Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Minha internet vem do roteador da empresa OI que fica ligado no primeiro andar eu moro no segundo, conectei um RJ45 no roteador e puxei para minha sala no andar de cima, em seguida liguei o cabo no meu roteador tp-link N750 para usar apenas as entradas RJ45 onde ligo um pc, um raspberry 3, uma tv e um HD na porta USB.

Meu notebook está ligado no wifi do roteador da OI porque o tp-link está com o wifi danificado, a internet está funcionando normalmente a tv o pc e o raspberry funcionam.

Depois eu configurei um ip fixo para o pc e o raspberry para acessar os dois por ssh no notebook, mas não consigo encontrar eles, nem o HD.

Podem me ajudar a resolver isso? 

Postado

@william guimaraes provavelmente conectou o roteador TP-Link via WAN ao roteador da OI. Não é boa ideia. Vai perder até metade da banda na segunda rede e vai ter toda sorte de problemas, incluído esse do laptop estar em uma rede e o pc  e o raspberry em outra.

Conecte via LAN. Use uma única LAN. Veja no LAPTOP o endereço do gateway e abra a configuração dele, o roteador da OI. Divida o intervalo de DHCP. EXEMPLO: a OI está usando o roteador em 192.168.1.1 e o DHCP entre 192.168.1.2 e .254. São 254 endereços.

• separe alguns endereços para endereço fixo, vamos supor 10 endereços, entre .1 e .10 inclusive
  • 0 e 255 são reservados então restam 256 - 2 - 10 = 244 endereços
  • o roteador da Oi fica em .1, onde já está no exemplo
  • o DHCP dele fica entre .11 e .132 inclusive, com 122 endereços possíveis

Agora o N750

Abra a configuração de seu N750 no PC. será claro o gateway dele. Rode ipconfig /all e veja lá o endereço

• o endereço de rede pode ser qualquer um dos reservados. entre .2 e .10. Então seja 2. Mude aqui

image.png.b72c8a7aad79ef049299965158386cbe.png

• o DHCP dele vai usar endereços entre .133 e .254 inclusive, o resto da faixa
  • marque na configuração de DHCP o gateway correto, 192.168.1.1 porque é onde está o modem da OI. Mude aqui:

image.png.60b329dc6a07c185bb30ce03098cf56d.png 

Assim os servidores rodam em modo cooperativo e se um dos dois parar a rede continua funcionando. Vai gostar disso se colocar uma impressora nela por exemplo. Se desabilitar o DHCP no TP-Link e o modem cair não vai poder acessar nada na rede quando o problema deveria afetar apenas o acesso a internet.

E diminui a latência do DHCP, o que não é importante aqui.

Postado
8 minutos atrás, william guimaraes disse:

O problema é que o roteador da OI é completamento bloqueado, não posso alterar as configurações dele.

Não acho que seja o caso da Oi. A falta de acesso a esses parâmetros pode inviabilizar o uso para muitos clientes. Não faz sentido.

De todo modo, se não quer ou não pode acessar isso, apenas use um endereço tipo o último, .254, para seu roteador N750 na rede da OI como eu expliquei. E depois desative o serviço DHCP nele. Vai funcionar igualzinho. Apenas religue os dispositivos depois e todos vão estar na mesma rede.

Postado

agradeço sua ajuda, seguindo a segunda dica consegui resolver, estou conseguindo usar os dois HDs na rede, mas o pc por ssh não.

estou com o notebook no wifi do roteador da oi e o pc junto com os HDs no tp-link ligado por cabo. coloquei um ip fixo nele mas ao tentar acessar recebo essa mensagem.

Unable to negotiate with 192.168.1.65 port 22: no matching key exchange method found. Their offer: diffie-hellman-group1-sha1,diffie-hellman-group14-sha1

Postado

@william guimaraes Agora tem uma única LAN. 

Como não alterou o intervalo do DHCP no roteador sempre tem a chance de dar conflito com outros endereços que venha a usar e não é boa política fazer isso.

De todo modo se usou mais um endereço deve usar um mais pro fim da lista e não 65.

15 minutos atrás, william guimaraes disse:

coloquei um ip fixo nele mas ao tentar acessar recebo essa mensagem.

Unable to negotiate with 192.168.1.65 port 22: no matching key exchange method found.

OFF-TOPIC nada tem a ver isso com o tópico. Entenda que a conexão já existe: foi 192.168.1.65 que respondeu pra o cliente ssh. 

E o que está faltando é um método compatível para negociar as chaves de criptografia, o primeiro S de SSH (secure). Apenas corrija isso.

no notebook pode colocar o nome do PC no arquivo hosts e assim acessar por nome

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!