Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Projeto com transmissor e receptor


rudag

Posts recomendados

Boa tarde! Sou novo em Arduino. Estou fazendo um projeto em que preciso registrar o clique de um botão físico sem fio. Basicamente terei vários botões individuais e, ao ser clicado, preciso registrar num banco de dados qual botão foi pressionado e o horário. Nos meus primeiros passos eu já consigo ler no meu programa o que a placa Arduino Uno escreve na porta serial. O que preciso agora seria conseguir identificar o código/id do botão pressionado, ou seja, cada botão tem que emitir algo único. Como sou iniciante, não sei exatamente qual hardware utilizar.

 

Para o botão (transmissor), eu achei esse Interruptor Remoto 433Mhz Botão Portátil RF 1 Canal EV1527. O botão TEM que ser grande e fácil de apertar. Um botão do tipo cogumelo seria ótimo, mas não achei nenhum "pronto" já com a placa transmissora.

Para o receptor, eu achei esse Módulo Receptor 433Mhz RXB6 Super Heteródino. Os botões vão ficar até 40 metros do receptor.

 

Os dois acima trabalham com o encoder EV1527. Pelo que pesquisei, o encoder é o que gera o código do transmissor, correto? Poderiam me auxiliar na escolha do hardware? Eu comprei um kit simples de transmissor e receptor para brincar, mas acredito que não é o que preciso. Também não sei se os que citei acima são os mais adequados para o projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você precisa literalmente desenhar (para você mesmo e para nós) os blocos arquiteturais do sistema que você está projetando.

 

Pelo que entendi, você conseguiu executar uma depuração via monitor serial. Se você vai programar placas, você poderá estabelecer códigos de significado para identificar ações.

 

A demanda na sua mensagem ainda está muito solta. Fotografe um esboço numa folha A4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

Realmente acho que não me fiz claro. Vou tentar descrever o projeto na prática, será que serve?

 

Ambiente: barracão grande (40 x 10 metros)

Interior: várias mesas, cada uma com um operador (pessoa). Uma mesa para o encarregado de produção com o receptor.

Objetivo: contar a produção dos operadores

Descrição do transmissor: um botão de plástico, relativamente grande, que trabalha, por exemplo, por rádio frequência. É semelhante a um controle remoto de portão, por exemplo

Descrição do receptor (ideia simples): uma placa receptora de RF, ligada a uma placa UNO, ligada a um computador
Funcionamento: em cada mesa haverá um transmissor. Ao terminar de produzir um determinado produto, o botão é pressionado. O botão (transmissor) envia para o receptor o seu ID. O receptor então recebe o sinal e se comunica com o software de produção para indicar de qual operador veio o sinal, o horário que recebeu o sinal e por fim calcular o tempo de produção.

 

Exemplo prático:

Operador 1 termina o produto e pressiona seu botão. Receptor recebe o sinal 13:45:12

Operador 1 termina o produto e pressiona seu botão. Receptor recebe o sinal 13:45:42

Operador 1 termina o produto e pressiona seu botão. Receptor recebe o sinal 13:46:12

Software calcula que o tempo médio de produção do operador é de 30 segundos.

 

Disso tudo, a única coisa que sei fazer é o Arduino se comunicar com o software. Quais componentes utilizar é o que preciso descobrir para pelo menos começar a estudá-los, qual biblioteca utilizar, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pena que estou entrando agora beeeemm tarde no ramo Wireless e apenas arranho sua superfície. O que minha mente minimalista visualiza são botões wireless (clique) o mais barato , claro,  e um mini estudo de seu protocolo, circuito e afins. Talvez daqueles blue tooth e um mc tipo um barato arduino esp32 que incorpora o blue tooth (arranhei este mundo com ele: 1 botão virtual no celular fiz 1 led acender. .quase tive 1 treco quando deu certo kk).

 

Mas assim que você fizer 1 led piscar ao toque de um botão no arduino seus problemas acabaram!!! de começar 😁

Pra não deixar em branco: você deve precisar de um módulo rtc arduino (clique). Tenha 1 e comece a brincar com ele 1º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, bom dia! Tenho pesquisado bastante sobre o meu projeto nos últimos tempos, inclusive comprei vários periféricos para teste. Minha melhor solução até agora foi utilizar transceptores Nrf24l01 para a comunicação entre eles. Como esse transceptor tem uma limitação de "ouvir" até 6 placas, para se fazer uma rede maior eu preciso fazer um esquema de nós, onde um alguns transceptores que seriam apenas transmissores acabam viram receptores também para passar o sinal até o destino. Não é tão complicado, mas gostaria de um jeito mais simples. Pensei em fazer tudo via wifi, mas me surgiram as seguintes dúvidas:

Consigo fazer um arduino+wifi (transmissor) enviar um dado específico (um número, por exemplo) e outro arduino (receptor) ler esses dados? Ou talvez seja melhor fazer um software que leia os dados da rede wifi para substituir o arduino receptor?

Existe algum roteador de baixo custo que suporte umas 70 conexões simultaneas? Os dados que vão trafegar são muito pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você conseguir um esp32 por preço bom (clique), talvez vale a tentativa de colocar um esp32 em cada estação com um celular ou tablet como central. Outra opção conceitual semilôca...algo como...

shopping?q=tbn:ANd9GcRWNYBeieKMfyHZsi7l0

bem.. dei uma olhadela muuuito superficial no seu Nrf24l01 (clique) e pra variar .. amei! Vou comprar só porque é barato! De fato preciso de algo como isso pra colocar no caminho até minha casa. Tem gente sem noção que nem aperta o interfone e só vai entrando no quintal... e minha cadela não para em casa...  sim o interfone é longe de casa...

 

3 horas atrás, rudag disse:

esse transceptor tem uma limitação de "ouvir" até 6 placas, para se fazer uma rede maior eu preciso fazer um esquema de nós, onde um alguns transceptores que seriam apenas transmissores acabam viram receptores também para passar o sinal até o destino. Não é tão complicado

Que legal que você se achou nele. De fato penso que é sua melhor opção neste momento. Se eu comprar alguns você deve me ajudar a conversar com eles kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rudag ,

 

O problema de se usar apenas circuitos transmissores é que pode ocorrer de dois operadores acionarem no mesmo instante ( raro mas possível ) e nesse caso o receptor vai apenas receber o que tiver sinal bem mais forte do que o outro ( se os sinais forem de potência parecida não vai receber nenhum ….

 

Portanto sugiro você usar algo tipo token-pass, isto é, a Central manda um sinal habilitando a transmissão de apenas um operador de cada vez; caso tenha sido apertado o botão desse operador, essa informação é enviada; depois a central chama o próximo operador e assim por diante. As redes de computadores começaram dessa maneira ….

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2023 às 02:55, alexandre.mbm disse:

Pense uma forma de garantir o registro da tarefa concluída, com menos dependência da intenção humana.

Sim, posteriormente vou tentar um sensor de distância na pilha de produtos produzidos. Assim o o operador não tem que apertar o botão, apenas colocar o produto na pilha.

 

Em 06/03/2023 às 15:27, .if disse:

Se você conseguir um esp32 por preço bom (clique), talvez vale a tentativa de colocar um esp32 em cada estação com um celular ou tablet como central. Outra opção conceitual semilôca...algo como...

 

bem.. dei uma olhadela muuuito superficial no seu Nrf24l01 (clique) e pra variar .. amei! Vou comprar só porque é barato! De fato preciso de algo como isso pra colocar no caminho até minha casa. Tem gente sem noção que nem aperta o interfone e só vai entrando no quintal... e minha cadela não para em casa...  sim o interfone é longe de casa...

 

Que legal que você se achou nele. De fato penso que é sua melhor opção neste momento. Se eu comprar alguns você deve me ajudar a conversar com eles kk

Esse nrf24l01 é muito bom, inclusive achei um arduino nano que já vem com ele acoplado. Pra mim vai ser bom porque vai economizar tempo e espaço.

 

Em 12/03/2023 às 04:50, aphawk disse:

@rudag ,

 

O problema de se usar apenas circuitos transmissores é que pode ocorrer de dois operadores acionarem no mesmo instante ( raro mas possível ) e nesse caso o receptor vai apenas receber o que tiver sinal bem mais forte do que o outro ( se os sinais forem de potência parecida não vai receber nenhum ….

 

Portanto sugiro você usar algo tipo token-pass, isto é, a Central manda um sinal habilitando a transmissão de apenas um operador de cada vez; caso tenha sido apertado o botão desse operador, essa informação é enviada; depois a central chama o próximo operador e assim por diante. As redes de computadores começaram dessa maneira ….

 

Paulo

Pelo que pesquisei, o nrf24l01 vai dar conta do recado porque ele consegue ouvir até 6 transmissores simultaneamente. Eu duvido que ocorra 6 cliques ao mesmo tempo, então ele tem o que eu preciso com baixo custo.

 

 

Aos amigos que me acompanharam até aqui, acho que evolui bem. Agradeço à toda ajuda até agora. Meus próximos passos vão ser:

 

1 Descobrir o melhor botão para ligar ao arduino. Pelo que pesquisei, o ideal seria um botão cogumelo grande, pois o operador não teria nem que olhar para o botão devido ao fato dele ser grande. Comprei um de 6V no AliExpress que tem led embutido, vamos ver se vai funcionar. Não achei nenhum de tensão baixa ou com led embutido aqui no Brasil, alguém já viu parecido?

 

2 Descobrir a melhor forma de fazer a alimentação elétrica. Num cenário ideal, acho que baterias recarregáveis seriam a forma mais prática, mas devido ao número de operadores, talvez tenha que ser por fio mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!