Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa de vídeo


Ir à solução Resolvido por HenriqueV5,

Posts recomendados

Montei recentemente um computador.

Possui as seguintes configurações:

Fonte Corsair CV550 W 80 Plus Bronze

placa-mãe Gigabyte B450m gaming

Dois pentes 8gb Zadak 3200 MHz

Processador Ryzen 5 4600G

SSD 480 GB Kingston

Uso atualmente o vídeo integrado, gostaria de recomendação de uma placa de vídeo mais barata o possível que permitisse algum conforto, jogar algo mais pesado sem sofrer muito ou ao menos que ficasse alguns anos sem necessitar uma atualização tão severa.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ficar alguns anos sem precisar trocar recomendo uma RX 6600 ou uma RTX 3060. 

A RX 6600 consome menos energia, esquenta menos e possui basicamente o mesmo desempenho dessa 3060

A 3060 ganha por uma margem muito pequena, não justificando a diferença de preço entre as duas, porém se você prefere mais estabilidade recomendo ir com ela apesar de ser consideravelmente mais cara

A RX 6600 você encontra na faixa dos 1800-1900 reais nova, já a 3060 mais barata está custando 2100 reais na Terabyte

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde, se quiser investir até 1000/1200 acho que a GTX 1650 é uma boa pedida, roda vários jogos em full HD e aguenta o tranco. porém em cerca de 5 anos talvez ela fique defasada, e não irá dar conta dos lançamentos. porém se pretende investir até 2000/3000 uma boa pedida seria placas da serie 20 e 30 da nvidia.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

porém em cerca de 5 anos talvez ela fique defasada

Nem precisa disso tudo, em 2 anos mais ou menos ela não vai conseguir rodar muita coisa, tanto pelo chip gráfico fraco quanto pela falta de memória de vídeo. Só observar o desempenho dela nos atuais jogos mais pesados, onde ela consegue rodar mais ou menos bem na qualidade média (pra quem curte jogar a 30 FPS). Mas isso apenas pra quem quer jogar todos os AAA, quem está satisfeito em jogar os títulos já lançados nos últimos anos, ela ainda é uma boa.

 

Pessoalmente não recomendo investir em nada abaixo de uma GTX 1660 Super, e às vezes com mais R$500 dá pra pegar uma RTX 2060 ou uma RX 6600, que são placas consideravelmente melhores para os novos lançamentos. O mínimo para jogar alguma coisa confortavelmente hoje em dia em 1080p é 6GB de memória de vídeo, a GTX 1650 tem sido bastante prejudicada em jogos mais novos principalmente pela falta de memória.

 

Veja como Hogwart Legacy está rodando em 1080p Médio nas placas de entrada/intermediárias que temos:

 

Screenshot_67.thumb.png.365e43745e31205c0eabae7dafc0ce84.png

 

Em 1080p Ultra já vemos isso, somente placas no nível ou acima da GTX 1660 Super conseguem manter uma boa média acima dos 30 FPS, e para ficar próximo dos 60 FPS, só uma RTX 2060 ou uma RX 6600.

 

Screenshot_68.thumb.png.ba8a7442f68471737af199982af66d51.png

 

Vídeo fonte.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

@GuilhermeGB claro. mas falo isso pra quem quer jogar no médio na faixa de 30/60 fps ela ainda é uma boa pedida. geralmente costumo jogar em 1080p com as texturas no alto e talvez sombras no médio o resto tudo no low. Pra mim já tá bom demais

Ela não é uma boa pedida, se estivesse custando 600-700 reais beleza, mas geralmente cobram 1000-1100 em uma placa que na maioria das vezes não entrega 60 fps nem com tudo no mínimo em muito jogo atual

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

@GuilhermeGB claro. mas falo isso pra quem quer jogar no médio na faixa de 30/60 fps ela ainda é uma boa pedida. geralmente costumo jogar em 1080p com as texturas no alto e talvez sombras no médio o resto tudo no low. Pra mim já tá bom demais

Mas isso não é motivo pra você dizer que a placa vai sobreviver 5 anos. Eu tenho uma GTX 1660 Ti, em vários jogos a RTX 2060 ganha dela por uma margem de 15%, e vemos isso no Hogwarts Legacy na configuração média, mas na configuração Ultra vemos uma vantagem de 53% para a RTX 2060. Apesar das duas placas terem apenas 6GB (que claramente não é suficiente para rodar esse game no Ultra), por algum motivo a RTX 2060 conseguiu se sair muito melhor. Pode ser problema de otimização? Não sei, só sei que essa é a realidade e provavelmente a tendência para o futuro. Nem vamos falar da GTX 1650 que se saiu até pior que a vergonhosa Arc A380 da Intel.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pra mim, a RTX 2060 já tá defasada hoje em dia, esses 6gb de VRAM já tá engasgando em alguns jogos. Não sei porquê, mas parece que com o passar dos anos, os desenvolvedores vão ficando mais preguiçosos no tocante a otimização dos jogos de PC, pois a evolução gráfica foi quase nula nos últimos 5 anos, mas o consumo de VRAM e RAM subiu muito.

 

Nessa faixa de preço de até 2k, para quem quiser longevidade, recomendo pegar a RX 6600, por conta dos seus 8gb. O contra é que ela é AMD, possui problemas de drivers e alguns bugs chatos. Mas aí se o usuário não for iniciante, consegue contornar esse problema. 

 

--

 

Sobre a dúvida do OP, fica difícil ajudar sem que um VALOR seja estabelecido. Qual é o seu orçamento?

O barato para mim pode ser caro para você e visse versa!

 

Eu lembro da época que uma RX 470 custava 400 conto na Kabum. Até filho de pedreiro tinha PC gamer nessa época. Mas hoje em dia tudo é caro (na minha visão, é claro), então fica difícil recomendar alguma coisa sem saber o seu orçamento.

 

Outra coisa bem vaga, o que é jogar pesado sem sofrer? Para alguns é FHD 60 fps, para outros é 1440p 120 fps, para outros é FHD 30 fps... 

 

Se puder delimitar esses parâmetros, poderemos ajudá-lo com melhor precisão.

 

---

 

Aproveitando a discussão sobre duração de placa de vídeo, sugiro a leitura desse artigo:

 

https://adrenaline.com.br/artigos/v/70589/placa-de-vídeo-aguenta-quantos-anos-devo-gastar-mais

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos que responderam. Bastante esclarecedor. Decidi que vou juntar um dinheiro extra. Mesmo as placas mais simples que indicaram são boas pedidas. Mas em razão de custo-benefício vou tentar pegar ao menos uma RX 6600 para durar mais tempo sem necessidade de upgrade. Quem sabe em uma promoção futura. Como notaram também esse meu setup é econômico, nem gabinete eu comprei, peguei um de 2006. Eu sinto que as peças da AMD são mais da massa que as peças da Intel, até por isso eu fui de Ryzen 5 com vídeo integrado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Eduardo.Monteiro disse:

Eu sinto que as peças da AMD são mais da massa que as peças da Intel, até por isso eu fui de Ryzen 5 com vídeo integrado. 

Depende do ponto de vista. A empresa que está em desvantagem no mercado sempre apela mais pro lado do consumidor, e a Intel sempre teve e continua tendo a maior parcela do mercado. E como a AMD começou a crescer bastante no mercado de computadores domésticos, a Intel decidiu concorrer também, chegando no que temos hoje na 12ª e 13ª geração. Inclusive a 13ª geração tem um custo-benefício muito melhor que os AMD Ryzen 7000, dois grandes pontos pro lado da 13ª geração Intel são placas-mãe mais baratas e com opção de escolher DDR4 ou DDR5, também temos Core i5 no nível de Ryzen 7 e por preço de Ryzen 5 e Core i7 no nível de Ryzen 9 e por preço de Ryzen 7.

 

Veja no gráfico abaixo como um Core i7 13700K se compara com um Ryzen 9 7900X e como um Core i5 13600K se compara com um Ryzen 7 7700X em aplicações que fazem bom uso de multi-thread.

 

eJhGiyG84Bbm3QKhmq4qtZ-970-80.png.webp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goner Ela entrega 60 em muito jogo atual, outros realmente não bate isso tudo, mas fica na faixa dos 50 fps no caso de dying light 2. E uma placa que até 1000 vale muito a pena. Placa ótimo custo-benefício, mas vai de quanto o cara quer gastar, ser for até 1000, GTX 1650 ou rx 580 que é até um pouco melhor. Ser for até 2000 pega da série 20 ou 30

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

@Goner Ela entrega 60 em muito jogo atual, outros realmente não bate isso tudo, mas fica na faixa dos 50 fps no caso de dying light 2. E uma placa que até 1000 vale muito a pena. Placa ótimo custo-benefício, mas vai de quanto o cara quer gastar, ser for até 1000, GTX 1650 ou rx 580 que é até um pouco melhor. Ser for até 2000 pega da série 20 ou 30

Entrega 60 com todos os gráficos no mínimo, gastar mil reais numa placa pra ter esse nível de desempenho é medíocre.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Goner disse:

Entrega 60 com todos os gráficos no mínimo, gastar mil reais numa placa pra ter esse nível de desempenho é medíocre.

Veja por você, a placa rodando forza 5 no máximo e batendo 75 fps. Ele testou no pre set alto imagine no médio. E tem também a questão de otimização de cada jogo

agora, Marcelo Maia disse:

Veja por você, a placa rodando forza 5 no máximo e batendo 75 fps. Ele testou no pre set alto imagine no médio. E tem também a questão de otimização de cada jogo

Na minha opinião, pra quem não é tarado em very high e 4k essa placa tá ótima. Mas como eu disse... vai do bolso do amigo. Se tiver mais grana pega uma melhor

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

Veja por você, a placa rodando forza 5 no máximo e batendo 75 fps. Ele testou no pre set alto imagine no médio. E tem também a questão de otimização de cada jogo

Forza é um jogo leve, todos os outros pesados como red dead, cyberpunk e god of war foram testados em 720p pra conseguir 60 fps

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Goner disse:

Forza é um jogo leve, todos os outros pesados como red dead, cyberpunk e god of war foram testados em 720p pra conseguir 60 fps

Cyberpunk é um jogo extremamente mal otimizado. RDR2 tá tudo no alto e 1080p. Se o cara for tarado por jogar tudo no high o que eu em particular acho desnecessário, ele poderia pegar uma placa mais forte. Mas se ele colocasse RDR2 no médio ou até em custom config bateria sem problemas os 60

agora, Marcelo Maia disse:

Cyberpunk é um jogo extremamente mal otimizado. RDR2 tá tudo no alto e 1080p. Se o cara for tarado por jogar tudo no high o que eu em particular acho desnecessário, ele poderia pegar uma placa mais forte. Mas se ele colocasse RDR2 no médio ou até em custom config bateria sem problemas os 60

Mas pra mim essa placa ainda tem um custo beneficio muito bom. Pra quem não quer gastar tanto e ter bom desempenho 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!