Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul! Inúmeros erros diferentes.


Hichan

Posts recomendados

Bom dia!

Começando do início, para contextualizar: eu montei um computador antigo, ou seja, eu já tinha tudo menos o SSD, que eu comprei no AliExpress, e as memórias RAMs, que eu comprei lá também.

 

Aqui estão as configurações dele:

Windows 10 Pro 64-bit

Intel Core 2 Quad Q9500 @ 2.83Ghz Yorkfield 45nm Technology

8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 533Mhz (7-7-7-19)

Gigabyte Technology Co. Ltd. G41MT-SP2 (Socket 775)

256MB NVIDIA GeForce 7100 GS (XFX Pine Group)

236 XrayDisk 256MB SSD ATA Device (SATA(SSD))

465 Western Digital WDC WD5000AAKX-60U6AA0 ATA Device (SATA)

Fonte Genérica 350W

 

 

 

 

No início, depois de eu terminado de montar, instalar o Windows, etc, tava perfeito. Porém, de uns tempos pra cá começou a apresentar problemas de tela azul, com os seguintes erros (já deu todos esses):

IRQL NOT LESS OR EQUAL

NMI HARDWARE FAILURE

SYSTEM SERVICE EXCEPTION

MEMORY MANAGEMENT

Page Fault in Nonpaged Area

Kernel Security Check Failure

 

Chegou uma hora que o Windows nem ligava mais, eu colocava a senha na hora do logar e logo depois dava tela azul, dando alguns desses erros que mencionei. Então resolvei formatar e olha... Foi difícil. 

Simplesmente não estava conseguindo entrar no SSD para formatá-lo, porque o sistema iniciava e ficava parado numa tela preta, mostrando essa mensagem:

Verifying DMI Pool Data

 

Ficava travado nisso, até que chegou uma hora que o erro mudou, ficando assim:

Verifying DMI Pool Data ... Update Success

 

Então fui procurar, de novo, na internet, e me pediram para resetar o CMOs da placa-mãe, então assim o fiz. 

Retirei a bateria, pois não tinha os jumpers, e reiniciei o sistema. 

Dessa forma eu consegui entrar no pendrive bootável e formatar o Windows.

 

Após procurar sobre os erros, vi que poderia ser por arquivos corrompidos no sistema operacional, então executei o comando sfc /scannow no CMD e os corrigi, depois de instalar o Windows, atualizações, etc. Reiniciei ele depois de executar o comando e o fiz novamente, pra ver se havia corrigido... tudo perfeito! Não apareceu erro nenhum.  Porém, quando eu desligo o sistema à noite, para dormir, e o ligo novamente no dia seguinte e executo o comando, aparecem os mesmos santos erros, ora um, ora outro. Ou seja, eu tenho que executar esse comando toda vez, se não ele começa a dar tela azul. E, além disso, mesmo com, supostamente, nenhum erro, o Windows reinicia do nada, sem motivo algum. Eu já procurei sobre e vi que poderia ser problema de fonte, de memória e de sobreaquecimento da CPU. Já tenho que avisar de antemão que moro no Rio de Janeiro, está um calor infernal e o cooler do processador não é bom, é um cooler stock, padrão, da Intel, e o processador tem um TDP de 95W, ou seja, já pensei que poderia ser ele a causa do problema. Estou pra trocar o cooler, mas não acredito que ele seja o problema. Já fiz o diagnóstico de memória do Windows para ver se era problema das memórias, já que comprei elas no Ali, e não acusou nenhum erro. Tem o SSD, que eu pensei que poderia ser o motivo das telas azuis. SSD genérico e os problemas são relacionados a compilação do Windows, ou seja, o SSD pode estar ruim, mas isso é apenas suposição minha, também não sei. E, por último, a fonte, que, por ser genérica e antiga, talvez não esteja mais dando conta, o que explica reiniciar do nada. Apesar de que isso pode ser problema da CPU sobreaquecendo também. Porém acredito que não seja problema da CPU, pois eu diminuo o clock dela na BIOS, deixando chegar apenas a 2.00GHz, o que diminui o aquecimento dela. Se houver problema físico, acredito que seja sobreaquecimento ou fonte, mas SSD e memória RAM não deve ser.

 

Todos os erros estão relacionados de alguma forma a parte física ou driver corrompido, incompatível ou antigos, causando problemas de compatibilidade, ou arquivos do sistema corrompidos, que, acredito eu, podem ser causados por os problemas de drivers também. Os arquivos do sistema eu tento resolver com o sfc /scannow, porém, mesmo assim, não funciona, os arquivos corrompidos voltam e dá tela azul de novo. O DISM.exe também diz que a imagem do Windows tá perfeita, ou seja... não sei o que pode estar havendo com esses arquivos corrompidos, por que estão voltando, se é problema de driver, etc. O Windows bipa normalmente quando inicio, aquele bip curto, indicando que tudo está correto. Porém tem vezes que ele não faz esse bip, não emite som algum, então não sei dizer se isso tem relação a algo.

 

Então, gostaria que me desses conselhos, sobre o que poderia estar ocorrendo. O que eu posso fazer pra tentar consertar isso.

Muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hichan Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud

 

PASSO 1 - Perguntas

  • Há quanto tempo ocorre este problema?

R.: 2 semanas.

  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

R.: Não sei informar.

  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

R.: Marca: SPACEBR. Modelo: MPV-350ATX

  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

R.: Não é um notebook.

  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

R.: Existe um filtro de linha, sim.

  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

R.: Não.

  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

R.: Não.

  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

R.: Não sei informar, pois faltavam peças, comprei peças novas no AliExpress, dois pentes de 4GB DDR3 e um SSD Sata, e um processador usado no Mercado Livre, um Intel Core 2 Quad Q9500, como já tinha escrito.

  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

R.: Não.

  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

R.: Não, mas houve um erro com o McAfee, ocasionando tela azul, além dos outros já citados.

  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

R.: Não.

  • Algum overclock foi feito no computador?

R.: Não, porém foi feito um downclock.

 

 

Infelizmente não conseguirei fazer o segundo passo, pois não consigo ligar o computador, ele fica travado na tela do "Verifying DMI Pool Data", como já mencionado anteriormente. Quando consegue passar dessa etapa, ele reinicia ao entrar na tela de logotipo do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
38 minutos atrás, Hichan disse:

não conseguirei fazer o segundo passo, pois não consigo ligar o computador, ele fica travado na tela do "Verifying DMI Pool Data", como já mencionado anteriormente.

 

@Hichan Perdão. Havia entendido que em alguns momentos você conseguia inicializar o sistema operacional.

 

Normalmente o computador congelar naquela mensagem pode ser algum problema relacionado com o armazenamento. Você possui alguma outra unidade, como um HD ou SSD, para substituir o seu atual e testar para ver se esse problema persiste? Também teste trocando o cabo SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud  Tranquilo. 

 

Então, eu testei o SSD do computador que está com problema em outro computador, e ele funcionou normalmente. Possuo um HD também, mas ainda não fiz testes, preciso fazer um backup antes de testar. E, sobre o cabo SATA, então... ainda não testei trocar. No computador que está dando problema, eu possuo dois cabos SATA, um pro HD e um pro SSD, eu troquei os dois pra ver se iria ajudar de alguma forma, mas não ajudou. O SSD aparece normalmente na BIOS, mas na hora de inicializar, não vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!