Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa-mãe da ASUS um pouco antiga e gostaria de saber sobre o VRM dela, porque eu acho que está limitando o desempenho do meu processador e da placa de vídeo.

O problema parece acontecer quando faço OC de mais de 4.1Ghz, a conexão Wi-fi começa a cair frequentemente e o desempenho em jogos cai.

O fator limitante no desempenho do pc parece ser mesmo a placa-mãe, porque minha fonte tem 650W.

Modelo da placa-mãe: M5A78L-M LX V2

Meu pc:

FX6300

R7 240 2GB

8GB DDR3

2 discos rígidos

Fonte: Gamemax GP650

Postado
14 minutos atrás, alissomrex disse:

@RM30 boa tarde. posta a configuração completa do PC e a marca, modelo da fonte

Boa tarde, é uma Gamemax GP650, parece boa por enquanto mas pra mim o gargalo é mesmo o VRM da placa-mãe.

Postado

Qualquer placa-mãe com chipset 760G é placa-mãe de entrada, querer tem bom desempenho com overclock nela, num processador que em stock já é classificado com TDP de 95W, é um sonho muito distante da realidade. Fora isso, eu já vi muita gente tendo problema em stock mesmo com esse tipo de placa-mãe (chipset 760G) e processadores FX, então tentar overclock é uma má ideia.

Postado
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Qualquer placa-mãe com chipset 760G é placa-mãe de entrada, querer tem bom desempenho com overclock nela, num processador que em stock já é classificado com TDP de 95W, é um sonho muito distante da realidade. Fora isso, eu já vi muita gente tendo problema em stock mesmo com esse tipo de placa-mãe (chipset 760G) e processadores FX, então tentar overclock é uma má ideia.

O problema é que eu obtenho o melhor desempenho com overclock de 4.0Ghz, menos que isso fica lento demais e mais que isso o pc começa a dar problema.

Postado
4 minutos atrás, RM30 disse:

O problema é que eu obtenho o melhor desempenho com overclock de a 4.0Ghz, menos que isso fica lento demais e mais que isso o pc começa a dar problema.

Lentidão em que sentido? Como você está configurando esse overclock? Você está fazendo undervoltage junto?

Postado
25 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Lentidão em que sentido? Como você está configurando esse overclock? Você está fazendo undervoltage junto?

O Windows leva bem mais tempo pra carregar. Não cheguei a mexer com tensões, simplesmente desliguei o AMD Turbo, desliguei os C states e ativei o Overclock profile da BIOS. Depois disso simplesmente pus o processador em 4.0Ghz através do multiplier.

Postado
14 minutos atrás, RM30 disse:

O Windows leva bem mais tempo pra carregar

Bom, nunca vi processador impactar nessa questão, geralmente isso está mais relacionado com a velocidade do armazenamento. HDs são muito mais lentos para bootar e iniciar o Windows (depois do login) que um SSD. Se você não tiver um SSD pode ser hora de adquirir um, pois até um notebook de 10+ anos atrás que tem aqui em casa inicia o Windows 10 em poucos segundos com um SSD, com HD original era uma eternidade.

Se você tem certeza que os problemas não ocorre com overclock de 4.0GHz, então não vejo razão para ir além disso. Mas se você está tendo algum problema mesmo com 4.0GHz, eu sugiro tentar investigar melhor seu problema de lentidão e tentar usar o processador em stock mesmo, se possível até desativar o boost para não correr o risco de throttling.

Postado
10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, nunca vi processador impactar nessa questão, geralmente isso está mais relacionado com a velocidade do armazenamento. HDs são muito mais lentos para bootar e iniciar o Windows (depois do login) que um SSD. Se você não tiver um SSD pode ser hora de adquirir um, pois até um notebook de 10+ anos atrás que tem aqui em casa inicia o Windows 10 em poucos segundos com um SSD, com HD original era uma eternidade.

Se você tem certeza que os problemas não ocorre com overclock de 4.0GHz, então não vejo razão para ir além disso. Mas se você está tendo algum problema mesmo com 4.0GHz, eu sugiro tentar investigar melhor seu problema de lentidão e tentar usar o processador em stock mesmo, se possível até desativar o boost para não correr o risco de throttling.

Eu até gostaria de deixar o processador em stock, mas a primeira coisa que eu vejo é que o Windows leva vários segundos a mais pra carregar do que a 4.0Ghz.Além disso, pode ser

na verdade que o processador esteja fazendo throttling, reduzindo o clock pra evitar problemas maiores, nesse caso eu acho que o verdadeiro gargalo é a placa-mãe, provavelmente o VRM dela.

Postado
4 minutos atrás, RM30 disse:

Eu até gostaria de deixar o processador em stock, mas a primeira coisa que eu vejo é que o Windows leva vários segundos a mais pra carregar do que a 4.0Ghz.Além disso, pode ser

na verdade que o processador esteja fazendo throttling, reduzindo o clock pra evitar problemas maiores, nesse caso eu acho que o verdadeiro gargalo é a placa-mãe, provavelmente o VRM dela.

Bom, você já verificou se a BIOS da sua placa-mãe já está na última versão fornecida pela ASUS? Eu verifiquei que a última versão foi lançada em 2017 (e a penultima dem 2014, um tempo bem distante), e a descrição é justamente "melhora na estabilidade da CPU", o que pode inidicar que anteirmente haviam problemas de estabilidade com alguns modelos.

Vale lembrar que o chipset 760G é mais antigo que os próprios processadores FX (os chipsets 700 são de 2007/2008 e os primeiros FX foram lançados em 2011), então eles nunca foram pensandos para os FX, só foram "adaptados" por meio de atualização de BIOS, e isso pode acabar resultando em problemas de compatibilidade, como muita gente tem por aí.

Postado
39 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, você já verificou se a BIOS da sua placa-mãe já está na última versão fornecida pela ASUS? Eu verifiquei que a última versão foi lançada em 2017 (e a penultima dem 2014, um tempo bem distante), e a descrição é justamente "melhora na estabilidade da CPU", o que pode inidicar que anteirmente haviam problemas de estabilidade com alguns modelos.

Vale lembrar que o chipset 760G é mais antigo que os próprios processadores FX (os chipsets 700 são de 2007/2008 e os primeiros FX foram lançados em 2011), então eles nunca foram pensandos para os FX, só foram "adaptados" por meio de atualização de BIOS, e isso pode acabar resultando em problemas de compatibilidade, como muita gente tem por aí.

É possível, mas eu tenho medo de acabar estragando minha placa-mãe.

Postado
agora, RM30 disse:

É possível, mas eu tenho medo de acabar estragando minha placa-mãe.

Só vai dar algum problema se você interromper o processo de atualização. Qual versão da BIOS você está agora? Verifique pelo CPU-Z na aba "Mainboard", você pode tirar um print e postar aqui.

Postado

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Sem título.jpg

OK, tentei atualizar mas quando entrei no EZ Flash da BIOS, o teclado não funcionou, não consegui mexer nas opções do EZ Flash.

Postado
52 minutos atrás, RM30 disse:

Sem título.jpg

OK, tentei atualizar mas quando entrei no EZ Flash da BIOS, o teclado não funcionou, não consegui mexer nas opções do EZ Flash.

Está bem desatualizada essa BIOS.

Você tentou mudar o teclado de porta USB? 

Postado
17 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Está bem desatualizada essa BIOS.

Você tentou mudar o teclado de porta USB? 

O meu teclado é sem fio, e só dá esse problema no EZ Flash 2. Posso tentar colocar o receptor dele em outra porta usb.

Tentei colocar o receptor usb do teclado em outra porta mas não funcionou, o teclado para de funcionar quando eu entro no EZ Flash 2

Postado
8 minutos atrás, RM30 disse:

O meu teclado é sem fio, e só dá esse problema no EZ Flash 2. Posso tentar colocar o receptor dele em outra porta usb.

Tentei mudar o receptor usb do teclado em outra porta mas não funcionou, o teclado para de funcionar quando eu entro no EZ Flash 2

Bom, talvez seja algo com o teclado sem fio. Tente ver se consegue um teclado com fio emprestado. Eu pesquisei no Google pra ver se achava alguma coisa esse problema seu e não encontrei nada parecido.

Postado
12 minutos atrás, RM30 disse:

Não tem algum outro jeito de atualizar a BIOS?

Só pagando pra alguém remover o chip da placa-mãe e regravar a BIOS numa versão já atualizada. É o mesmo procedimento de quando a BIOS da placa-mãe corrompe e precisa regravar pra voltar a funcionar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!