Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engenharia Elétrica ou Engenharia da Computação?


Posts recomendados

Fala galera, tudo certo? Então eu estou na dúvida entre esses dois cursos, a elétrica é ênfase em sistemas embarcados em uma faculdade pública noturna em 6 anos, já a engenharia da computação em um facul particular matutina em 5 anos. Meu objetivo como curso é trabalhar na parte de software e hardware, por isso, escolhi a eng da computação, porém, acabei sendo aprovado na elétrica. Me surgi a dúvida de qual fazer, visto que, ambos cursos tem matérias parecidas, pesquisei um pouco e vi que ambos podem trabalhar nas mesma áreas. Qual seria mais benéfico tendo como fase meu futuro e gosto? Obrigado, se precisar posso anexar a grade curricular de ambos. Obs: Já fiz a matrícula na particular, pois não esperava passar, mas posso cancelar, eles devolvem uma parte do valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Mazzucco

 

Acredito que vai muito da área de atuação que você pretende atuar.

 

A engenharia da computação nasceu da engenharia elétrica, por isso ambas compartilham aproximadamente 60% da mesma grade. O engenheiro da computação terá um enfoque em sistemas computacionais (hardware e software), já o engenheiro eletricista terá enfoque na eletrônica, eletrotécnica e parte em telecomunicações.

 

Se o seu interesse é atuar na área de TI,embarcados e afins, engenharia da computação pode ser o melhor caminho, mas se deseja trabalhar com eletrônica, automação, elétrica, sugiro que opte por engenharia elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Depende cara, conforme o @RenatoM disse, tudo depende do seu interesse, pesquise bem, pois ambas as faculdades vão te ensinar um monte de coisa e te dar a possibilidade de trabalhar em muitas áreas diferentes, sendo que esses dois cursos compartilham de muita coisa em comum (inclusive o CREA).

 

Como Engenheiro da Computação posso te falar sobre algumas coisas que aprendi:

  • Quer ser engenheiro da computação mas gosta só de programar ou de alguma área bem específica? Talvez não seja a melhor opção pra você. Sinceramente isso é meio polêmico, mas estando empregado como dev há alguns anos e com a minha formação, sendo bem realista sobre o mercado de trabalho não vale a pena. As empresas de tecnologia querem seu conhecimento técnico e soft skills, não seu diploma. Se você só estudar as matérias da faculdade e quiser sair um programador completo, analista de testes ou algo do tipo, esquece, um cara que fez um curso específico de linguagem vai estar na sua frente. O mercado está muito aquecido, e é muito melhor contratar um cara que estudou 1 ano de .NET, python ou qualquer coisa específica do que um cara que estudou 5 anos de um pouco de tudo e está iniciando no mercado de trabalho. Claro, se você estudar e conseguir de adquirir experiência durante faculdade é o melhor dos mundos, mas se for só pelo curso, pense bem, vale pesar toda a questão além do conhecimento técnico que você adquire na faculdade, coloque tudo na balança;
  • Você dificilmente vai ser contratado como Engenheiro da computação, e isso vale para quase todas as funções em tecnologia. Como engenheiro de computação você não tem que aprovar uma instalação como um engenheiro elétrico ou civil faz, então se está visando o teto salarial do engenheiro, esquece essa ideia;
  • Arrume um estágio e se dedique a estudar outros temas durante a faculdade, como eu disse antes, é muito complicado concorrer com gente experiente (por mais que você tenha currículo acadêmico), e sair da faculdade com seus 24 anos nunca tendo trabalhado é algo bem desvantajoso;
  • Descubra o que você realmente gostaria de se aprofundar na área de tecnologia, pois, no curso você aprende desde programação básica até o funcionamento interno de um processador. É muita coisa pra assimilar e obviamente você não vai trabalhar com isso tudo, então veja com o que você tem mais afinidade e comece a se dedicar à isso.

Tem muitas outras coisas, mas essas são algumas que eu gostaria de ter escutado antes de cursar (embora não sei se mudariam minha decisão, rs). Caso tenha dúvidas estou a disposição pra ajudar. 😀

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não faria nenhuma das duas.

Eu faria Eng. Química ou Produção.

 

Todas as Engenharias tem o mesmo núcleo, o que muda é o último ano.

 

Mas já que é pra escolher uma, faria Elétrica, já que não tem a Mecânica.

 

AH! PARABÉNS! Capricha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!