Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java ou C para aprender?


Posts recomendados

Fala pessoal, então, to precisando de uma luz aqui. Decidi que vou tentar aprender programação, porém, estou muito em duvida em questão de qual língua escolher

 

Um dos meus objetivos em aprender programação é tanto para uma possível oportunidade de emprego que possa surgir, quanto para elaborar programas no windows (tambem tenho um pequeno interesse de desenvolver uns jogos 2d, mas isso é outra parte).

 

Olhei as vantagens e utilidades de cada uma e cheguei na conclusão que estou entre java e C/C#/C++ (ainda tenho muita incerteza em relação de "qual dos C escolher")

O que vocês acham galera? Qual dessas duas ou outras linguas que se enquadram melhor no que eu preciso?

obs. Tenho zero de conhecimento sobre programação

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Charumelo disse:

elaborar programas no windows

 

C#, que é algo como o "Java da Microsoft". Para desenvolver seu jogo (um metroidvania, quem sabe? ❤️) com o motor Unity:

 

https://unity.com/how-to/learning-c-sharp-unity-beginners

 

C# tem uma comunidade enorme, que nem o Java. Você achará exemplos de código, tutoriais, aulas, aos montes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Paulomtr disse:

eu recomendaria estudar logica de programação e depois java

Bom ponto, estudar a logica vai servir pra qualquer linguagem

54 minutos atrás, ricardo_br disse:

Entre esse 2 escolha C. Java está em declinio, ainda é muito usado para manter a compatibilidade, mais a tendencia no futuro não é o Java. Já o javascript é totalmente diferente, se quiser aprender javascript vai em frente. Outra linguagem muito popular é o Phyton....

Bom, não tenho real interesse em aprenter javascript, apesar de realmente parecer bem util. E o python, pelo que eu ouvi falar, não ta sendo uma linguagem muito boa pelo que ouvi falar, não lembro por qual motivo exatamente

28 minutos atrás, Marcos FRM disse:

 

C#, que é algo como o "Java da Microsoft". Para desenvolver seu jogo (um metroidvania, quem sabe? ❤️) com o motor Unity:

 

https://unity.com/how-to/learning-c-sharp-unity-beginners

 

C# tem uma comunidade enorme, que nem o Java. Você achará exemplos de código, tutoriais, aulas, aos montes.

Se o C# for uma linguagem que possa ter aplicação no trabalho, com certeza vai estar com grande possibilidade de eu focar nela, ja que tem essa questão do unity aceitar ela

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 05/01/2023 às 20:29, Charumelo disse:

Fala pessoal, então, to precisando de uma luz aqui. Decidi que vou tentar aprender programação, porém, estou muito em duvida em questão de qual língua escolher

 

Um dos meus objetivos em aprender programação é tanto para uma possível oportunidade de emprego que possa surgir, quanto para elaborar programas no windows (tambem tenho um pequeno interesse de desenvolver uns jogos 2d, mas isso é outra parte).

 

Olhei as vantagens e utilidades de cada uma e cheguei na conclusão que estou entre java e C/C#/C++ (ainda tenho muita incerteza em relação de "qual dos C escolher")

O que vocês acham galera? Qual dessas duas ou outras linguas que se enquadram melhor no que eu preciso?

obs. Tenho zero de conhecimento sobre programação

jogos 2d, aplicativos desktop, alguns apps de web = C# ou Java

aplicativos mobile = Kotlin, Swift(Mac)

websites = javascript, html + css (PHP pro backend se necessário)

programar robôs, hardware, drivers, sistemas operacionais, sistemas de pagamento = C

jogos 3d, APIs, resolver as gambiarras que outras linguagens não conseguem = C++

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estudar inicialmente lógica de programação antes de ingressar em uma linguagem é sempre bom, uma vez que vai servir pra qualquer uma que você queira iniciar depois. Entre as que você citou e pelos motivos que você disse, eu recomendaria C# mesmo. Já programei um jogo na plataforma Unity para a faculdade e tive que usar C#. Não achei muito difícil. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já disseram, estude lógica, fique bom e tão importante quanto, é estudar estruturas de dados e depois algorítimos (b-tree, bubble sort  e por ai vai)

Conhecer bem lógica, te ajuda a pensar melhor em como resolver o problema, estruturas, fará você otimizar mais o armazenamento de dados (seja em memória ou em disco) e algorítimos, fará você fazer códigos mais performáticos.

 

É um caminho longo que não tem fim 🙂

 

Sobre a linguagem, C é mais recomendável, porque não tem muita das facilidades que o java te fornece (tipo ordenar arrays com um simples "Arrays.sort(array)"  vai te forçar a fazer as coisas para aprender.

Não quer usar C, vai de GOLang ou Rust, também são boas escolhas (são linguagens de alto nível, fortemente tipadas que herdam alguns conceitos de C)

Sobre desenvolvimento de jogos, aprenda primeiro esses conceitos básicos, depois você vê. Programação pra jogos depende muito de você conseguir integrar com códigos de terceiros e para isso, você tem que entender alguns conceitos básicos pra usar... sem isso, tudo fica difícil, traumático...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2023 às 16:00, victor.sartori disse:

Como já disseram, estude lógica, fique bom e tão importante quanto, é estudar estruturas de dados e depois algorítimos (b-tree, bubble sort  e por ai vai)

Conhecer bem lógica, te ajuda a pensar melhor em como resolver o problema, estruturas, fará você otimizar mais o armazenamento de dados (seja em memória ou em disco) e algorítimos, fará você fazer códigos mais performáticos.

Talvez isso não funcione pra todo mundo, a maioria das pessoas não são altamente teóricas. Estudar a lógica sem ver uma aplicação prática pode acabar desmotivando porque a pessoa vai ver um monte de coisa, mas não perceber de cara como tudo isso se conecta e aí quando for tentar escrever um programa dos mais simples vai ficar "como era mesmo?" e vai ter que ficar voltando pra ver. Eu acho que a lógica já vai vir em qualquer uma das linguagens que a pessoa escolher e quanto mais cedo colocar a mão na massa, melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Felipecfk disse:

Talvez isso não funcione pra todo mundo, a maioria das pessoas não são altamente teóricas. Estudar a lógica sem ver uma aplicação prática pode acabar desmotivando porque a pessoa vai ver um monte de coisa, mas não perceber de cara como tudo isso se conecta e aí quando for tentar escrever um programa dos mais simples vai ficar "como era mesmo?" e vai ter que ficar voltando pra ver. Eu acho que a lógica já vai vir em qualquer uma das linguagens que a pessoa escolher e quanto mais cedo colocar a mão na massa, melhor.

Sou um pouco resistente com isso, tem que conhecer algumas coisas antes sim, pelo menos ter estudado o mínimo.... vejo isso todo santo dia, coisa que não performa, leak de memória e/ou cpu, coisas estranhas dentro de código pra funcionar que poderiam ser solucionadas de formas mais elegantes e/ou performáticas.

 

Ai é aquele parto pra explicar que focinho de porco não é tomada, abre APM, mostra isso, mostra isso, mostra aquilo, ai o cara não sabe o que é, bota culpa na rede, bota culpa no processador e nunca é a aplicação dele que foi escrita igual [insira aqui o que você quiser] 

 

Sair fazendo você aprende muito, não discordo e é assim que se aprende, mas em alguns casos, essa falta de certas coisas custam caro.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, victor.sartori disse:

 

Sair fazendo você aprende muito, não discordo e é assim que se aprende, mas em alguns casos, essa falta de certas coisas custam caro.... 

Sim, eu entendo. Isso é um outro problema: boa parte das pessoas fica só na prática, nesse caso também é ruim pois a pessoa sabe fazer mas não sabe bem o porquê ou como isso funciona. Mas o que eu quis dizer realmente não foi pra deixar de lado a teoria mas sim não depender só disso logo no começo porque seria como num videogame a pessoa ficar lendo tudo o que tem pra saber antes de começar a jogar, sendo que nem sempre é necessário. Dei o exemplo da "lógica de programação", isso eu peguei enquanto ia aprendendo sobre a linguagem, aí quando você pega outra linguagem vê que a lógica é parecida (pelo menos linguagens do mesmo paradigma), só muda alguns comandos.

 

Agora um ponto que concordo, quando a pessoa sabe muito pouco da teoria, muitas vezes não conhece nem as convenções da linguagem e aí declara variáveis ou métodos com nomes que não ajudam em nada, o código fica ruim de ler e arrumar, mal otimizado (as vezes com 5 "ifs" um dentro do outro etc.). Mas daí eu sou a favor de ir aprendendo a lógica já dentro de uma linguagem específica do mundo real e não ficar usando portugol ou outras coisas abstratas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!