Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Queria saber se Ryzen 7 5700x com 50° na BIOS é normal?

porque meu pc ta meio estranho sem fazer nada ele as vezes pega 70° e quando to jogando pega 80°

Até pra mexer no windows, etc... ele chega a 75° 

image.png.5b59cf6a3a3e85488fa95c99a4a0148b.png ENQUANTO EU TO AQUI ELE PEGOU 80°

image.thumb.png.36924dc6b1461eb7a9034254a2ab43a3.png            E na BIOS ele fica em 50/55°

Alguém sabe o que pode ser??? Na BIOS tem um negocio chamado TURBO BOOST e ta no automático, será que é isso???

Postado

@LonlyBoy

A temperatura ainda está dentro do normal se for ver, segundo a AMD a temperatura máxima dele é 90°C.

Mas talvez tenha como diminuir essas temperaturas, o gabinete é bem ventilado? Tem quantas fans?

Na hora de montar, colocou certo a pasta térmica e o cooler do processador? Na sua cidade está muito calor? As vezes esses pequenos detalhes acabam fazendo uma diferença.

Postado
7 horas atrás, LonlyBoy disse:

Na BIOS tem um negocio chamado TURBO BOOST e ta no automático, será que é isso???

O Turbo Boost eleva os clocks do processador quando demandado mais processamento e se ele tiver como uma temperatura mais folgada, mas isso não deveria alterar a temperatura em stand-by do OS, apenas quando ele estiver em alta carga. Como o dito acima ele está na faixa de temperatura normal de operação, ou seja, não vai causar danos ao processador. Mas não acho que 70-75 graus no OS em stand-by seja "normal", mesmo com o cooler box, já que o TDP do processador é 65W. Tenta fazer um teste de stress no processador no CPU-Z  e vê quando ele chega, se chegar muito perto dos 90 graus pode ser que tenha algum problema.

Postado
51 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

O Turbo Boost eleva os clocks do processador quando demandado mais processamento e se ele tiver como uma temperatura mais folgada, mas isso não deveria alterar a temperatura em stand-by do OS, apenas quando ele estiver em alta carga. Como o dito acima ele está na faixa de temperatura normal de operação, ou seja, não vai causar danos ao processador. Mas não acho que 70-75 graus no OS em stand-by seja "normal", mesmo com o cooler box, já que o TDP do processador é 65W. Tenta fazer um teste de stress no processador no CPU-Z  e vê quando ele chega, se chegar muito perto dos 90 graus pode ser que tenha algum problema.

Já tinha feito o teste de stress nele e o estranho que chegou até uns 75 graus e quando to mexendo normal no pc passa mais do que isso chega as vezes até 80 graus.

Vi um vídeo que o cara mexe no gerenciamento de energia do processador, então eu botei assim:

Capturar.PNG.2b61bb4b848d8505d2c44da4a113f3a2.PNG Botei essas config nas configurações de plano de alto desempenho

Depois que coloquei assim ele parou de ficar estranho pegando 75/80 graus do nada. Não passa de 70 graus agora

Tem algum mal por assim??? 

• mês depois...
Postado

Boa noite ! você conseguiu resolver mesmo ? eu mexi ai e coloquei 1% e 99% e a temperatura ficou de boa, porém fui olhar no benchmark a pontuacao caiu pra 4720, e quando era no 5%/100% ficava em 5300 mais de pontuação 
No 5% 100% só de mexer o mouse ou abrir navegador saltava de 45ºc para 65, chegando as vezes a 80, e fazendo o benchmark com ele a temperatura bate até 88ºc, já no 1 e 99% não passa de 66ºc
isso é problema do processador ou placa-mãe ?

eu estava usando R5 2600 depois R5 3600 e depois R5 5600 e nunca tive nenhum problema desse tipo... logo agora com R7 5700x da isso

Postado

A bomba está funcionando na máxima?
No caso dessa placa da ASRock, verifique na BIOS se o controle do conector está configurado em W_Pump e full speed.
Se estiver em PWM também serve.

E a pasta térmica aplicou na quantidade certa?
Já vi acontecer da quantidade aplicada não ter sido suficiente para cobrir o cpu.

Postado

@EdsonSM fala meu brother, é air cooler um gammax 400 da deepcool, a placa foi conectada corretamente 
sabe me dizer onde vejo isso ? W_Pump e full speed.

mas acho que n tem muito a ver com isso, porque quando alterei pra 1% e 99% no negocio de energia, igual na foto do lonly boy, a temperatura fica de boa

esses picos de temperaturas sao bem loucos, só de mexer o mouse subia 5 graus, se abrir um simples vídeo ou aba no navegador ja subia bem pra até 70 e descia rapidamente

@EdsonSM o vídeo desse cara mostra tipo o que acontece comigo, mas não reparei nas tensões https://www.youtube.com/watch?v=sNc3IGauW_A

Postado

@Caíque Rocha Ribeiro Só percebi agora que você desenterrou o tópico de outra pessoa ha ha

Escrevi o post para o problema do autor do tópico que tem placa-mãe da ASRock e water cooler.

Tenho o R5 3600 e acontece a mesma coisa com o plano de energia balanceado da própria AMD.
Notei que no modo de economia as temperaturas ficam um pouco mais suaves.

Esses picos de temperaturas são comuns em processadores Ryzen, pois foram projetados para terem esse boost e assim alcançar seu melhor desempenho.
Por conta desse boost são normais esses picos de tensão.

A AMD não recomenda fazer undervolt nem configurar esse estado de desempenho do cpu em 99%.
Se quiser segue a explicação técnica da AMD aqui.

Mas de qualquer forma temperaturas em 70 C são aceitáveis.

Postado

@EdsonSM po, usei r5 2600/r5 3600 e r5 5600 na mesmo b450m steel legend e nunca teve isso

impossível eu ficar mexendo num computador fazendo esse barulho e mudando de rotacao do air cooler e batendo 80 graus do nada

amanha vou ler o artigo obrigado

outra coisa, isso é defeito ? comprei do ali.... dependendo devolvo

Postado

@Caíque Rocha Ribeiro Nesse caso não sei dizer se seria normal esses picos de 80 C.

Creio que seria complicado abrir disputa e ainda para devolver ter que arcar pelos custos do frete internacional.

Já verificou as temperaturas em jogos ou fez algum teste como o do Cinebench R15 ou R20?

Sei que é normal o 5700X esquentar dependendo do uso.

Postado

@EdsonSM bom dia edson, troquei pasta termica agora e não mudou em nd
acabei de abrir essa tela pra te mandar a msg e bateu 80ºc e caindo pra 62ºc, isso porque deixei no 5% e 100% do plano de energia, se eu colocar 1% e 99% fica ótimo
é complicado aliexpress mesmo.... amanha vou mandar msg pra AMD, e vou atualizar a BIOS tb (esta na penultima versão, lancaram uma BIOS agora pras RTX 40xx, acho que n vai mudar em nd trocar a BIOS para a mais atual)

da uma olhada no inicio do post do lonly boy 20 de janeiro, é muito parecido o problema

Postado

@Caíque Rocha Ribeiro Sei que os Ryzen 5000 tem um algoritmo de boost agressivo conforme esse artigo aqui.

Na dúvida pode ser uma boa consultar a AMD e ver a opinião deles.

Mas como o 5700X tem limite de 90 C, então não sei se vão dizer que as temperaturas são normais.

Daí recomendar verificar a refrigeração do gabinete ou até um cooler que seja mais parrudo do que o Gammaxx.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!