Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vi um post aqui onde dizem que uma placa de vídeo pode durar em média 5-10 anos, ou mais. Mas, queria saber o que pode fazer com que uma placa venha a dar problema antes desses 5 anos. 

Undervolt?

OC mal feito?

Fonte fraca?

100% de uso constante? 

Por exemplo, quais as chances de uma placa bem cuidada vir a falecer por desgaste antes dos 5 anos? Levando em consideração uso diários de 5 a 6 horas.

Vi um cara dizendo que raramente as placas apresentam problemas por conta da temperatura, mas não confiei muito...

Postado

@Paulo rique Oxidação por umidade e/ou maresia em determinadas localidades também. Não sei se é porque tenho azar. Nenhuma das placas de vídeo que tive durou cinco anos. Em compensação, as outras peças do PC não costumam quebrar comigo. 

• Curtir 1
Postado

@Lucas Ricci Moro em cidade litorânea, Recife. Minhas GTXs 560 e 960 duraram mais ou menos isso. Na faixa de dois a três anos. A RTX 2060 parou de funcionar com um pouco mais de um ano, mas com uma limpeza de álcool isopropílico e CorrosionX está funcionando até hoje. Espero que dure mais que três anos. O pior é que a garantia não cobre defeito de oxidação e a indústria ainda escolhe um metal com baixa resistência para construção da GPU, apesar de grande parte dos consumidores morarem em cidades litorâneas e até a sede das empresas são nesses locais, tais como Santa Clara/Califórnia (AMD e NVIDIA), Taiwan etc.

Postado
3 horas atrás, PanicMagic disse:

@Paulo rique Oxidação por umidade e/ou maresia em determinadas localidades também. Não sei se é porque tenho azar. Nenhuma das placas de vídeo que tive durou cinco anos. Em compensação, as outras peças do PC não costumam quebrar comigo. 

3 horas atrás, Lucas Ricci disse:

Tive uma GTX 1060 de 2018 à 2020. Acho que ela morreu devido a maresia já que na época morava no RJ. Oxidação em componentes eletronicos é coisa séria.

Boa tarde amigos, vocês usam algum produto ou item para evitar essa oxidações por umidade? moro também em cidade litorânea. 

Postado
agora, C.R.E.A.M. disse:

Boa tarde amigos, vocês usam algum produto ou item para evitar essa oxidações por umidade? moro também em cidade litorânea. 

Infelizmente não tem muito o que se fazer nesse caso, talvez a cada uns 3 meses limpar a placa com álcool isopropilico? Não sei se isso resolveria.

• Obrigado 1
Postado
12 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

Infelizmente não tem muito o que se fazer nesse caso, talvez a cada uns 3 meses limpar a placa com álcool isopropilico? Não sei se isso resolveria.

putz, já tinham me recomendado já o álcool, será que aqueles saquinhos de sílica gel ajuda a combater? 

Postado
5 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

putz, já tinham me recomendado já o álcool, será que aqueles saquinhos de sílica gel ajuda a combater? 

Pode ser, nunca tinha pensado nisso, boa ideia

Postado

@C.R.E.A.M. Pode usar CorrosionX. Tem até um vídeo no TecLab sobre esse produto. Secar Evita Mofo também ajuda. Deixar todas as fans do PC retirando o ar também ajuda. Se a umidade for muito intensa, só um desumidificador de ar. O problema é que um eletrônico desse com real capacidade de tirar a umidade do ar custa caro, gasta energia e dá trabalho, pois precisa que seja removido a água dele várias vezes ao dia. 

• Obrigado 1
Visitante: Clica

Postado
11 horas atrás, Paulo rique disse:

Vi um post aqui onde dizem que uma placa de vídeo pode durar em média 5-10 anos, ou mais. Mas, queria saber o que pode fazer com que uma placa venha a dar problema antes desses 5 anos. 

Undervolt?

OC mal feito?

Fonte fraca?

100% de uso constante? 

Por exemplo, quais as chances de uma placa bem cuidada vir a falecer por desgaste antes dos 5 anos? Levando em consideração uso diários de 5 a 6 horas.

Vi um cara dizendo que raramente as placas apresentam problemas por conta da temperatura, mas não confiei muito...

Existem alguns fatores que desencadeiam a redução na vida últil sim. 
Sujeira acumulada, memória RAM baixa, conexões mal feitas na placa-mãe, sobrecarga de processamento

Alguns pontos importantes para aumentar vida últil:
- investir em uma boa fonte de alimentação: A potência correta desse equipamento garante a melhor transferência de energia aos componentes e a proteção contra curtos da parte elétrica depois
- suporte de GPU para placas muito grande: protege seu equipamento na parte do PCB de empenar
- undervolt e underclock na placa de vídeo: É uma técnica de baixar a tensão de sua placa para uma medida abaixo da recomendada de fábrica sem perda de desempenho. O underclock exige que voce baixe o clock de sua placa e do processador para reduzir o consumo e a temperatura para aumentar vida últil. Não se deve fazer o undervolt muito forte
- limpeza da placa de vídeo, troca da pasta térmica, thermal pad e regulação da temperatura para estender a vida últil
- ativar o V-Sync durante jogos: O V-Sync equilibra a quantidade de FPS na mesma faixa de atualização de seu monitor atual baseando no Hz(hertz) de seu monitor equilibrando os recuros do processador sem sobrecarregar

7 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

O mais seguro para isso é o alcool isopropílico para eliminar pelo menos 99% do risco de oxidação de componentes eletrônicos sem agredir. Eu já tentei alguns outros solventes para ver e testar e acaba danificando depois.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...