Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual escolha realizar sobre Xeon 2666 v3 ou Ryzen 5 5500


Emanu3l

Posts recomendados

@Emanu3l o publico desses processadores é bem diferente, se você tem dinheiro para comprar um 5500 compre ele, pois vai ser um produto novo, single core mais eficiente, suporte nativo para windows 11, mais instruções de cpu, fora que nenhum xeon não possui gráficos integrados então será necessário colocar uma GPU nessa conta, o Ryzen 5500 não possui gráficos integrados mas ao menos existe outros processadores na mesma faixa de preço para escolher, com xeon não existe essa opção

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanu3l Xeon esquenta mais, é bem mais fraco e não tem upgrades.

Já o 5500 tem um caminho de upgrades bons (caso pegue uma placa-mãe decente), é mais frio e tem mais desempenho.

30 minutos atrás, Goner disse:

Xeons são mais frios que CPUs convencionais devido a sua tensão e clocks mais baixos

Muito pelo contrário, o clock é menor para diminuir o calor mas as quantidades de núcleos bem maiores faz com que sejam bem mais quentes, esse 2666v3 por exemplo tem o TDP de 135W enquanto o 5500 tem o TDP de 65W.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Emanu3l Xeon esquenta mais, é bem mais fraco e não tem upgrades.

Já o 5500 tem um caminho de upgrades bons (caso pegue uma placa-mãe decente), é mais frio e tem mais desempenho.

Muito pelo contrário, o clock é menor para diminuir o calor mas as quantidades de núcleos bem maiores faz com que sejam bem mais quentes, esse 2666v3 por exemplo tem o TDP de 135W enquanto o 5500 tem o TDP de 65W.

Eles não são mais quentes, o TDP não impacta tanto por conta do ser chip tão grande. Tive um 2689 com 115w de TDP e utilizando o mesmo cooler que estou agora ele mal chegava a 70c, enquanto esse 3600 em stock beira os 100

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Emanu3l Xeon esquenta mais, é bem mais fraco e não tem upgrades.

Já o 5500 tem um caminho de upgrades bons (caso pegue uma placa-mãe decente), é mais frio e tem mais desempenho.

Muito pelo contrário, o clock é menor para diminuir o calor mas as quantidades de núcleos bem maiores faz com que sejam bem mais quentes, esse 2666v3 por exemplo tem o TDP de 135W enquanto o 5500 tem o TDP de 65W.

mas em questão de c x b, o xeon consegue bater esse quesito, óbvio que se for pro cara dar um up no setup depois com o Ryzen é bem melhor, mas se ele comprar o xeon e uma placa de vídeo boa possa ser que nem precise de um upgrade futuro tão perto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, porkuaranha disse:

mas em questão de c x b, o xeon consegue bater esse quesito, óbvio que se for pro cara dar um up no setup depois com o Ryzen é bem melhor, mas se ele comprar o xeon e uma placa de vídeo boa possa ser que nem precise de um upgrade futuro tão perto. 

Dependedo do que você for jogar esse Xeon que ele quer vai empurrar até 3060 TI, principalmente em jogos singleplayer. Meu antigo E5 2689 tinha single core de i7 de 2 geração e empurrava minha 2060 super em diversos jogos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goner É exatamente esse o ponto, o xeon consegue suportar umas placa de vídeo mt boa, e por ele ser mais barato ele vai conseguir pegar uma placa melhor, mas a questão é essa, será se vale a pena ele pegar um xeon e melhorar a placa, ou pegar um Ryzen e pegar uma placa mais fraca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, porkuaranha disse:

@Goner É exatamente esse o ponto, o xeon consegue suportar umas placa de vídeo mt boa, e por ele ser mais barato ele vai conseguir pegar uma placa melhor, mas a questão é essa, será se vale a pena ele pegar um xeon e melhorar a placa, ou pegar um Ryzen e pegar uma placa mais fraca?

Se essa é sua dúvida priorize GPU, um kit x99 inteiro com 16gb está saindo o preço de um R5 5500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Goner disse:

enquanto esse 3600 em stock beira os 100

@Goner O 3600 tem um problema famoso com a tensão dele, da uma olhada no seu aí, pode ser seu problema.

 

5 minutos atrás, porkuaranha disse:

mas em questão de c x b, o xeon consegue bater esse quesito,

Não muito hoje em dia, taxação ta rolando solta e os kits x99 estão bem carinhos.

 

4 minutos atrás, Goner disse:

Xeon que ele quer vai empurrar até 3060 TI

"empurrar" não é tirar todo o proveito da placa e com certeza ele não tira 100% de uma 3060 TI, é um CPU voltado pra server com clocks bem baixos e IPC baixo por conta da tecnologia super antiga.

Xeons não tem sido mais bom negocio nos dias atuais.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@Goner O 3600 tem um problema famoso com a tensão dele, da uma olhada no seu aí, pode ser seu problema.

Não é a tensão, em 1.25v já beira os 80c.

2 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

"empurrar" não é tirar todo o proveito da placa e com certeza ele não tira 100% de uma 3060 TI, é um CPU voltado pra server com clocks bem baixos e IPC baixo por conta da tecnologia super antiga.

Xeons não tem sido mais bom negocio nos dias atuais.

Sim significa, existem diversos jogos que priorizam GPU como eu disse, mas são principalmente jogos de campanha. Uncharted 4, God Of War, Metro Exodus, Red Dead Redemption 2, Forza Horizon 5, The Last Of Us Remake (que utiliza a mesma engine do uncharted), Qualquer Resident Evil que utilize a RE:Engine, etc...

E tudo depende também da resolução que vai jogar, uma 3060 TI é mais do que capaz de levar qualquer jogo em QuadHD hoje em dia, porém 1080p ainda é o padrão pra muita gente, então sim vão ocorrer mais gargalos caso ele jogue em 1080p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por que eu estou em um impasse, é por que seu eu for no xeon, além de ser usado ele é antigo (2014 no caso do 2666v3) , não tem garantia, tdp alto, tem que compra cooler e precisa de uma fonte melhor pra ele, enquanto o Ryzen 5500 pelo que eu vi se o gabinete tiver um boa circulação de ar só o cooler que vem com ele já basta e tdp baixo

e também tem o fator reembolso por que se compra o Ryzen eu compraria ele na terabytes e o xeon na china

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Emanu3l disse:

por que eu estou em um impasse, é por que seu eu for no xeon, além de ser usado ele é antigo (2014 no caso do 2666v3) , não tem garantia, tdp alto, tem que compra cooler e precisa de uma fonte melhor pra ele, enquanto o Ryzen 5500 pelo que eu vi se o gabinete tiver um boa circulação de ar só o cooler que vem com ele já basta e tdp baixo

e também tem o fator reembolso por que se compra o Ryzen eu compraria ele na terabytes e o xeon na china

Uma dica caso decida pelo Ryzen seria trazer ele da China. Pouco tempo atrás apareceu Ryzen 5 5500 por pouco mais de 400,00. Teria que pegar cooler, mas tem opções boas e baratas como esse por exemplo: https://www.kabum.com.br/produto/59069/cooler-processador-deepcool-ice-edge-mini-fs-v2-0-amd-intel-dp-mch2-iemv2?gclid=Cj0KCQiA_bieBhDSARIsADU4zLeF4WES6QTLv20Ph7XplL7bnZ6PatARXEge72VHyi5hQTBuaFHF5OoaAqloEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

@PlayerUzU Paguei 360 no meu kit 2666V3 completo, incluindo impostos.

Hoje depois do 11.11 deve conseguir por 400 ou menos, enquanto um 5500 (sozinho) não encontra menos de 500.

Em 23/01/2023 às 11:46, PlayerUzU disse:

@Goner O 3600 tem um problema famoso com a tensão dele, da uma olhada no seu aí, pode ser seu problema.

 

Não muito hoje em dia, taxação ta rolando solta e os kits x99 estão bem carinhos.

 

"empurrar" não é tirar todo o proveito da placa e com certeza ele não tira 100% de uma 3060 TI, é um CPU voltado pra server com clocks bem baixos e IPC baixo por conta da tecnologia super antiga.

Xeons não tem sido mais bom negocio nos dias atuais.

Cara, como um kit completo de 400 ou menos que empurra uma 3060Ti e roda qualquer jogo hoje em dia não é bom negócio? Você tem que entender que não é todo mundo que pode colocar + 500 reais e não sentir a diferença.

 

Claro que um Ryzen atual é melhor, mas você chamar um processador de 60 reais que roda tudo de mal negócio? Se você recebe menos de 8 mil por mês, provavelmente você nem conhece a performance e preço de um xeon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2023 às 11:36, Goner disse:

enquanto esse 3600 em stock beira os 100

@Goner , você deve estar com algum problema com seu processador ou com sua refrigeração/fluxo de ar.

Tenho um 3600x que tem TDP bem maior e em jogos nunca passei dos 75C e olha que ultimamente está um calor dos infernos.

 

Em 23/01/2023 às 10:47, Emanu3l disse:

Rapaziada estou em dúvida se pego um kit xeon, no caso seria um 2666v3 ou Ryzen 5 5500. Estou em dúvida em questão de preço, desempenho e Temperatura

 

Também não costumo recomendar xeon pelo fato de ser muito antigo, ser taxado e caso dê qualquer problema é mais problemático devido as peças estarem só com os chineses.

Xeon é somente se você realmente não tem condições de comprar um r5 5600g e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!