Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, gostaria de pedir ajuda de vcs. Recentemente fui fazer a limpeza do meu PC q estava sujo e aproveitei para remover o cooler, porém quando o removi o processador veio junto. Vi em vários fóruns muita gente comentando que com álcool isopropílico desgrudava, porém já usei e até agr nada. Até q dps vi algumas pessoas comentando que secador de cabelo poderia remover amolecendo a pasta, só q ainda n testei. Alguém pode me dizer como se usa o secador de cabelo nessa situação (se usa por cima do processador, do lado do processador, na parte de baixo do dissipador ) pois vi gente comentando que pode estragar os pinos do processador devido ao alto calor.

• Membro VIP
Postado

@Renato Bernardes Tarde bem vindo.

Além de tirar o cooler do processado girando lentamente de um lado para o outro como o colega @Rodrigo J Polette falou.

Para evitar esse tipo de problema, é sempre bom tirar o cooler com ele um pouco quente.

Liga o PC e deixe ele aquecer por uns 5 minuto, ai você desliga e remover o cooler que sai bem mais fácil.

• Curtir 2
Postado

@Renato Bernardes Quando for limpar o pc não precisa remover o cooler.

E se for trocar a pasta térmica, ligue antes.

Mas sim, o secador vai ajudar, coloque ele no quente e direcione o ar para o dissipador.

Você tem de esquentar o dissipador para a pasta ficar mais maleável e assim poder tirar o processador.

A ideia do amigo @joe_federal sobre chave de fenda é boa, mas precisa ter cuidado.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Renato Bernardes Quando for limpar o pc não precisa remover o cooler.

E se for trocar a pasta térmica, ligue antes.

Mas sim, o secador vai ajudar, coloque ele no quente e direcione o ar para o dissipador.

Você tem de esquentar o dissipador para a pasta ficar mais maleável e assim poder tirar o processador.

A ideia do amigo @joe_federal sobre chave de fenda é boa, mas precisa ter cuidado.

Se usar a chave de fenda evitar fazer alavanca na ponta do processador, já que é a parte mais frágil.

Eu prefiro usar o secador de cabeço, deixa o dissipador bem quente que vai sair fácil. 

E puxe ele pelas bordas como no vídeo.

O processo do vídeo achei bacana também.

• Curtir 3
Postado

pra quem ta com essa duvida, passa um pouquinho de alcool isopropilico em cima da parte que o processador faz contato com o cooler, e fica girando o processador, eventualmente ele sai, isso ocorreu comigo ontem e consegui resolver dessa forma.

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Se usar a chave de fenda evitar fazer alavanca na ponta do processador, já que é a parte mais frágil.

Esse é o perigo quando um leigo decide mexer em peças do pc.

2 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Eu prefiro usar o secador de cabeço, deixa o dissipador bem quente que vai sair fácil. 

Excelente opção.

O mais hardcore demonta o dissipador do cooler que vem com o cooler box e esquenta o dissipador no fogo 🤣🤣

Não recomendo essa ultima parte do fogo com um equipamento que funciona ou que precisa ser usado depois, apenas citei porque foi um fato que usei a tempos atrás quando lavei um dissipador de processador Intel e tive pressa (que não serviu pra nada) pra secar ele.

• Haha 1
Postado

@Elder Nauvirth a posição para colocar o secador pode ser igual a essa do vídeo aqui? Parece besteira mas foi porque vi gente falando que poderia afetar os pinos pela alta temperatura 

@joe_federal no meu caso é a pasta original da AMD q já vem no processador o elastômero vi muita gente q já teve o mesmo problema reclamando q também grudou e custava sair

• Membro VIP
Postado

Não manatenha ele virado e parado em cima dos pinos, tente fazer com que o ar passe dentro do dissipador e aqueça a parte de cima do processador (onde está colado).

Postado
8 minutos atrás, Renato Bernardes disse:

@Elder Nauvirth a posição para colocar o secador pode ser igual a essa do vídeo aqui? Parece besteira mas foi porque vi gente falando que poderia afetar os pinos pela alta temperatura 

@joe_federal no meu caso é a pasta original da AMD q já vem no processador o elastômero vi muita gente q já teve o mesmo problema reclamando q também grudou e custava sair

Então nesse caso a AMD deveria revisar essa cola original heheh

Postado

da pra tirar em segundos, sem muita frescura ou perda de tempo

é só fazer uma alavanca de leve com uma chave, pronto! tiro assim desde os antigos amd que esse problema já deixa a gente careca, sorte que a amd resolveu trocando o socket agora, veja a seta vermelha

image.png

Postado

Salve pessoal, deu tudo certo consegui remover o processador com o secador de cabelo com as dicas do @Elder Nauvirth. Agr é trocar a pasta térmica q já tava na hora de trocar a muito tempo haha e colocar pra funcionar. Agradeço a todos q comentaram tentando me ajudar de alguma forma. Muito obrigado.IMG_20230203_154208.thumb.jpg.0196de5a6dbe77d151d70f98d8498ef3.jpg

• Curtir 1
Postado

Gozado, nunca aconteceu isso comigo. Parece coisa de pasta térmica safada.

Eu iria sugerir o uso de um fio de aço esquentado no fogo do fogão e ir forçando ele na junção como se fosse um fio dental. Mas ainda bem que deu tudo certo.

• Membro VIP
Postado
Em 03/02/2023 às 19:19, HenriqueV5 disse:

Gozado, nunca aconteceu isso comigo. Parece coisa de pasta térmica safada.

Eu iria sugerir o uso de um fio de aço esquentado no fogo do fogão e ir forçando ele na junção como se fosse um fio dental. Mas ainda bem que deu tudo certo.

Bom dia

Isso não é coisa de pasta térmica safada, isso é a forma que é removido o dissipador do processador.

Você não pode simplesmente puxar o dissipador para cima quando o processador usa soquete do tipo PGA (AMD AM3, AM4), nos soquetes LGA esse problema não existe (Intel LGA 1700, AMD AM5), só se o cara tiver muito azar de arrancar a solda do soquete com a placa-mãe rsrsrs.

LGA-Vs-PGA-Which-is-the-Best.jpg

Tem que tirar girando levemente o dissipador de um lado para o outro até perceber que não tem mais resistência do dissipador com processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...