Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se preciso atualizar a BIOS da minha placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Oi gente, tudo bom? Estou montando o meu computador, e depois de ver algumas postagens, vi que utilizar um Ryzen 7 5700X em uma ASUS A520M-Plus II é possível, porém, pode ser que de início a placa-mãe precise ser atualizada na BIOS.

 

Eu, no meu baixo conhecimento referente à motherboards, fico receoso e ansioso.

 

1°- Se eu realmente precisar fazer essa atualização, ligar o computador pode danificar alguma coisa, se eu não me atentar?

 

2°- Como saberei se eu preciso atualizar a BIOS? Eu recebo algum aviso na tela?

 

3°- Como se atualiza uma BIOS? Não precisam explicar, se encontrarem ou conhecerem um vídeo sobre o assunto, o link do mesmo já servirá de extrema ajuda.

 

Obrigado a todos pela colaboração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, StworBianster disse:

Ryzen 7 5700X em uma ASUS A520M-Plus II

Isso é quase como montar um motor 4.1 turbo num Chevette. Até cabe, mas o chassi não tem estrutura para aguentar e pode dar problema. 

 

A520 é uma placa de entrada e não recomendo usar mais do que Ryzen 5 nela. Se der pra devolver e trocar por uma B550, recomendo. Quanto às perguntas, vamos lá:

 

1 - Se precisar, o computador simplesmente não irá ligar. Não danificará nada.

2 - Não, não recebe. A placa simplesmente não conversa com o processador e nada acontece. Mas, no caso da A520, ela quase com certeza já está com BIOS atualizada para a série 5000.

3 - Varia de cada placa-mãe. Mas, principalmente, você terá que ter um processador que seja compatível com a BIOS atual da placa. Algumas poucas placas possuem recurso de atualização sem processador compatível, mas são muito poucas. Então, basta procurar no Youtube "atualização de BIOS placa tal" que aparece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Isso é quase como montar um motor 4.1 turbo num Chevette. Até cabe, mas o chassi não tem estrutura para aguentar e pode dar problema

 

Vira o famoso Chepala dos anos 80's - bom de arrancada, ruim de curva. 😉 

 

A ASUS (TUF Gaming) A520M-Plus II tem "chassis"- VRM 6 fases - 75 amperes; suficiente para "aguentar" o Ryzen 5700X em stock.

 

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

 Se der pra devolver e trocar por uma B550, recomendo.

 

Vai que o leigo troca por uma Biostar B550MH... que da "power throttling" com Ryzen 3600. 😜 

 

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Mas, no caso da A520, ela quase com certeza já está com BIOS atualizada para a série 5000.

 

As placa-mãe com chipset A520 foram lançadas a partir de Agosto de 2020 com suporte para a nova série 5000, mas isso não significa que o BIOS tinha suporte para processadores das "famílias" que foram lançados depois, como "Cezane", "Vermeer" em  Abril de 2022, das quais o 5700X faz parte.

 

Então a atualização do BIOS pode ser requerida, o que na A520M Plus II é facilitado pelo botão "BIOS Flashback" no painel traseiro, que faz a atualização só com a fonte ligada.

 

Citação

3°- Como se atualiza uma BIOS? Não precisam explicar, se encontrarem ou conhecerem um vídeo sobre o assunto, o link do mesmo já servirá de extrema ajuda.

 

 @StworBianster

 

O melhor que você faz é comprar a placa-mãe, seja A520, B450, B550... em lojas que enviam já atualizado - mediante pagamento de taxa de serviço; que são:

 

Pichau - Cobra R$ 17,00 - compre a placa pela opção "APROVEITE E COMPRE JUNTO".

 

Terabyte - Cobra R$ 40,00 - tem que comprar e pagar a placa-mãe ao mesmo tempo abre um ticket de suporte solicitando a atualização do BIOS, receberá um código PIX para pagar o valor do serviço a parte.

 

Kabum - não faz.

 

A (ASUS TUF Gaming) A520M-Plus tem o recurso "BIOS Flashback", um botão no painel traseiro que permite atualizar o BIOS sem uso de CPU e memória, basta ligar o cabo da fonte e usar um pendrive (de boa qualidade, ex. Sandisk). Vide vídeo abaixo.

 

Se a B450, B550 que comprar não tem este recurso - a maioria das B450 não tem; vai precisar usar um CPU Ryzen mais antigo para fazer a atualização antes de colocar o Ryzen 5700X (caso coloque este e não dê vídeo).

 

Se for pagar uma assistência local para fazer este serviço vão cobrar bem mais do que o valor cobrado pelas lojas acima, além de ficar na dependência de terem um CPU Ryzen antigo a disposição. 

 

Ou terá que comprar um gravador de BIOS externo para atualizar, procedimento mais complicado.

 

No canal de YT do Professor Ramos tem videos explicando como se faz a atualização pelos dois métodos, botão e usando CPU antigo, basta procurar "atualizar BIOS ASUS, Gigabyte...".

 

Exemplo, com o botão "BIOS Flashback" da ASUS, mesmo que não seja da A520M-Plus II o procedimento é o mesmo.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, 1lokos disse:

Terabyte - Cobra R$ 40,00 - tem que comprar e pagar a placa-mãe ao mesmo tempo abre um ticket de suporte solicitando a atualização do BIOS, receberá um código PIX para pagar o valor do serviço a parte.

As duas últimas que comprei lá já vieram com a última versão da BIOS instalada. Acho que vai da data de fabricação da placa. 

 

2 horas atrás, 1lokos disse:

Vira o famoso Chepala dos anos 80's - bom de arrancada, ruim de curva. 😉 

Bem isto... e ruim de freio também. 

 

2 horas atrás, 1lokos disse:

Vai que o leigo troca por uma Biostar B550MH... que da "power throttling" com Ryzen 3600. 😜 

Falha minha, deveria ter especificado um modelo. Mea culpa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Obrigado para você e para o outro amigo ali pelas respostas completamente detalhadas. Por fim, possuo algumas dúvidas finais.

1º- No caso de infelizmente não ser possível trocar a placa, quais problemas poderiam acarretar?

2º- E, em um ponto de vista mais otimista, posso conseguir usar essa configuração sem dar nenhum problema?

3º- É viável utilizar a placa por algum tempo, para depois trocar por uma melhor? (visto que a devolução seria impossibilitada)

 

Peço desculpas por essa série de perguntas, e agradeço pela compreensão e ajuda de vocês! :))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá:

 

1 - Placas de entrada com processadores potentes forçam as VRMs das placas, que fazem a regulação da tensão elétrica da alimentação do processador. Para evitar danos, o chipset desacelera o processador, reduzindo sua frequência. É o chamado thermal throttling. Então ocorrem reduções de desempenho, podendo ocorrer engasgos e travamentos em jogos, por exemplo. 

2 - Muito provavelmente, não irá estragar nada, porém pode não dar o desempenho máximo esperado.

3 - Se é viável ou não a manutenção da placa atual você perceberá durante a utilização. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!