Ir ao conteúdo

Upgrade de Ryzen 7 3700X para Ryzen 7 5700X

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Fiz upgrade de placa de vídeo, de uma GTX 1660TI para uma RTX3070TI, também vou fazer upgrade de 16GB de RAM para 32GB de RAM, e gostaria de saber.

Vale a pena fazer um upgrade de um Ryzen 7 3700X para Ryzen 7 5700X. Simplesmente estou dando preferência ao 5700X porque pretendo continuar usando o Wraith Prism, não tenho intenção de fazer upgrade de air cooler ou colocar um WC.

Qual a vantagem desse upgrade em jogos, o ganho é considerável?

Postado
8 minutos atrás, pedrofitzz disse:

Vale a pena fazer um upgrade de um Ryzen 7 3700X para Ryzen 7 5700X.

Depende do gargalo notado, caso a CPU fique a 100% por muito tempo, aí vejo necessidade.

Em um caso desses tem que avaliar primeiro esse gargalo, tem que ver as temperaturas e até ver os VRM da placa-mãe estão aguentando.

Postado

Dificilmente um gargalo com 3700X vai resultar em 100% de uso da CPU, existem pouquíssimos jogos que vão tirar proveito de todas as threads do processador, então existirão jogos onde você terá gargalo e ainda verá um uso baixo da CPU porque apenas algumas threads serão aproveitadas.

Ainda assim, pra você conseguir ver alguma diferença entre um 3700X e um 5700X só se você for do tipo competitivo, que joga games nas maiores taxas de FPS possíveis. Se você está satisfeito com 60+ FPS em jogos single player e em jogos multi player um 100+ FPS está bom, o 3700X ainda vai te atender perfeitamente.

Lembrando que a RTX 3070 Ti é uma placa exagerada para quem joga em 1080p, pelo menos para a maioria dos games. Então é comum você vera placa sobrando por mais que você coloque o gráfico todo no máximo, e isso faz com que a responsabilidade fique pro lado do processador. Para a placa de vídeo renderizar vários quadros por segundo, ela precisa que o processador empurre vários quadros pra ela renderizar.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, pedrofitzz disse:

também vou fazer upgrade de 16GB de RAM para 32GB de RAM, e gostaria de saber.

A não ser que tenha algum uso específico, esse "upgrade" não só é dinheiro jogado fora, como ainda corre risco de piorar o desempenho da sua máquina. Não faça isso.

1 hora atrás, pedrofitzz disse:

Vale a pena fazer um upgrade de um Ryzen 7 3700X para Ryzen 7 5700X. Simplesmente estou dando preferência ao 5700X porque pretendo continuar usando o Wraith Prism, não tenho intenção de fazer upgrade de air cooler ou colocar um WC.

Sem trocar o cooler, não vale o up. Use o dinheiro que economizou na RAM para pegar uma solução de resfriamento melhor.

Postado

@GuilhermeGB @PedraX A placa-mãe aguenta sim, é uma B550M Mortar Max. Fora que a questão de temperatura nunca foi um grande "problema" no meu atual setup, moro no sul e sempre mantenho o arr-condicionado ligado junto do pc.

@GuilhermeGB

Exatamente, jogo principalmente CSGO, e com essa config estou conseguindo atingir em torno de 250-300FPS a depender do mapa. Enquanto meus amigos conseguem atingir a casa dos 500FPS com um configuração em geral mais fraca, porém com R5 5600X.

Então com o R7 5700X também conseguiria atingir algo nessa faixa de FPS?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...