Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha serve como aterramento?


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Galera boa noite, comprei um PC semana passada e notei que o gabinete estava dando choque, então a primeira coisa que fiz foi comprar um filtro de linha pra não arriscar queimar meu pc. Porém ele ainda está dando choque . Mesmo o pc estando nesse estado corro risco de curto mesmo usando o filtro de linha?

20230211_205614.jpg

20230211_205640.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Marcelo Maia Isso ai que comprou não é filtro de linha, é só extensão elétrica com fusível.

 

O melhor ai é colocar um Clamper Energia 5 ou o Energia 8.

 

Se ainda dar choque, veja a tomada, os fios podem estar invertidos.

 

Também é bom fazer aterramento.

 

Filtro de linha ajuda, mas um aterramento não é substituivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth

Mas esse "filtro da alguma proteção mesmo que mínima?" Tô tentando correr pra fazer o aterramento porém posso usar o pc até lá? Ou o risco de curto é alta

@Elder Nauvirth acho que meio impossível inverter a tomada, pelo menos a macho, já dentro não sei como tá a situação 

20230211_231117.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

@Elder Nauvirth

Mas esse "filtro da alguma proteção mesmo que mínima?" Tô tentando correr pra fazer o aterramento porém posso usar o pc até lá? Ou o risco de curto é alta

 

Não é raro gabinete dar choque e não chega a ser arriscado para o PC. Se você inverter os fios da tomada da parede pode ser que acabe com o choque. É só pegar uma chave de fendas e trocar a posição dos fios da tomada da parede e testar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Maia Esse filtro vai ajudar um pouco, mas um filtro de linha decente mesmo seria o mais recomendado.

 

31 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

acho que meio impossível inverter a tomada, pelo menos a macho, já dentro não sei como tá a situação 

Na hora de colocar na tomada é difícil mesmo inverter.

 

Agora o problema é dentro mesmo, porque tem pessoas que fazem a instalação dessas tomadas de qualquer jeito.

 

Olha por exemplo ai essa tomada que você usa, os pinos Terra está centrado de uma forma diferente, seguindo o padrão da tomada da direita, é Fase, Terra e Neutro, agora pensa na salada que está do outro lado seguindo o mesmo padrão.

 

O padrão atual é esse aqui: 20191104_064211.jpg

 

Tem gente que quando vai instalar não segue o padrão do NBR 14136:2002, onde a Fase e o Neutro não altera lado independente de que lado vai ficar o pino Terra, ou seja, se o pino Terra fica pra baixo, o Fase fica no lado esquerdo, se você não segue o padrão, é colocado no lado direito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Maia jogou dinheiro no lixo mano. você tem q aterrar a tomada. isso ai não passa de extensão e n protege nada. 

 

Filtro de linha que protege é o DPS Clamper mais não aterra da tomada e sim em caso de surto ou raio. 

 

Esse sintoma de choque é de fonte ruim genérica ou de baixa qualidade, no maximo defeito. 

 

Qual a configuração completa de seu PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!