Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Recentemente eu adquiri uma b550m Aorus elite e formatei com o windows 10. Tudo funcionou perfeitamente, porém tive a ideia de atualizar para o 11... Ao tentar abrir o valorant ele deu erro referente ao secure boot que estava desativado. Para ativar o mesmo, é necessário desativar o CSM e ativar o secure boot na BIOS. Porém, ao desativar o CSM e salvar as configurações, o PC reinicia e novamente volta com o CSM ativo. Todas as configurações da BIOS funcionam normalmente, menos a desativação do CSM. 

Meu SETUP atualmente é 

VGA - RX 580 Saphire Pulse

Placa-mãe - B550M Aorus Elite

Processador - Ryzen 5 2600

RAM - 2x8 Asgard 3200MHZ

Pelo que eu entendi procurando em alguns tópicos dizem que quando a placa-mãe reconhece algo que precise do módulo de compatibilidade, ela ativa automaticamente o CSM. Meus SSDS foram todos formatados e estão em GPT, mesmo assim ele ainda não permite a desativação do CSM. 

Postado

@MiguelSilva O CSM (Compatibilidade de Sistemas de Inicialização) é uma característica da BIOS que permite que o sistema inicialize com sistemas operacionais antigos, como o Windows 7, que não são compatíveis com o Secure Boot. O Secure Boot é uma característica segura que impede que software malicioso seja carregado durante o processo de inicialização.

O problema que você está enfrentando é que, mesmo depois de desativar o CSM, ele está voltando a ser ativado automaticamente. Isso pode ser causado por vários motivos, incluindo:

Algum dispositivo conectado ao seu sistema, como um disco rígido ou uma unidade flash USB, que está usando o sistema de arquivos MBR em vez de GPT.

O firmware da sua placa-mãe está desatualizado e precisa ser atualizado.

O hardware do seu sistema não é compatível com o Secure Boot.

Algum problema de configuração da BIOS.

Para resolver este problema, você pode tentar as seguintes soluções:

Certifique-se de que todos os dispositivos conectados ao seu sistema estão usando o sistema de arquivos GPT.

Verifique se há uma atualização disponível para o firmware da sua placa-mãe e atualize-o se necessário.

Certifique-se de que o hardware do seu sistema é compatível com o Secure Boot.

Tente limpar as configurações de fábrica da BIOS e tente novamente.

Tente contatar o suporte da placa-mãe para obter ajuda.

Tenha em mente que a desativação do CSM é necessária para a ativação do Secure Boot, e sem ela, pode ter problemas com alguns jogos e programas, portanto é importante resolver esse problema.

Postado

Mesmo com o pc configurado do zero, sem sistema operacional ele ainda não permite desativar o csm. 

Todos meus discos rigidos estão em gpt e eu usava esse mesmo hardware em uma ASUS a320m, então acredito que não seja incompatibilidade. 

O firmware é diferente da BIOS? Pois a BIOS esta na última versão

image.png.b81fe70d96126d8eada6e6931902528e.png

• Curtir 1
Postado

@MiguelSilva Sim, o firmware é diferente da BIOS. A BIOS é o software que gerencia o processo de inicialização do sistema, enquanto o firmware é o software que gerencia os dispositivos de hardware no sistema.

Se você já verificou que todos os discos rígidos estão em GPT, que seus dispositivos são compatíveis e que você tem a última versão da BIOS, é possível que haja algum problema com o firmware da sua placa-mãe. Eu recomendo que você verifique se há atualizações disponíveis para o firmware da sua placa-mãe, e instale-as se necessário.

Se o problema persistir, você pode contatar o suporte da placa-mãe para obter ajuda. Certifique-se de fornecer todos os detalhes sobre o seu sistema, incluindo a marca e modelo da placa-mãe, a versão da BIOS e o sistema operacional que você está usando.

Além disso, uma outra opção é tentar outra configuração com outra placa-mãe, e ver se o problema persiste, isso pode indicar que é um problema de hardware, e talvez necessite de uma troca de peça.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

É um problema recorrente aqui no fórum. Antes de conseguir desativar o CSM e habilitar Secure Boot, tem que conferir se "Secure Boot Mode" está "Standard" (chaves padrão da Microsoft). Do contrário, precisa usar "Restore Factory Keys" para colocar as chaves no lugar, o que é para automaticamente configurar "System Mode" em "User" (não pode ficar em "Setup").

Base o código Aptio V da AMI, que é usada pela maioria dos fabricantes. Veja se acha coisa similar aí.

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

@MiguelSilva, você conseguiu resolver?

Eu estou com um problema na minha placa-mãe, que também é a B550M Aorus Elite, eu até consigo desativar o CSM, mas ao ativar o secure boot, ele entra em loop. Tive que regravar o Eprom 2 vezes.

Além disso, depois da regravação, meu slot de NVMe 4.0, não reconhece mais.

• Confuso 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!