Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro MicroPython perdeu para CircuitPython?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Não é minha intenção iniciar uma guerra. Até por que seria contra as diretrizes do Clube. Isso vai depender apenas dos ânimos e modos de cada forista participante.

 

O básico que se pode colher do Google eu já sei. CircuitPython é fork. A nível de API, faz uma nova proposta de sintaxe, especializando módulos, e sem o módulo machine.

 

Pega: CircuitPython parece ter colocado uma cortina que esconde o que MicroPython podia fazer com interrupções e threads. No lugar, nasceu um módulo de multitarefas cooperativas, o asyncio (ao invés do paradigma "tradicional" de multitarefas preemptivas).

 

O que vocês quereriam observar na opção por um deles?

 

O ecossistema do MicroPython parece estar mais rico de criações espontâneas. Por outro lado, CircuitPython tem o apoio da Adafruit.

 

Até onde eu sei, somente o CircuitPython se livrou de limitar o desenvolvedor ao REPL, através da unidade de armazenamento USB que possibilita o implante de código.

 

Update

 

@aphawk, lembrei de você. Foi quem me apresentou a importância das interrupções. Aqueles modos com função de callback implementam multitarefas preemptivas.

 

Um vídeo muito interessante, em português, sobre multitarefas cooperativas:

 

 

@.if, você nos trouxe o RP2040 quando ele ainda estava saindo do forno.

 

Sobre a tal "limitação" ao REPL, uma IDE como o Thonny ao menos resgata o workflow de costume:

 

 

Alguém experimentou algo como uma unidade CIRCUITPY usando ainda Micropython?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1ªmente agradeço por me mencionar. 😁

Mas não entendi querido amigo. E tem+ ... pena que faço parte deste ecosistema, ok? É muita areia pro meu caminhãozinho.  Meu mundo é micro [em vários sentidos]. Nada pessoal, claro, mas talvez lhe seja mais proveitoso migrar ou melhor, abrir em outro forum mais apropriado também... talvez num direcionado à esta linguagem ou similar.

abç

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!