Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixo uso da GeForce RTX 3060 e Ryxen 7 5700X no BattleField 2042


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Fala rapaziada. Fiz um upgrade de placa de vídeo pra uma 3060 TI, em outros jogos ela funciona corretamente porém dentro do BF 2042 o uso da GPU está bem baixo, mal passa dos 60%, deixando o FPS bem abaixo do desejado e também do que vi em vídeos com mesma config que a minha. Já a CPU sempre está com o uso bem alto ( 95%+)

 

Já tentei todo tipo de combinação de gráficos possíveis, também tentei outras configurações fora do jogo e nada da certo. Alguém sabe o que pode ser? Agradeço quem puder dar uma atenção :D

 

Tenho um Ryzen 7 5700x como processador e 16gb de RAM.

396304529_Battlefield204216_01_202319_04_55.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Opa, Memória HyperX Fury RGB, 16GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/16, 

Fonte Cooler Master MPE 550W, 80 Plus White, PFC Ativo, MPE-5501-ACAAW-BR, 

Gabinete Gamer Redragon, Nosecone, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem Fonte, Sem Fan, GC-909,

placa-mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4, 90MB10H0-C1BAY0,

Cooler para Processador DeepCool Gammaxx GT A-RGB, 120mm, Intel- AMD, DP-MCH4-GMX-GT-ARGB

 

Se precisar de algo mais só falar 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Miguel Micoski disse:

@GuilhermeGB Opa, Memória HyperX Fury RGB, 16GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/16, 

Fonte Cooler Master MPE 550W, 80 Plus White, PFC Ativo, MPE-5501-ACAAW-BR, 

Gabinete Gamer Redragon, Nosecone, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem Fonte, Sem Fan, GC-909,

placa-mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4, 90MB10H0-C1BAY0,

Cooler para Processador DeepCool Gammaxx GT A-RGB, 120mm, Intel- AMD, DP-MCH4-GMX-GT-ARGB

 

Se precisar de algo mais só falar 🙂

Eu suspeitava disso antes e agora com essas informações as suspeitas aumentaram, seu PC muito provavelmente está sofrendo por excesso de temperatura. Primeiramente, você está utilizando um péssimo gabinete totalmente fechado na parte da frente, o que faz a temperatura interna ir nas alturas. Gabinete precisa ter a frente em mesh (malha) para facilitar a entrada de ar. Ter ventoinhas na parte frontal de um gabinete desses não serve para nada além de estética, porque elas não fazem nada pela ventilação do PC sem ter de onde puxar um ar mais frio (de fora).

 

Sua placa-mãe não possui dissipador do VRM, então deve estar com o VRM bem mais quente que o normal por causa da alta temperatura do gabinete, e no seu caso não tem o cooler box para dar uma ajudinha soprando um poquinho de ar em cima dele. Se você tivesse um gabinete bem ventilado provavelmente a falta de dissipador no VRM não seria um problema.

 

Mesmo trabalhando com desempenho limitado por causa do VRM quente, seu processador está numa temperatura relativamente alta de 84ºC, mesmo que você tenha um cooler que é suficiente para manter esse CPU em temperaturas menores. Mas por causa de temperatura alta dentro do gabinete, não adianta muito ter um bom cooler.

 

Todo esse problema do gabinete está fazendo seu processador trabalhar abaixo da sua capacidade, o que também prejudica o desempenho da placa de vídeo. Para confirmar isso você pode ligar o monitoramento da frequência do processador e você verá que dentro do jogo ele estará trabalhando bem abaixo do normal, que seria na casa dos 4400MHz mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Miguel Micoski disse:

@GuilhermeGB Entendo, então provavelmente se eu trocar de gabinete o problema será resolvido? Você tem algum modelo para indicar?

Eu não vejo muito o que fazer com esse gabinete. O que pode ajudar a quebrar um galho é tirar o acrílico dele na lateral, isso já deve trazer uma melhoria visível para a temperatura e desempenho, mas não é o ideal.

 

Eu posso te ajudar a escolher um gabinete legal, mas depende do quanto está disposto a gastar. É possível comprar um gabinete com potencial de proporcionar um boa ventilação sem pagar muito caro. Um exemplo disso é o Mancer Dread, que custa R$270:

 

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-dread-lateral-de-vidro-com-3-fans-preto-mcr-drd-bk01

 

Mas nós podemos dar uma olhada em outras opções de acordo com suas preferências, principalmente se você precisar de mais espaço. Falando em espaço, qual é o modelo da sua RTX 3060 Ti? Se ela for um modelo triple fan, vamos ter que analisar as dimensões para ver um gabinete que caiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
16 minutos atrás, Miguel Micoski disse:

@GuilhermeGB @GuilhermeGB A minha é a 3060 Ti Vision OC Gigabyte NVIDIA, triple fan mesmo, creio que eu precise de um pouco mais de espaço. Posso gastar mais que isso que mandou de R$ 270,00 (mas não muito kkkkk).

Bom, o gabiente que eu mandei afirma comportar GPUs de até 280mm, a sua é de 281mm, tecnicamente encaixa (até porque não dá pra seguir essas especificações a risca, sempre tem margem de erro).

 

Mais espaçoso e custando menos de R$320 tem o Pichau Gadit X, que sempre foi um gabinete bem recomendado por aqui:

 

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-gadit-x-rtb-lateral-vidro-led-RGB-pgg-xc1

 

Na especificação diz que comporta placas de vídeo de até 320mm, então sobra bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!