Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe GA-H61M-S1 suporta adaptador PCIe 4.0 M.2 NVMe?


Miller1
Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Tenho uma GA-H61M-S1 (rev. 4.0) socket 1155 chipset h61 e quero saber se a placa-mãe vai suportar o adaptador pci express 4.0 M.2 NVMe. Sei que o adaptador vai rodar na velocidade do pci 3.0, mas quero saber se a placa-mãe vai reconhecer o SSD M.2 NVMe e se vou conseguir instalar o s.o nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
38 minutos atrás, Miller1 disse:

Tenho uma GA-H61M-S1 (rev. 4.0) socket 1155 chipset h61

Boa tarde, a maioria desses adaptadores é compatível com PCI-e 4X,8X e 16X, então a menos que  sua VGA seja do tipo integrado com a CPU não dará para instalar, pois os PCI-e restantes são tipo 1X.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O adaptador vai funcionar e o NVMe aparecerá para o sistema operacional atual (precisa ser Windows 8.1 ou superior).

 

Agora instalar o sistema operacional nele, talvez sim. Provavelmente terá que configurar, em "BIOS Features", "OS Type" em "Windows 8". Caso não funcione ainda assim, tente também configurar "CSM Support" em "Never" -- nesse caso, se usar uma placa de vídeo dedicada, tem que conferir se tem VBIOS compatível (rode o GPU-Z que mostra). Obviamente, requererá uma mídia de instalação do Windows compatível com UEFI (ver aqui).

 

Mesmo assim, com esses BIOS de ~2014 só testando. Foi a partir de 2015 que o suporte passou a ser mais garantido.

 

2 minutos atrás, PedraX disse:

então a menos que  sua VGA seja do tipo integrado com a CPU não dará para instalar, pois os PCI-e restantes são tipo 1X.

 

Tem alguns que encaixam em slots x1. O desempenho será ruim, claro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até funciona, mas a BIOS da placa-mãe não vai ve-lo como dispositivo de boot. Dá pra dar boot de outras formas, tipo tendo um pendrive com o Clover EFI bootloader, onde você configurará esse pendrive como dispostivo de boot na BIOS e depois que ele bootar você vai conseguir dar boot no SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja nas placas mais novas, funciona de boa

 

fiz esse teste, comprei tb um adaptador pci-e pra NVMe e funcionou de boa, inclusive dando boot no sistema como se nada tivesse mudado..

 

mas de fato pra placas mais antigas há metodos q eu tb ja vi a respeito desse clover ai e parece ser uma solucao interessante, desde q a pessoa faça no passo a passo adequado e tenha principalmente, paciencia

 

mas é uma boa testar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Marcos FRM disse:

 

Algumas Gigabyte (a série GA-Z97X-Gaming, por exemplo) da mesma época suportavam... mas é loteria, admito.

É possível identificar esse suporte de alguma forma, ou só na base da tentativa e erro?

 

Sobre o adaptador PCI-Express x1, eu estava até pensando em adquirir um para adicionar um segundo SSD no meu PC como disco secundário, tudo isso pra tentar fugir de mais cabos no PC. Na verdade o preço de um NVMe Netac NV3000 de 1TB com um adaptador desses na China sai quase R$100 mais barato que comprar um um SATA Crucial MX500 1TB por lá mesmo.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Miller1 disse:

Sei que o adaptador vai rodar na velocidade do pci 3.0

 

Na verdade, a menos que use o slot da placa de vídeo, vai rodar a PCIe 2.0 e a 1x. Ou seja, vai ter velocidade de SATA praticamente.

Se for usar o slot da VGA, se certifique de pegar um adaptador 4x, senão vai capar a performance em pouco menos de 1Gb/s (leitura ou escrita).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

É possível identificar esse suporte de alguma forma, ou só na base da tentativa e erro?

 

Tentativa e erro, ou garimpando gente que relate que funcione. É loteria porque eu acho que apenas BIOS UEFI que usem Aptio V têm suporte garantido. Nas Aptio 4, que são todas essas implementações UEFI ate 2014, dependia da boa vontade do fabricante da placa fazer o dever de casa... 🥺

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

É possível identificar esse suporte de alguma forma, ou só na base da tentativa e erro?

 

Sobre o adaptador PCI-Express x1, eu estava até pensando em adquirir um para adicionar um segundo SSD no meu PC como disco secundário, tudo isso pra tentar fugir de mais cabos no PC. Na verdade o preço de um NVMe Netac NV3000 de 1TB com um adaptador desses na China sai quase R$100 mais barato que comprar um um SATA Crucial MX500 1TB por lá mesmo.

 

é o q vou fazer ate o fim do ano

 

vou trocar meu SSD sata de 1tb por um NVMe com adaptador pra usar no slot pci-e q existe sobrando na minha placa-mãe.. mesmo sendo um slot pci-e 2.0, a velocidade é superior a qualquer SSD sata do mercado.. e com a vantagem atualmente de serem bem mais baratos.

 

SSD sata alem de tá meio q acabando e com precos nas alturas ainda tem a velocidade baixa em relação a esse tipo de solucao

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM @W46n3r @GuilhermeGB @rodrigo.dcvieira @PedraX valeu todos vcs, já imaginava que é jogar na loteria mesmo, não vou correr o risco. Só queria deixar o pc mais atualizado porque apesar de ser antigo ainda da conta de muita coisa é um i7 3770, 16GB de ram e uso um SSD sata. Não quero jogar dinheiro fora tentando a sorte.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

é o q vou fazer ate o fim do ano

 

vou trocar meu SSD sata de 1tb por um NVMe com adaptador pra usar no slot pci-e q existe sobrando na minha placa-mãe.. mesmo sendo um slot pci-e 2.0, a velocidade é superior a qualquer SSD sata do mercado.. e com a vantagem atualmente de serem bem mais baratos.

 

SSD sata alem de tá meio q acabando e com precos nas alturas ainda tem a velocidade baixa em relação a esse tipo de solucao

Se você tiver um slot 2.0 x4 realmente vai ter velocidades mais rápidas, no meu caso aqui fico limitado a 500MB/s de pico por ter apenas um slot 2.0 x1. Mas ainda não vejo tanto problema nisso, são raras as ocasiões onde realmente precisamos dessas velocidades miralobantes dos SSDs NVMe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você tiver um slot 2.0 x4 realmente vai ter velocidades mais rápidas, no meu caso aqui fico limitado a 500MB/s de pico por ter apenas um slot 2.0 x1. Mas ainda não vejo tanto problema nisso, são raras as ocasiões onde realmente precisamos dessas velocidades miralobantes dos SSDs NVMe.

 

sim, fiz um teste aqui com o adaptador q comprei no aliexpress e com meu NVMe samsung 970 evo em comparacao com meu SSD de 1tb samsung 870 qvo

 

970 evo no adaptador NVMe e no slot pci-e 2.0

2023-01-28_16h35_45.png?_gl=1*n1t4xs*_ga

 

 

SSD sata comum

2023-01-28_16h36_46.png

 

 

pra mim, so vejo vantagens.. fora a questão de deixar as coisas sem cabos tb.. infelizmente essa minha placa so tem 1 slot NVMe M.2, o outro é sata.. mas gostei bastante dessa solucao e sem duvidas, irei adotar ela mais pra frente

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pra mim, so vejo vantagens..

 

Cuidado para não cair em desgraça, hein? Aqui no fórum, é comum o mantra de que SSD NVMe "não tem muita diferença" para os SATA... chegamos ao cúmulo do pessoal não recomendar NVMe... kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Marcos FRM disse:

 

Cuidado para não cair em desgraça, hein? Aqui no fórum, é comum o mantra de que SSD NVMe "não tem muita diferença" para os SATA... chegamos ao cúmulo do pessoal não recomendar NVMe... kkk

Dependendo do uso até que não faz diferença mesmo, se o cara não for tipo que fica comparando, fazendo benchmark e tal. Eu usei um WD Green 240GB básico por pouco mais de 1 ano, agora estou com um XPG Gammix S11 Pro 1TB também há quase 1 ano, e pra falar a verdade eu só notei mesmo que o Windows boota um pouco mais rápido do que com o outro SSD, mas não é aquela diferença de quando você sai do HD e vai pra um SSD básico.

 

E isso da velocidade de boot é até estranho, porque eu peguei esse mesmo SSD WD Green e coloquei num notebook velhinho que estava sofrendo com HD, ontem mesmo fui ligar o PC e o notebook ao mesmo tempo e o notebook ligou até mais rápido, os dois com Windows 10.


Hoje em dia o NVMe é muito mais vantajoso, tanto pelo preço (igual ou menor que SATA), comodidade, velocidade de pico e qualidade dos componentes, mas antigamente quando a diferença de preço era maior, SSD SATA tinha melhor custo-benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obviamente qualquer SSD NVMe será muito mais rápido do que qualquer SSD SATA comparando em benchmark.

 

Mas no uso do dia a dia são outros quinhentos, mês passado lembro de ter visto um tópico onde o usuário estava comparando a cópia de um arquivo de 20Gb, e no SSD NVMe Netac NV7000 apesar da velocidade começar altíssima, logo depois ela estabilizava num patamar BEM mais baixo chegando a ficar inferior ao do SAMSUNG EVO 860, e no final das contas o SSD que transferiu o arquivo no menor tempo foi o samsung sata. Ele tambem utilizou outros SSDs no comparativo...

 

Na minha opinião, se a placa-mãe possuir entrada M2 então eu sempre vou indicar um NVMe, ate mesmo porque hoje em dia os preços não estão muito diferentes dos SATA, aliás o Samsung EVO custa mais caro que muitos NVMe. Mas esse tipo de gambiarra que voce quer fazer usando uma placa adaptadora PCIe x4 eu acho furada total. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, gutopereira disse:

Obviamente qualquer SSD NVMe será muito mais rápido do que qualquer SSD SATA comparando em benchmark.

 

Mas no uso do dia a dia são outros quinhentos, mês passado lembro de ter visto um tópico aqui, onde o usuário estava comparando a cópia de um arquivo de 20Gb, e no SSD NVMe 3.0 apesar da velocidade começar altíssima, logo depois ela estabilizava BEM mais baixo ficando inferior ao do SAMSUNG EVO 860, que no final das contas foi o SSD que transferiu o arquivo no menor tempo. Ele tambem utilizou outros SSDs no comparativo.

 

Esse é o famoso "SLC Caching", todos os SSDs tem isso, só que alguns tem um cache maior e outros tem um cache menor. E você só consegue notar essa "limitação" se for copiar um arquivo muito grande de uma vez só, o que faz com que todo o cache seja ocupado.

 

Citação

Os fabricantes de SSD desenvolveram o cache SLC para contornar essas velocidades de gravação fortemente reduzidas. Este é um truque simples para gravar dados na memória flash SLC super-rápida. Os dados são então copiados para o flash TLC mais lento o mais rápido possível em segundo plano. Isso permite as velocidades de gravação rápidas anunciadas do SSD, desde que haja espaço de cache SLC para gravar. Isso não é um problema na maioria dos casos, mas pode ser se você estiver fazendo operações de gravação substanciais ao mesmo tempo.

 

Fonte: https://www.technipages.com/what-is-slc-caching?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=what-is-slc-caching

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

Lembro que no Samsung EVO a cópia do arquivo foi até o final mantendo uma taxa de 450Mb/s enquanto no Netac NV7000 ela começou acima dos 3000Mb/s mas depois dos primeiros 2Gb ela caiu e se estabilizou em 320Mb/s

 

Obs: o Netac tambem possui DRAM 1Gb GDDR4, então acredito que é a qualidade de todos os componentes e principalmente da controladora que mais vai fazer diferença no final das contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

 

Cuidado para não cair em desgraça, hein? Aqui no fórum, é comum o mantra de que SSD NVMe "não tem muita diferença" para os SATA... chegamos ao cúmulo do pessoal não recomendar NVMe... kkk

 

bem, nesse caso, vou usar esse NVMe apenas pra jogos e arquivos da minhas maquinas virtuais, o bom é q vou eliminar conexoes sata em definitivo do meu pc.. mas nos dias de hj nem tem como mais não recomendar NVMe porque os precos dos satas estão as vezes mais caros q os NVMe's.. e SSD M.2 sata tá algo bem difícil de achar, você acha dessas marcas chinesas fuleiras mas de marcas conhecidas nem tanto.. e quando acha, pelos olhos da cara

 

então vou apenas unir o util ao agradavel.. usar o slot pci-e q está em desuso e ter um NVMe q vai ser mais pratico em todos os aspectos.. alias, não sei porque não fiz isso há mais tempo.. so vim me tocar desse detalhe de uns meses pra cá! mas nunca é tarde pra fazer o certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algo que não é levando muito em conta é que a latência dos NVMe é muito menor e, pelo desenho do protocolo, a CPU é menos usada.

 

Quando um aplicativo qualquer requisita um arquivo, usando a API dos Unix-like por exemplo (existe equivalente no Windows), com um prosaico...

 

char buffer[4096];

read(fd, buffer, sizeof(buffer));

 

(lendo 4 KiB do arquivo associado ao descritor fd -- pressupondo que os dados não estejam no cache de páginas)

 

...o tempo gasto na chamada de sistema read() será menor com um NVMe, considerando SSDs com velocidades iguais. Essa diferença é brutal:

 

https://www.snia.org/sites/default/files/files2/files2/SDC2013/presentations/FileSystems/AndyHeron_Enhancements_To_Win81_Storage.pdf#page=18

 

Esses milissegundos, com vários acessos concorrentes ao disco, começam a aparecer. No Linux tem o excelente fio(1), que permite testar esse tipo de coisa, na qual os SATA são estraçalhados.

 

Como a diferença de preço não tem mais relevância, não tem por que recomendar uma tecnologia pior (SATA), quando a máquina suportar NVMe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, gutopereira disse:

@GuilhermeGB

Lembro que no Samsung EVO a cópia do arquivo foi até o final mantendo uma taxa de 450Mb/s enquanto no Netac NV7000 ela começou acima dos 3000Mb/s mas depois dos primeiros 2Gb ela caiu e se estabilizou em 320Mb/s

 

Obs: o Netac tambem possui DRAM 1Gb GDDR4, então acredito que é a qualidade de todos os componentes e principalmente da controladora que mais vai fazer diferença no final das contas.

Mas esse NV7000 é de quanto? O NV3000 de 1TB tem um cache bom, no review do Peperaio Hardware ele constatou mais de 300GB de cache. Mas alguém gravar 300GB de uma vez é bem difícil, só se for trabalhando com algo muito específico, e nesse caso valeria mais a pena investir em modelos mais caros de SSD.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

O modelo é o NV7000 de 1Tb, ele é PCIe 4.0 e teoricamente alcança 7200Mbps.

Nesse vídeo do Peperaio ficou bem nítido o SLC cache de 300Gb, não sei se o SSD dele estava cheio ou se havia algum outro problema, porque um arquivo de apenas 20Gb era para ter sustentado a velocidade até o final...

 

Esse tópico é de um outro forum então acredito que eu não posso postar ele aqui. Esse usuário estava tendo problemas com um Crucial BX500 que estava com uma velocidade de escrita muito baixa, semelhante a um pendrive 2.0

Então ele foi fazendo varios testes com os outros SSD, e eu achei curioso que o Samsung EVO 860 copiou o arquivo em menos tempo do que esse NV7000 e do que o XPG S41. Era um arquivo único e não uma pasta com vários pequenos arquivos, acho que isso também influencia no desempenho.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!