Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizar a BIOS de AMD RX 580 8Gb - "Error reading from ROM"


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Fala pessoal? Tudo bem ?

 

Preciso atualizar a BIOS da minha RX 580 de 8GB, eu comprei ela pelo Aliexpress, e ela funciona perfeitamente.

O ponto é que pretendo fazer um upgrade de Ryzen 3 3200G para um Ryzen 5 5500.

Ao trocar o processador, dá uma tela preta, e acredito eu que seja por não ter atualizado a BIOS da placa.

Estou seguindo todos os passos de um vídeo no youtube que tem o mesmo modelo da minha placa, porém quando vou rodar o amdvbflashWin para instalar a BIOS, aparece o esse erro aqui: 

image.png.1055be0dd7f30f48e2a085f47a0ee7c4.png

O quê pode ser feito? Alguém já passou por esse problema?

 

Para poupar tempo também, esse é o GPU-Z:

 

image.png.58d91e37c86f3be1ff7c572ebece6e6f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rafa Hiato Informe a configuração completa do computador. Esse problema muito certamente não tem qualquer relação com a BIOS da placa de vídeo, mas pode ter relação com a BIOS da placa-mãe. Inclusive a chance de você prejudicar o funcionamento da sua placa de vídeo - ou até mesmo brickar - com esse procedimento aí é bem alta.

 

Não se "atualiza" BIOS de placa de vídeo. A troca da BIOS é algo muito raramente feito. Onde você viu indicação para fazer isso?

 

Por sinal, sua placa de vídeo não é uma RX 580, mas uma RX 570. O nome "RX 580 2048SP" é jogada de marketing da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Rafa Hiato disse:

Vishh, então posso começar buscando atualizar a placa-mãe?

 

Enfim, a configuração completa é essa aqui:

 

Ryzen 3 3200G

16GB de RAM

Placa de vídeo RX 580 2048SP de 8GB

placa-mãe B450m Ds3h Wifi, Chipset B450, AMD Am4.

SSD de 256GB e um HD de 550GB

 

Você já procurou saber se essa placa-mãe já veio atualizada pra processadores de série 5000?

Se a placa de vídeo está funcionando perfeitamente a culpa não é dela.

E já é possível ver que você não entende muito do assunto, se você colocar uma BIOS com frequências mais altas do que sua GPU aguenta você vai começar a ver crashs constantes e artefatos. Fora que se você colocar uma BIOS incompatível com a marca de memória da sua GPU ela pode parar de dar vídeo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
1 hora atrás, Rafa Hiato disse:

Vishh, então posso começar buscando atualizar a placa-mãe?

Esta é a lista de compatibilidade de processadores da sua placa-mãe (confira se o modelo está correto): https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-DS3H-WIFI-rev-1x/support#support-cpu

 

Esse processador (Ryzen 5 5500) só funciona a partir da versão F63 da BIOS da sua placa-mãe. Abra a BIOS e verifique a versão atualmente instalada para confirmar. Provavelmente o problema é esse.

 

"Atualizar" a BIOS da placa de vídeo é algo que não faz sentido. Por isso questionei onde lhe indicaram para fazer isso. Você provavelmente ia terminar com a placa "brickada", precisando levar a alguma assistência técnica, por conta de um procedimento que não deveria ser realizado. Ainda bem que o programa deu erro.

 

Seria importante informar também o modelo da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mistério resolvido pessoal!

Era a BIOS da própria placa-mãe, a versão instalada era a mesma desde que a comprei (F50, e a atual é F64, sendo que foi a partir da versão F61 que foi adicionado suporte aos da série R5).

 

AINDA BEM que não consegui mexer na BIOS da placa de vídeo, imaginem o desastre hehehehe

 

Muito obrigado novamente pessoal! Não sei o que faria sem esse fórum!

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!