualquer tensão da ordem de 90V a 264V.

 

8 horas atrás, JR Martins disse:

Testei esta fonte, montada ao novo PC tanto diretamente a rede de energia como ligado a um estabilizador de 1000W.

Você tinha o costume de usar essa fonte conectada ao estabilizador? Se sim, o estabilizador provavelmente acelerou o desgaste, causando danos aos componentes internos da fonte. Estabilizadores nunca devem ser usados:

 

 

image.png

 

 

8 horas atrás, JR Martins disse:

Como eram placa-mãe e processador novo (chineses) pensei inicialmente que pudesse ter algum problema em algum desses componentes, porém ao testar tudo com uma fonte inferior, funcionou perfeitamente.

Sua nova configuração provavelmente consome mais que a anterior. E a fonte, com desgaste dos componentes, especialmente capacitores, não consegue suportar. Possivelmente o sistema de proteção da fonte entra em ação e desarma o equipamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo a repulsa por estabilizadores comuns. O que tenho não é qualquer porcaria dessas encontradas em lojinhas de info, é um estabilizador projetado.
Na verdade... "repito" como falei, todos os testes foram feitos sem estabilizador e com estabilizador, tanto na placa nova quanto na placa antiga... na placa antiga e jumpeado continua funcionando.
Mas resolvi o problema. Troquei a Corsair por uma XPG core reactor...
E outra... uso também no-break que no momento está em manutenção. Como trabalho por muito tempo com o PC prefiro não perder trabalho por causa de eventual queda de rede elétrica.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!