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Tela azul acontecendo ao jogar jogos mais exigentes.


Leandro298

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Bom dia pessoal, fiz uma atualização recente de Hardware, cerca de 2 meses, ontem foi o primeiro dia em que pude jogar algo que exige um pouco mais da configuração.

Hoje tenho um xeon E5-2640 V3, GTX 750TI, 32 GB memória RAM ECC, e uma placa X99 E5-RS9 da machinist, com um NVMe 1TB da kingspec(principal) e 1TB HD Seagate(secundario)

Desde que instalei, não tive nenhum problema, mas ontem ao iniciar pela primeira o Battlefield 4 nessa configuração, após algum tempo de jogo, apareceu uma tela azul, o código do erro era DROVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, com falha em iaStorE.sys , mas o jogo esta instalado no NVMe, e estou usando AHCI no HD não RST, algo que pude notar também é que a falha acontecia quando a GPU estava próxima dos 75°, mas segundo a intel ela suporta até 95°, em Furmark fiz ela ir até 80°, e durante o teste não tive problemas, mas ao interromper, depois de 8 minutos, tive travamento seguido de tela azul.

 

Há quanto tempo ocorre este problema?
R: Começou ontem, quando tentei pela primeira vez abrir um jogo que exigia um pouco mais do setup

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
R: Eu mesmo montei, peças de empresas diferentes

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
R: Fonte XPG PROBE 500W 

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
R: O computador esta ligado ao filtro de linha

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
R: Não, apenas mouse,teclado e fone

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
R: não

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
R: não necessariamente, o problema só ocorre na utilização de um game mais pesado, o caso ocorre por exemplo com Battlefield 4

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
R: não

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
R: somente instalação do jogo em si

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
R: Meu chipset é um x99, logo uma placa-mãe chinesa, machinist, no site deles, informam para usar o DriveHub para obter os drivers deles.

Algum overclock foi feito no computador?
R: não

 

Speccy tela inicial.png

LogsColetados.7z

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@Leandro298 Bom dia!

 

Existem dezenas de entradas mencionando erros em um dos discos de armazenamento:

 

image.png

 

Existem milhares de entradas do WHEA (componente do Windows que monitora problemas de hardware) mencionando a conexão PCI Express:

 

image.png

 


 

Notei que a configuração de geração de mindumps de tela azul do Windows está configurada para criar estes logs de acordo com o tipo de erro detectado. Execute o seguinte comando em uma instância do Prompt de Comando como Administrador para que o Windows gere mindumps em toda tela azul:

 

wmic RECOVEROS set DebugInfoType = 3

 

Do que pude analisar nos logs que você enviou, vamos começar pelo que é mais fácil testar: os dispositivos de armazenamento. Abra uma instância do Prompt de Comando como Administrador e digite o comando abaixo, trocando "X" pela letra da partição que deseja testar. Ele poderá pedir para reiniciar o computador; confirme, reinicie e não interrompa o procedimento, que pode levar várias horas.

 

chkdsk X: /b

 

Após a conclusão, repita o procedimento com as outras partições. Tendo executado o CHKDSK em todas as unidades, gere novamente os logs para que eu possa analisar.

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Boa tarde, obrigado pelo auxilio até aqui, já estava sem muita ideia de o que fazer.

Fiz os comandos, e executei em todos os discos e partições.LogsColetados.7z

3 horas atrás, Rio McCloud disse:

@Leandro298 Bom dia!

 

Existem dezenas de entradas mencionando erros em um dos discos de armazenamento:

 

image.png

 

Existem milhares de entradas do WHEA (componente do Windows que monitora problemas de hardware) mencionando a conexão PCI Express:

 

image.png

 


 

Notei que a configuração de geração de mindumps de tela azul do Windows está configurada para criar estes logs de acordo com o tipo de erro detectado. Execute o seguinte comando em uma instância do Prompt de Comando como Administrador para que o Windows gere mindumps em toda tela azul:

 

wmic RECOVEROS set DebugInfoType = 3

 

Do que pude analisar nos logs que você enviou, vamos começar pelo que é mais fácil testar: os dispositivos de armazenamento. Abra uma instância do Prompt de Comando como Administrador e digite o comando abaixo, trocando "X" pela letra da partição que deseja testar. Ele poderá pedir para reiniciar o computador; confirme, reinicie e não interrompa o procedimento, que pode levar várias horas.

 

chkdsk X: /b

 

Após a conclusão, repita o procedimento com as outras partições. Tendo executado o CHKDSK em todas as unidades, gere novamente os logs para que eu possa analisar.

 

LogsColetados.7z

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  • Membro VIP

@Leandro298 Pelo que vejo nos logs, o CHKDSK não foi executado corretamente. No Windows, aperte a combinação de teclas Windows + R e digite msconfig. Na janela que abriu, vá na aba "Inicialização do Sistema", marque a caixa Inicialização segura. Dê OK e reinicie a máquina.

 

No Modo de Segurança, tente executar os passos que mencionei na resposta #2.

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Bom dia, ao entrar em inicialização de segurança e tentar fazer o procedimento no disco NVMe, tive diversos contra tempos, de primeira reiniciei para fazer no disco NVMe M.2, o procedimento iniciou, mas em determinado momento perdeu vídeo, depois de muitas horas, reiniciei forçadamente, sem vídeo, então drpois de algumas tentativas, reiniciando e tirar e voltando energia, consegui iniciar, repeti o processo, sem sucesso, em algumas vezes tela azul, outras vezes reinicio inesperado.

Em determinado momento até mesmo ligar o Windows estava difícil, tendo de reiniciar várias vezes para conseguir, e uma vez especifica, tive tela azul na área de trabalho em modo de segurança sem nada sendo executado.

 

Devo continuar tentando hoje ou devo fazer algo diferente?

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@Rio McCloud

Bom dia, vamos as atualizações dessa manhã.

Ontem quis tentar o procedimento uma última vez.

Infelizmente o resultado foi o mesmo de antes, em 37% do total do disco C NVMe, ocorreu uma tela azul, que tive que forçar reinício.

A máquina liga, mas depois de alguns instantes congela as ações, não tecendo nenhum comando de teclado ou mouse,porém atualizando relógio de hora, em outras vezes congela até a imagem não sendo possível fazer mais nada.

No led de erros da placa-mãe, o código fica normal, AA.

Uma dúvida, esse erro de PCIe, poderia ser relacionado a GPU? Ela já tem uns 8 anos de uso, única peça que não renovei ainda.

 

Outro ponto, deveria talvez entrar com uma iso do win 10 e tentar fazer uma reparação ou instalação limpa?

Acredito que os passos de verificação devida atual situação não serão possíveis.

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  • Membro VIP
15 minutos atrás, Leandro298 disse:

Uma dúvida, esse erro de PCIe, poderia ser relacionado a GPU? Ela já tem uns 8 anos de uso, única peça que não renovei ainda.

 

@Leandro298 Sim, tanto a placa de vídeo como a placa-mãe. Eu pedi para que você verificasse os dispositivos de armazenamento primeiro pois foram mencionados nos logs e (eram pra ser rs) são mais fáceis de testar no seu caso, visto que o seu Xeon não possui vídeo integrado e trocar a placa-mãe é razoavelmente chato.

 

No entanto, se você possui outra placa de vídeo funcional em sua casa, pode testá-la.

 

15 minutos atrás, Leandro298 disse:

Outro ponto, deveria talvez entrar com uma iso do win 10 e tentar fazer uma reparação ou instalação limpa?

Acredito que os passos de verificação devida atual situação não serão possíveis.

 

Os índicios que temos não levam a crer de se tratar de um problema de software. Reinstalar o sistema operacional agora eliminará todos as informações que podemos ter do problema. Execute o CHKDSK pelo ambiente live do Hirens BootCD PE conforme descrevi na resposta #7.

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2 horas atrás, Rio McCloud disse:

@Leandro298 Você removeu o driver anterior antes de instalar essa placa de vídeo?

Não, ao iniciar o sistema ele já iniciou a correção do disco E, então eu meio que só permiti que continuasse, imaginei que como tinha dado vídeo, se o problema fosse ali, seria resolvido

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@Rio McCloud AtualizAtualizações do que aconteceu durante a semana.

 

resolvi pedir auxílio de uma assistência local, estava impossível usar o sistema, tela azul ou congelamentos muito mais frequentes e rápidos.

optamos por realizar a formatação para ver qual seria o resultado, e conseguimos no máximo ganhar um pouco mais de tempo antes da tela azul.

 

Quem está me auxiliando disse ter configurado o c3 das memórias ram para não passar de c3, e instalou alguns kits do chipset vindo da Intel.

 

Isso no fim não resultou em nada, entretanto segundo ele o NVMe parece estar funcionando bem.

 

Com relação a RTX 2060, não seria possível repetir o processo, já que infelizmente peguei emprestada naquele momento, e já não é mais possível.

 

Por fim, devemos novamente retornar aos passos iniciais de coleta de logs para reavaliar o problema?

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  • Membro VIP

@Leandro298 Certo. Estive estudando seu caso com um amigo e com isso formulamos tentativas que você deve executar.

 

Primeiro, desinstale o software do Intel Optane, visto que você não possui nenhuma memória Optane. Você disse ter reinstalado o sistema operacional, portanto caso tenha instalado esse recurso novamente, remova-o.

 

Segundo, aumente o tamanho do arquivo de paginação para, pelo menos, 16GB. Você pode fazer isso abrindo o menu Iniciar, indo em Configurações, Sistema, Sobre, Configurações Avançadas do Sistema. Na janela que abriu, na seção "Desempenho" clique em Configurações..., depois vá na guia Avançado e em "Memória Virtual" clique em Alterar.... Nessa janela, desmarque a caixa "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação em todas as unidades", selecione Tamanho personalizado e insira o valor 16384 nos dois campos. Clique no botão Definir, depois pressione OK e feche as janelas.

 

Teste e verifique se as telas azuis continuarão.

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Bom dia, hoje tirei o dia para passar raiva com vocês, obrigado pela companhia!

Hoje também fazemos semanaversario! Parabéns para nós

 

Brincadeiras a parte, na aba de programas instalados não conta nada relativo a Intel ainda!

 

Com relação a configuração de paginação, fiz conforme as instruções, entrei no furmark e iniciei um bentchmark, depois de uns poucos minutos, tela azul, reiniciou sozinho e tela azul novamente, após isso, ele não deu imagem. 2 reinicios forçados depois ligou com imagem normal.

 

Ps: Antes tambem realizei uns poucos minutos de benthmark no CPUZ, mas la em 100% não teve muito aquecimento, tambem não deixei rodar muito, uns minutos 5, mas não tivemos nenhum problema lá.

 

Ps2: Ao ficar algum tempo parado, cerca de 16 minutos, perdeu vídeo, mas o hardware está ligado por dentro, inclusive a placa-mãe apresenta o código AA, utilizar os periféricos não resulta em nenhuma alteração dessa condição.

@Rio McCloud

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  • Membro VIP

@Leandro298 Certo... Estou desconfiando da placa-mãe, porém você teria que ter outra pra testar. Como você reinstalou o sistema operacional, todos os dados que tínhamos para analisar foram perdidos. No entanto, essas poucas telas azuis podem ter os dados que precisamos.

 

Abra o Painel de Controle, vá em Sistema e Segurança, Segurança e Manutenção, Manutenção, Exibir histórico de confiabilidade e tire capturas de tela da janela o suficiente para mostrar todo o gráfico, da ponta esquerda até a ponta direita.

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@Rio McCloud no site do fabricante existe apenas uma versão de BIOS, acredito que não tiveram mais versões.

Hoje mais cedo tive um congelamento dentro da BIOS, tomara que não ocorra quando for mexer nela.

 

Vi um conteúdo de alguém que recentemente usou uma BIOS de outra placa chinesa e funcionou para troca de tensão das memórias, caso não resolva, vou testar essa opção também.

Sempre soube que poderia ter alguma dor de cabeça ao investir em algo assim, mas não sabia que seria tanto, talvez tivesse optado por um produto de loja nacional.

 

Se ao final de tudo não der em nada, vou tentar achar algum outro modelo para comprar, você recomendaria algum? O gabinete supostamente suporta até ATX.

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  • Membro VIP

@Leandro298 Você menciona ter tido um congelamento na BIOS. Isso pode ser memória ou placa-mãe. Teste suas memórias seguindo atentamente este tutorial:

Se não for as memórias, você vai precisar testar a placa-mãe.

 

9 horas atrás, Leandro298 disse:

Se ao final de tudo não der em nada, vou tentar achar algum outro modelo para comprar, você recomendaria algum?

 

Não sou a melhor pessoa para recomendar placas-mãe. Crie um tópico no setor Placas-Mãe para isso.

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  • 2 meses depois...

O meu estava com WHEA Full também achei que fosse o NVMe, executei vários testes, vi vários tutoriais e nada, porém, ao que tudo indica hj, finalmente consegui resolver, criei a conta aqui só pra talvez tentar te ajudar.

Eu executei dois comandos: o primeiro foi diminuir os núcleos ativos, na BIOS, vai no intelRCSetup Processor configuration  - per-socket configuration - CPU socket 0 configuration - cores enable -  meu é um e5 2670 reduzi de 12 para 10, depois volta para o intelRCSetup vai em advanced power Management configuration - Power technology - coloca energy efficient.

 

Espero que dê certo pra ti também, fiquei quase uma semana tentando resolver 

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