Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe ASUS B450M Gaming/BR não reconhece SSD NVMe de modo algum


Douglas F.

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem? 

Estou com um problema um tanto quanto misterioso, que sinceramente, tento resolver há uma uma semana e sem sucesso até agora. Já recorri a diversos fóruns do BR e fora, mas nada parece dar certo. Queria saber se alguém enfrenta esse problema. 

Tenho a seguinte configuração:

ASUS B450M Gaming BR
SSD NVMe Adata Falcon 1TB
Memórias 16Gb ram ASGARD 3200mhz
Ryzen 5 1600AF
Gigabyte 550w 80PLUS modelo P550B
Radeon RX 6600

Meu problema é o seguinte:

Adquiri o SSD da Adata Falcon há uma semana atrás. Coloquei apenas ele no slot M.2 e removi meu outro SSD Sata Kingston de 250gb pois já havia lido sobre certas incompatibilidades devido ao compartilhamento do PCI Express com as portas SATA 5 e 6. Então pra garantir, deixei só mesmo o M.2. Fiz uma instalação limpa do Windows e funcionou mil maravilhas. A surpresa foi ao desligar o PC e ligar no dia seguinte... BIOS direto e sem reconhecer o SSD NVMe. Como se não houvesse nenhum armazenamento. Desde então, testei mil coisas como:

1) Atualizar BIOS pra última versão disponível
2) CSM Boot suporte (ativo e desativado)
3) Legacy Mode
4) Mexi em tudo que é possível sobre slot M.2 na BIOS, praticamente todas as combinações de configurações. 
5) Tirei e coloquei o modo Fast Boot

O complicado é que algumas vezes o PC ligou... Mas nunca pareceu nada relacionado as mexidas que eu dava na BIOS, pois quando desligava o PC era o mesmo problema tudo de novo, mesmo com as configurações aplicadas como da vez que dava boot. Enfim, nunca reconhece o SSD NVMe. Eu testei a saúde do SSD, validei as velocidades e definitivamente o problema não parece ser ele. É como se fosse uma intermitência sem razão aparente. 

Já não sei mais o que tentar. Será que algum desconfia o que possa ser? 

Me parece que outras pessoas tiveram problemas semelhantes, mas nunca encontrei o desfecho da história... Se foi o usuário que desistiu ou se de fato existe solução. 

Desde já agradeço a todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Douglas F. eu estava exatamente com o mesmo problema, tentei absolutamente de tudo e não consegui resolver, tava até pensando em dar um downgrade da BIOS pra testar, eis que hoje acontece:

Um transformador na rua queimou e a energia começou a piscar, etc, etc. Resolvi desligar o pc, tirar da tomada, pra evitar possiveis picos, mais ou menos umas 6 horas depois, com tudo normalizado, eu resolvo ligar o PC e eis que misteriosamente agora a BIOS detecta o SSD, suponho que talvez seja alguma coisa do windows, mas não faço a mais vaga ideia do por que apareceu, testa você, quando for dormir tira o pc da tomada e veja se quando acordar o SSD aparece lá.

Boa sorte e abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!