Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tem que colocar próximo às entradas de ar, nas saídas não faz sentido... Aliás, não faz sentido de forma alguma. Esses desumidificadores funcionam bem pra ambientes fechados e temperaturas baixas. Em ambiente aberto e temperatura alta, vão saturar e perder a capacidade de absorver água em poucos dias.

• Curtir 1
Postado
agora, Benzeno disse:

@Marcelo Maia É provável que as altas temperaturas causadas pela ventilação deficiente serão mais danosas para os componentes no longo prazo do que essa eventual oxidação pela umidade do ar.

Sempre que vou usar o pc tiro ele da saída de ar

Lembrando que moro em recife porém vários quilômetros do mar, uso o pc perto de uma janela que dá diretamente para o terraço/quintal, sempre que posso fecho a janela. O pc fica relativamente próximo da jaladeira, nem tão longe nem tão perto. Quando chove a umidade aumenta muito.

Postado
20 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

@Shaman93 como eu deveria usar eles? Tenho medo da oxidação dos componentes. E o pc não tem tantas entradas de ar, ele é todo de vidro com entradas mínimas de ar

Como dito, não deveria. Não é pra isso que servem. São bons pra ambientes pouco ventilados e, principalmente, climas frios. No calorão e em lugar aberto, vão esgotar rapidamente (poucos dias).

Postado
17 minutos atrás, Shaman93 disse:

Como dito, não deveria. Não é pra isso que servem. São bons pra ambientes pouco ventilados e, principalmente, climas frios. No calorão e em lugar aberto, vão esgotar rapidamente (poucos dias).

Então devo parar de usar? Mesmo com a umidade relativa da cidade sendo 74% ( estamos em dias de chuva e as vezes minha parede mofa.)

Postado

@Marcelo Maia Os seus dois potes estão cheios e não funcionam mais. Tem que trocar eles regularmente para conseguir diminuir a umidade do PC. Ele suga a água do ar para dentro do pote, mas funciona por poucos dias (uma semana se o local for fechado). Quando está cheio não funciona mais. Dois potinhos desses não são capazes de controlar a umidade de um ambiente. Só para você ter noção, um desumidificador elétrico que consegue diminuir consideravelmente a umidade retira do ar mais de 15 litros de água por dia. Assim, não são dois potes de 100ml que vão controlar a umidade de um área considerável, como um quarto ou sala. Se quiser usar, faz mais sentido colocar dentro do PC (em um local distante das peças e com cuidado para que ele não tombe) para controlar a umidade que fica concentrada dentro do gabinete. Se ele conseguir tirar 100 ml de água de dentro do gabinete por semana, ajuda no controle da oxidação das peças. Mas só precisa fazer isso se costuma perder peças por oxidação e ferrugem. Se nunca perdeu, nem se estresse com isso. 

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, PanicMagic disse:

@Marcelo Maia Os seus dois potes estão cheios e não funcionam mais. Tem que trocar eles regularmente para conseguir diminuir a umidade do PC. Ele suga a água do ar para dentro do pote, mas funciona por poucos dias (uma semana se o local for fechado). Quando está cheio não funciona mais. Dois potinhos desses não são capazes de controlar a umidade de um ambiente. Só para você ter noção, um desumidificador elétrico que consegue diminuir consideravelmente a umidade retira do ar mais de 15 litros de água por dia. Assim, não são dois potes de 100ml que vão controlar a umidade de um área considerável, como um quarto ou sala. Se quiser usar, faz mais sentido colocar dentro do PC (em um local distante das peças e com cuidado para que ele não tombe) para controlar a umidade que fica concentrada dentro do gabinete. Se ele conseguir tirar 100 ml de água de dentro do gabinete por semana, ajuda no controle da oxidação das peças. Mas só precisa fazer isso se costuma perder peças por oxidação e ferrugem. Se nunca perdeu, nem se estresse com isso. 

Nunca perdi por oxidação, no máximo oxidaram só um pouco, como entradas e conectores e parafusos principalmente da GPU. Os potes ainda não estão cheios mas vou parar de usar então. 

agora, Marcelo Maia disse:

Nunca perdi por oxidação, no máximo oxidaram só um pouco, como entradas e conectores e parafusos principalmente da GPU. Os potes ainda não estão cheios mas vou parar de usar então. 

Porém escutei que placas amd sofrem com umidade 

4 horas atrás, PanicMagic disse:

Oxidação do meu antigo setup...

20230207_103823.thumb.jpg.8a7dd79b33c7b7cfa0cad3a3e7cff87b.jpg20230206_223458.thumb.jpg.0b89a59713cf52e2c38fd663ea891e4a.jpg20230210_011950.thumb.jpg.fc8314dc3786ad2a8376119920df0cf7.jpg

Postado

Como já foi dito esses desumidificadores tem duração baixa e em um ambiente como uma sala inteira práticamente não vão servir para nada.

O que pode ser feito, caso a umidade seja realmente grande a ponto de "molhar" componentes:

atuar na causa: um dos principais motivos é o uso do ar condicionado, normalmente fica ligado á noite e desligado de dia.Isso causa a condensação da umidade do ar nos componentes que ficaram "gelados" e aí condensa a umidade, fenomeno causado pelo "ponto de orvalho":https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_orvalho, inclusive pode ser isso que causa a umidade na parede(se não for infiltração de chuva, né?)

o que fazer: manter o PC em área não refrigerada, caso não possa tem que ver se em "standby" o PC ainda fica aquecido o suficiente para não gelar(tem que testar)

outro ponto importante é manter o PC o mais limpo possível porque o que vai corroer é a sujeira + umidade, principalmente nops contatos

Tem que tomar cuidado com os anticorrosivos porque se tiverem uma base oleosa vai é piorar a aderencia do pó nos contatos.

Postado
59 minutos atrás, PedraX disse:

Como já foi dito esses desumidificadores tem duração baixa e em um ambiente como uma sala inteira práticamente não vão servir para nada.

O que pode ser feito, caso a umidade seja realmente grande a ponto de "molhar" componentes:

atuar na causa: um dos principais motivos é o uso do ar condicionado, normalmente fica ligado á noite e desligado de dia.Isso causa a condensação da umidade do ar nos componentes que ficaram "gelados" e aí condensa a umidade, fenomeno causado pelo "ponto de orvalho":https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_orvalho, inclusive pode ser isso que causa a umidade na parede(se não for infiltração de chuva, né?)

o que fazer: manter o PC em área não refrigerada, caso não possa tem que ver se em "standby" o PC ainda fica aquecido o suficiente para não gelar(tem que testar)

outro ponto importante é manter o PC o mais limpo possível porque o que vai corroer é a sujeira + umidade, principalmente nops contatos

Tem que tomar cuidado com os anticorrosivos porque se tiverem uma base oleosa vai é piorar a aderencia do pó nos contatos.

tem algum problema eu usar o pc próximo a uma janela?

Postado
8 horas atrás, Marcelo Maia disse:

Porém escutei que placas amd sofrem com umidade 

Oxidação do meu antigo setup...

20230207_103823.thumb.jpg.8a7dd79b33c7b7cfa0cad3a3e7cff87b.jpg20230206_223458.thumb.jpg.0b89a59713cf52e2c38fd663ea891e4a.jpg20230210_011950.thumb.jpg.fc8314dc3786ad2a8376119920df0cf7.jpg

Deus me livre.

As placas hoje em dia estão sendo construídas com metais cada vez mais vagabundos (reciclados?), quanto menos nobre o metal é, mais suscetível a oxidação ele é. Os crescentes relatos nos últimos tempos me fazem acreditar nisso.

Essa oxidação aí já te impede de acionar a garantia da placa. 

Felizmente foi só os conectores externos que foram afetados! 

O que pode ser feito:

- Limpar essa oxidação com isopropanol e uma escova (acho que já chegou no estado de corrosão, talvez tenha que lixar).

- Passar um WD 40.

- Trocar os parafusos (se tiver igual, se não tiver vai ter que limpar eles).

- Após isso, procurar maneiras de isolar esses conectores para impedir que oxide novamente. Eu uso aqui protetores de silicone e fita isolante nos conectores que eu sei que nunca vou usar. As chances de uma ***** dessa entrar em curto e ferrar a placa é quase 0, mas não gosto de arriscar.

- Se quiser ser ainda mais radical, pode passar uma camada de esmalte ou tinta. O problema é que eu acho que isso também faz perder a garantia.

- Se não quiser perder a garantia, use WD 40 ou Corrosion X e fique renovando a cada 3 meses. Lembrando que se for acionar a garantia, esses produtos precisam ser removidos.

Curiosidade:

image.png.b034fcfbab2a09cbc7c9b6d54ca6ab69.png

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

tem algum problema eu usar o pc próximo a uma janela?

Bom, aí tem que ver a situação do uso do PC, na verdade não faz diferença o local em um comodo comum, desde que:não haja poeira, incidencia direta do sol...

Pessoalmente vejo só a comodidade, ou seja, incidencia solar excessiva é ruim para olhar no monitor, o problema de calor, etc. 

Postado
3 minutos atrás, PedraX disse:

Bom, aí tem que ver a situação do uso do PC, na verdade não faz diferença o local em um comodo comum, desde que:não haja poeira, incidencia direta do sol...

Pessoalmente vejo só a comodidade, ou seja, incidencia solar excessiva é ruim para olhar no monitor, o problema de calor, etc. 

20230213_120545.jpg

agora, Marcelo Maia disse:

20230213_120545.jpg

Acha que é saudável usar o pc pero da janela?

Postado
14 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

Acha que é saudável usar o pc pero da janela?

Está tranquilo. Acho que você não deve equentar muito nessa questão de corrosão, seria muito crítico se fosse em uma regiaão de muita maresia direta. Uma vez fiquei em uma pousada á beira mar e o fenomeno da condensação de água era muito crítica, ficam gotas mesmo em qq superfície metálica devido ao ar condicionado. Se for o seu caso o melhor remédio é ligar o PC antes de desligar o ar e abrir as janelas.

Quando a temperatura equilibrar pode desligar.

Postado
39 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

tenho um dispositivo usb que está um pouco oxidado,

Só colocando algo lá, oxidação é uma reação química com oxigenio, não quer dizer que perdeu a condutibilidade,pode reduzir um pouco,  o normal é funcionar.Não funcionaria sómente se a parte interna estiver afetada, mas aí a nível de componentes, que costumam estar protegidos por camadas de resina.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!