Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Gostaria de pedir a ajuda de quem souber, pois não encontrei essa informação em minhas pesquisas pela internet. Deixo claro de antemão que estou aberta a receber opiniões sobre qualquer coisa que envolva este caso, já que nem me considero uma usuária avançada.

O caso é o seguinte (se quer o resumo, leia as enumerações de minhas dúvidas no final):

Meu primo tem um PC com o seguinte setup:

- Placa-mãe XFX GeForce 8200 Modelo: MI-A78S-8209 Ver: 1.1 Chipset: AMD K10 Bridge Rev.00 

- BIOS: American Megatrends Inc. Version: 080015-AMD AGESA V:3.1.8.0 Data: 05/04/2008.

- CPU: AMD Phenom X3 8450 (2,16GHz) TDP: 95W. Max TDP: 96,6 Codename: Toliman Packege: Socket AM2+ (940). Technology: 65 nm. Core voltage:1.280V. Family: F/Model:2/Stepping:3

- memória RAM: DDR2, 8Gb, (4 slots de 2Gb - sendo 3 slots com as memórias identicas e uma memória de marca diferente). Cache: L1: 3x64kb/ L2: 3x512kb /L3: 2Mb (2;16 e 32- way respectivamente). Core speed: 2099,89 MHz, Bus speed: 199,9MHz. Estão em dual channel. A DRAM frequency é 333,3MHz (então cada memória tem uns 668 MHz). Cada slot é de 1,8V. Deixe-me evidenciar mais sobre a diferença das 3 para com esta 1 memória: as 3 memórias iguais são PC2-6400 (400MHz). Não sei a marca e a CPU-Z não informa. A memória diferente é da Kingstone PC2-5300.

- GPU: NVIDIA GeForce 8200. É integrada ao CPU. Não tem GPU dedicada.

- O HD é um HDD mesmo, de uns 120Gb.

Desde que me mudei para a casa deste meu primo, ele briga com o computador porque este computador não pode ser desligado. Quando a energia cai e ele desliga acontece a amigável e tão querida tela azul da morte.  Eu falei para ele mudar a placa-mãe para que ele tenha opção de fazer um up-grade, não ficar limitado àquela lentidão e dificuldades com as inicializações, fiz um orçamento de um PC para ele na faixa dos R$1800-R$2000 mas ele não quer se desfazer do PC dele e soltar a verba para tal. Me dispus a ajudá-lo e comecei a pesquisar bastante quais upgrades a placa-mãe/chipset dele permite. Vi que por as memórias serem diferentes, elas podem dar a tela azul, sugeri a troca para 4 memórias de mesma marca, idênticas, de 2Gb cada e com 1066MHz que é o máximo que encontrei que essa placa permite. Ele topou. Vi que um bom up também seria melhorar a CPU. Achei que a AMD Phenom II X3 750 seria uma boa. Não precisaria ser Black Edition porque meu primo só uma o PC dele para ver vídeos de música no YT, usar o serviço de e-mail da Google, utilizando o Google Chrome como browser e gosta de jogar um tipo de bocha online também, acho que num site. Falei para ele, que era difícil para mim adivinhar o motivo dessas telas azul porque eu não vejo a tela de erro e o que o PC reporta quando está dando o erro. O PC fica tentando se recuperar várias e várias vezes, até que consegue passar da tela de inicialização e funciona como devia ser. Às vezes ele relatou que a data e horário se desconfiguram (pensei na CMOS que talvez estivesse com a bateria descarregada). Mas ao desligá-lo ou suspendê-lo, é sempre uma caixinha de surpresas: "será que vai dar tela azul?". Falei para ele filmar ou anotar o erro que dá na tela, quando ele tiver a oportunidade. Ele disse que acha que tem a ver com o ChromeCast, porque quando ele tenta fazer o ChromeCast rodar um vídeo que ele colocou no PC dele para rodar na TV da sala, o PC dá tela azul e desliga (nem sempre, mas frequentemente). Às vezes ele reclama que é difícil fazer o PC rodar vídeo no YouTube, mas depois de um tempo, o humor do PC muda e volta a aceitar rodar os vídeos. No gerenciador de tarefas, a CPU está sempre no 99-100%, assim como as memórias (RAM e ROM). Pois bem. Hoje ele disse que conseguiu pegar o nome do erro na tela azul: "TIMER_OR_DPC_INVALID". Mas ele disse que hoje o erro não mostrou um número, apenas mostrou esta "sentença". Pesquisei do que se tratava, e fiz o que o site orientou a fazer. Falei para ele que eu achava que tinha algo a ver com o driver de vídeo ou de rede ou algo assim, porque o PC dá problemas quando ele aciona vídeos, talvez estivesse com o driver desatualizado ou corrompido. Entramos no Gerenciador de dispositivos e vi que tinha um ponto de exclamação amarelo sobre o "co-processador" e quando abri suas propriedades, vi que o driver estava desatualizado. Primeiro fiquei sem saber o que fazer porque sequer já tinha ouvido falar deste "co-processador". Fui no site da AMD para tentar encontrar algum driver, e também pedi que o Windows (10) buscasse uma atualização deste driver. Voltei do site da AMD sabendo que ela não dá mais suporte ao processador em questão, e nem o Windows consegue atualizar o driver. Então dei a ideia de instalar o Windows 7 no PC para que o driver desatualizado "se sinta mais em casa" e passe a funcionar ou esperar o processador que comprei (o Phenom II X3 750) chegar para eu limpar o PC, trocar a pasta térmica (nunca antes trocada) e esperar que esse processador não tenha a necessidade desse "co-processador" para fazer suas funções de mídia, ou desativar o co-processador. Desativamos o co-processador. Não sei se isso vai remediar, não sei se o processador "novo" (é usado) vai ajudar ou deixar tudo igual... Ah! E eu queria saber também se a placa-mãe tem o "core unlocker" para desbloquear o 4° núcleo do processador (foi o que li sobre esse processador, parece que é querido pelos usuários dos fóruns). Outra coisa é que eu entro no site da AMD e da FXF GeForce e ambas não fornecem mais atualização de BIOS para esse PC. Tenho medo de a placa-mãe não reconhecer o processador que está por vir. Acho que o America Megatrends ainda dá esse suporte, e achei também um drive (da Google) que tem atualizações atéa v18 (http://xfxstorage.com/Support/BIOS/Motherboard/730a-8200/). Fiquei com medo de usar. Enfim, minhas dúvidas são: 1- a America Megatrends ( https://www.ami.com/resources/support-other/) me oferecerá atualização necessária para a CPU "nova" funcionar? 2- Devo atualizar a BIOS (com os recursos que tenho a versão 18 do drive do google ou pelo site da Megatrends)? 3- Devo me preocupar com o co-processador da Phenom ii x3 750 (se ele existir? Não encontrei informações sobre isso) 4- A placa-mãe tem core unlocker? (não consegui achar essa informação nem no manual, acho que isso quer dizer algo já 😞) 5- Essas mudanças que estou fazendo (limpeza, atualização de BIOS, colocar todas as memórias idênticas e com frequência maior-1066mhz, trocar a CPU) vão resolver o caso desse PC? Ele vai poder voltar a ser um PC normal que pode ser desligado e ligado, e enviar vídeos ao ChromeCast normalmente sem travar tanto e dar tantas telas azuis? (tem vez que meu primo acha que não vai reaver o PC porque ele dá tela azul seguidas vezes, por horas, até finalmente dar certo). Agradeço a atenção de todos e a disposição de ler meu livro kkkk... sou um tanto quanto prolixa. Gosto de ter certeza que passei todas as informações necessárias para quem vai resolver o caso não se sentir desamparado no quesito "informações".  Deixarei algumas fotos que podem ajudar a deixar mais claro algumas coisas (não tenho a foto da tela de erro, meu primo não tem celular, então ele não consegue gravar nada sem o celular da esposa dele).

20230106_204836.jpg

WhatsApp Image 2023-01-15 at 20.37.32.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...