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Placa amplificada com Bluetooth Xh-m314, o que vai ligado nesse terminal "VOL +"


Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

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Boa tarde

 

Esse mês comecei um novo projetinho (esse vou tentar ir até o fim 🤣) e vou montar um caixa de som portátil e comprei uma  "Placa amplificada com Bluetooth Xh-m314" igual da foto.

A placa chegou, testei e funcionou direitinho, só que gostaria de sabe o que é ligado nesse terminal " VOL + "?

Medi com multímetro e nele tem um tensão de 3.0 volts.

Nesse terminal vai ligado aquele controle de "Vol + , Vol - , Play e Pause" que usa resistor, eu tinha esse esquema e perdi.

Se realmente for isso alguém poderia mandar o esquema.

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tpa3118schema.jpg

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Demorei pra achar vol+ na placa e não vi em qual pino vai no esquema. Dica: localize visualmente ou com multímetro onde vai este pino e consulte do d.s. do ci. Nele deve haver o esquema que procuras...

Se achar que deve, mostre-nos.

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2 horas atrás, .if disse:

Demorei pra achar vol+ na placa e não vi em qual pino vai no esquema. Dica: localize visualmente ou com multímetro onde vai este pino e consulte do d.s. do ci. Nele deve haver o esquema que procuras...

Se achar que deve, mostre-nos.

Boa noite

 

Obrigado pela resposta. O Vol+ está do lado direito na foto (a primeira foto) na parte superior ao lado do conector P2.

Bem ao lado de onde vai o parafuso de fixação.

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Eu já havia visto 😁. Comente agora sobre o datasheet do ci onde ele vai conectado. Se achar e achar que deve, publique para obter mais ajuda 😉

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  • Solução
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O esquema que você trouxe, @Edvaldo J. Frederico, é do chip amplificador, aquele mais ou menos no centro da plaquinha. O chip que converte o sinal de bluetooth em áudio é que está um pouco acima.

 

Não consegui ler o nome do chip de bluetooth na sua placa, será que você traria aqui prá nós?

 

De qualquer forma, GERALMENTE os chips de bluetooth são iguais em tudo. Por exemplo, o chip do MH-M18 tem os mesmos 24 pinos que o dessa sua placa.

 

Como não é todo mundo que sabe, mesmo correndo risco de chover no molhado vou falar um pouco da ordem dos pinos. O pino 1 é o que está marcado no chip com uma bolinha, um pequeno "afundado". Abaixo dele vem o pino 2, o 3, o 4 e assim por diante. Quando chegar no 12, o pino 13 é aquele bem na frente do 12 só que dou outro lado do chip. E aí vai subindo: 13, 14, 15... até chegar no pino 24, que é aquele bem na frente do pino 1 só que do outro lado do chip.

 

Então SE a ordens dos pinos desse chip for a mesma, o esquema de ajuste de volume do bluetooth (e apenas do bluetooth, não do P2), é o seguinte:

HTB1qdriXIfrK1RjSszcq6xGGFXaF.jpg

 

Falando apenas desse chip, algumas questões:

 

Nesse chip MH-M18, são importantes para isso que você quer, os pinos 19 e 22.

 

19 - KEY

22 - GND

 

Teria que usar um teste de continuidade do multímetro, aquele que serve para testar diodos, para descobrir conexão entre os terminais marcados como VOL+ na sua placa e os terminais do chip...

 

- Qual daquele dois terminais marcados como VOL+ na sua placa está ligado diretamente no GND (pino 22) desse chip? Qual deles está ligado ao KEY (pino 19)?

 

Um chute: o pino 19 (KEY) é o que está mais perto do sinal de +, o terminal mais afastado do furo de fixação. Mas pode ser o outro... tem que testar.

 

------------

 

UM PLUS A MAIS (do tipo ninguém perguntou mas falo assim mesmo, rs...)

 

Uma boa notícia... bem, não sei se uma boa notícia mas pelo menos uma esperança. SE o chip de bluetooth da sua placa for igual ao MH-M18, você pode adicionar ao seu projeto um terminal USB, para ouvir música gravada num pendrive, dependendo só da sua habilidade em soldar nas perninhas do chip.

 

No MH-M18, os pinos para conexão do fêmea USB são:

 

16 - VCC

03 - D-

04 - D+

22 - GND

 

Para mais detalhes dê uma olhada nesse vídeo, aqui:

 

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  • Membro VIP
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2 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O esquema que você trouxe, @Edvaldo J. Frederico, é do chip amplificador, aquele mais ou menos no centro da plaquinha. O chip que converte o sinal de bluetooth em áudio é que está um pouco acima.

 

Não consegui ler o nome do chip de bluetooth na sua placa, será que você traria aqui prá nós?

 

De qualquer forma, GERALMENTE os chips de bluetooth são iguais em tudo. Por exemplo, o chip do MH-M18 tem os mesmos 24 pinos que o dessa sua placa.

 

Como não é todo mundo que sabe, mesmo correndo risco de chover no molhado vou falar um pouco da ordem dos pinos. O pino 1 é o que está marcado no chip com uma bolinha, um pequeno "afundado". Abaixo dele vem o pino 2, o 3, o 4 e assim por diante. Quando chegar no 12, o pino 13 é aquele bem na frente do 12 só que dou outro lado do chip. E aí vai subindo: 13, 14, 15... até chegar no pino 24, que é aquele bem na frente do pino 1 só que do outro lado do chip.

 

Então SE a ordens dos pinos desse chip for a mesma, o esquema de ajuste de volume do bluetooth (e apenas do bluetooth, não do P2), é o seguinte:

HTB1qdriXIfrK1RjSszcq6xGGFXaF.jpg

 

Falando apenas desse chip, algumas questões:

 

Nesse chip MH-M18, são importantes para isso que você quer, os pinos 19 e 22.

 

19 - KEY

22 - GND

 

Teria que usar um teste de continuidade do multímetro, aquele que serve para testar diodos, para descobrir conexão entre os terminais marcados como VOL+ na sua placa e os terminais do chip...

 

- Qual daquele dois terminais marcados como VOL+ na sua placa está ligado diretamente no GND (pino 22) desse chip? Qual deles está ligado ao KEY (pino 19)?

 

Um chute: o pino 19 (KEY) é o que está mais perto do sinal de +, o terminal mais afastado do furo de fixação. Mas pode ser o outro... tem que testar.

 

------------

 

UM PLUS A MAIS (do tipo ninguém perguntou mas falo assim mesmo, rs...)

 

Uma boa notícia... bem, não sei se uma boa notícia mas pelo menos uma esperança. SE o chip de bluetooth da sua placa for igual ao MH-M18, você pode adicionar ao seu projeto um terminal USB, para ouvir música gravada num pendrive, dependendo só da sua habilidade em soldar nas perninhas do chip.

 

No MH-M18, os pinos para conexão do fêmea USB são:

 

16 - VCC

03 - D-

04 - D+

22 - GND

 

Para mais detalhes dê uma olhada nesse vídeo, aqui:

 

Bom dia

 

Puxa carinha e esse mesmo o esquema, vou fazer o teste esse final de semana assim que tiver um tempo e volto para da resposta.

61c9KKf1aYL._AC_SL1500_.jpg

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Um detalhe, caro, para usar as entradas do chip como porta USB: o pino 16 do chip MH-M18 deve receber 3,7v enquanto o vcc da fêmea USB precisa de 5vcc. Na MH-M18 há um diodo para que a placa possa ser alimentada com 5v mas ao chip chegue menos que isso. No chip de bluetooth da sua placa não vi nenhum diodo, parece que esse seu chip recebe 5v.

 

Apenas como precaução, cuidado com a corrente que pendrive consome, talvez seja uma boa puxar os 5v não do pino 16 mas sim da saída do 78M05, à esquerda do chip. Melhor ainda, pensando em não aquecer a placa, se você for adicionar USB, seria adaptar um 7805 exclusivamente esse terminal. Nesse caso, a entrada desse 7805 poderia ser conectada diretamente no vcc da placa toda, na fileira de terminais "-OUTL+ GND VCC -OUTR+" lá embaixo.

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Muito bacana! E fiquei curioso: onde você vai botar os botões de volume? Vai ter botão de liga/desliga?

 

Outra dúvida é com que tensão vai alimentar? E de onde vai vir, bateria, fonte? Outro cuidado que precisa ter, caro, é que a "watagem" dos alto-falantes depende tanto da impedância dos próprios alto-falantes quanto da tensão de alimentação.

 

Dando uma xeretada no manual do amplficador (tem aqui, clique), vi a seguinte tabela:

 

2 × 30 W 8-Ω impedância 24 V

2 × 15 W 8-Ω impedância at 15 V

 

Também encontrei uns gráficos bem interessantes (pag. 10 do manual):

 

Cp5xA1k.jpg

 

No gráfico da esquerda mostra alto-falantes de 8Ω (RL = 8Ω, na caixa em cima e à esquerda): Se você alimentar com mais ou menos 19v, vai ter na saída mais ou menos entre 20w e 25w.

 

Agora se os alto-falantes forem de 4Ω, o gráfico da direita, usando os mesmos 19v, os alto-falantes vão ter que aguentar no mínimo entre 35w a 45w.

 

Coloquei 19 volts porque essa é a saída dessas fontes para carregador de notebook. A maioria dos carregadores que já vi fala em 65w de potência. Se os alto-falantes forem de 8Ω, dá certo porque 25w por canal dá 50w ao todo. Já se os AFs forem de 4Ω, aí vai precisar um mínimo de 90w senão queima a fonte. Mas se você vai usar outra fonte... aí é só consultar o manual, lá, vai até 26v...

 

O fabricante não falou de usar alto-falantes de 6Ω mas se for o caso, é só dar um chute mais ou menos no meio do que vale para o de 8Ω e o de 4Ω...

 

Sucesso! E qq coisa, 'tamos aí.

  • Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
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Boa noite pessoal

 

Notícias boas e ruim.

A boa é que esta quase finalizado o projetinho.

A notícia ruim é que a porcaria do amplificador queimou 🤦🏿‍♂️, é o segundo que queima.

O primeiro comprei no AliExpresss assim que liguei a placa pegou fogo, e estava ligado corretamente, a segunda comprei no ML funcionou e antes de montar na caixa fui fazer um teste com as baterias e funcionou por uma meia hora e queimou.

Então resolvi comprar um outro amplificador um pouquinho mais forte, só que o novo tem botão de volume.

https://shp.ee/etanqy2

Dentro da caixa vou por uns 2 Leds branco.

 

A qualidade da caixa não ficou nota 10 mais foi o que deu pra fazer, provavelmente final de semana termina.

O peso da caixa deu 2.30Kg

 

PXL_20230131_225256787.jpg

PXL_20230131_225320022.jpg

PXL_20230131_225336388.jpg

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  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

assim que liguei a placa pegou fogo, e estava ligado corretamente

Aconteceu comigo também mas (já relatei aqui acho) estava trocado o vermelho pelo preto: chines colocou o preto como + e o vermelho como -... sério. A caixinha não era minha e tive que comprar o ci de saída no m.l. .. por sorte tinha e troquei e deu certo .. ufa!

 

off... aquela chave alavanca.. coincidentemente fiz exatamente igual lá em casa: coloquei no espelho da tomada em 2 lugares. 1 há alguns anos quando fiquei com preguiça de trocar o interruptor simples pelo duplo. Outra foi agora há pouco: no espelho já tinha 2 interruptores e 1 tomada. Usei a alavanca pra ligar uma lâmpada led 12V no teto.

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  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
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Boa tarde pessoal.

 

Projeto finalizado de 0 a 10 ficou com 7.

Não sou marceneiro, e essa é a primeira caixa bluetooth com bateria.

E aliás a bateria que comprei não é dar melhores porque não aguenta muito tempo.

Quem sabe um dia faço a segunda versão melhorada.

 

PXL_20230208_213623523.jpg

PXL_20230208_213911006.jpg

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Ficou bacana, @Edvaldo J. Frederico! Ainda mais por ser a primeira. Pena que o vídeo tá privado...

Só toma cuidado com uma coisa: daqui a pouco vai ter um monte de encomenda, filho, sobrinho, rs...

 

Agora sério... como assim a bateria

 

3 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

não aguenta muito tempo

 

Que tensão você tá pondo no amp? Quantas bateria são? Como você tá fazendo para carregá-las?

  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Ficou bacana, @Edvaldo J. Frederico! Ainda mais por ser a primeira. Pena que o vídeo tá privado...

Só toma cuidado com uma coisa: daqui a pouco vai ter um monte de encomenda, filho, sobrinho, rs...

 

Agora sério... como assim a bateria

 

 

Que tensão você tá pondo no amp? Quantas bateria são? Como você tá fazendo para carregá-las?

Boa noite

 

Foram 10 bateria ao total sendo,5 + 5 em paralelo para fornecer 18 volts.

A placa BMS é de 20 amperes então era pra entregar toda potencia.

 

Obrigado

 

  • Curtir 1
Postado

Agora deu para ver o vídeo. E mesmo considerando as perdas pelas diversas camadas entre o que assisti e o que tocou - no mínimo o mic da sua câmera e os autofalantinhos desse note aqui - dá para perceber que o som tá bem bacana.

 

Parabéns, cara!

  • Obrigado 1
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Dia

 

O som da caixinha que eu havia construído tinha ficado bacana com uns graves interessante, mesmo com com a bateria durando pouco e quando colocava em alto volume o som dava alguma cortada.

E fora que dentro da caixa ficou zero de espaço para fazer qualquer coisa

Pensei comido deve ser esses falantes que estão matando tudo.

Fuçando no mercado livre achei uns falantes de sharp de 5" por 40WRMS (o da caixinha eram de 4") e li excelentes comentário e não aguentei a acabei comprando 🤣, e como os novos falantes são de 5" eu precisa de uma caixa maior.

E lembrei que eu tinha um par de radiadores passivos de 6" e pensei vão ser eles mesmo, e lembrei que tinha um par de tweeter de 1" e um par de crossover de duas vias, tudo do tio Alie.

Assim que os falantes chegaram comecei a montar a nova caixa.

Mesmo antes de terminar a nova caixa testei esses falantes de sharp e realmente são muito bons e tocam muito mais que os falantes de 4", pois esses falantes da sharp de 5" possui maior sensibilidade e nitidamente o som é uma mais natural por não terem o cone tão travadão iguais os falantes de 4" (marca Sun) e os graves ficaram bem mais pesado e marcantes do que a primeira caixa.

E esses tweeter do alie, mesmo pagando barato tocou muito mesmo ligando em um amplificado classe D, bem mais do que os coaxiais dos falantes de 4"  marca Sun.

Ainda falta colocar colocar EVA na tampa traseira da caixa para vedar e instalar um VU Meter em RGB que está chegando do tio Alie, vou instalar na parte do acrílico.

E o melhor de tudo agora dentro da caixa te espaço de sobra, e não ficou um tamanho tão exagerado, se não me engano é 29  x 19 x 20 cm (LxAxP).

 

 

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Postado

A eletrônica ficou bacana - apesar de achar estranho esse negócio que você diz das baterias, que se mantém por pouco tempo - mas me chama atenção o capricho na parte de marcenaria.

 

Parabéns!

  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Alça e tudo! Parabéns! 👍

Uma pergunta: e o volume no MH-M18? Você deixou no máximo e controla tudo no potenciômetro, é isso?

Bom dia

 

Obrigado, mais eu não usei o MH-M18 e nem o XH-M314 (esse lixo queimou antes mesmo de eu finalizar e fora que tinha muito ruído de fundo), então comprei esse cara Zk-502L.

A qualidade de som (principalmente) e potência é superiores ao XH-M314.

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