Ir ao conteúdo

Recomendação entre 3060TI e 6700XT

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Estou montando um setup com um 5600, MSI B550M PRO-VDH WIFI, APU Super Flower LEGION HX 750W, 80 Plus Gold e estava pensando em pegar uma 3060TI.

Inicialmente pensei nessa RTX 3060 Ti Twin Edge Zotac Gaming GeForce da Kabum por R$ 2.750,00. Porém, hoje vi que saiu uma XFX AMD Radeon RX 6700 XT SWFT 309 por 2.500 na Terabyte que acredito estar num preço muito bom e tem 12gb (comparando com os 8gb da 3060ti).

Ainda não comprei um gabinete, mas estava pensando em comprar um Montech X3 Mesh quando voltarem os estoques, mas não sei como ficaria essa 6700XT nele, visto que ela tem 3 fans.

O que me recomendariam? Se a recomendação for pela 6700xt e se o gabinete não for o bastante para ela, qual gabinete vocês recomendariam?

Agradeço desde já!

• Solução
Postado

A 6700XT sem sombra de dúvidas, muitos jogos hoje 8gb está sendo pouco, maioria dos jogos em uso batendo quase 8GB no gráfico médio, alguns jogos excedendo os 8GB e dando mensagem de vram como o Forza Horizon quando usa no gráfico máximo.

Sugestão, se não tem, aproveita e coloca monitor 2K, recomendo demais, jogos fps mesmo que eu jogo, eu vejo longe nitidamente, em 1080p longe fica como se não rendenizasse, tipo embaçado, fora os outros jogos que fica outra coisa, a experiência é outra.

E digo mais, esse processador ai puxando em 1080p em ambos os modelos de placa de vídeo, o uso do processador vai ficar bem alto, já em 2K o peso vai ser jogado mais para a placa de vídeo e o processador vai ser aliviado.

Postado
13 minutos atrás, Eduardo disse:

A 6700XT sem sombra de dúvidas, muitos jogos hoje 8gb está sendo pouco, maioria dos jogos em uso batendo quase 8GB no gráfico médio, alguns jogos excedendo os 8GB e dando mensagem de vram como o Forza Horizon quando usa no gráfico máximo.

Sugestão, se não tem, aproveita e coloca monitor 2K, recomendo demais, jogos fps mesmo que eu jogo, eu vejo longe nitidamente, em 1080p longe fica como se não rendenizasse, tipo embaçado, fora os outros jogos que fica outra coisa, a experiência é outra.

E digo mais, esse processador ai puxando em 1080p em ambos os modelos de placa de vídeo, o uso do processador vai ficar bem alto, já em 2K o peso vai ser jogado mais para a placa de vídeo e o processador vai ser aliviado.

Po kkkk a oferta mal entrou e já acabou, mas bom saber a sua recomendação. Qual gabinete você sugeriria para essa placa?

Quanto à questão do monitor, estava na dúvida se pegaria um FHD ou QHD. Se fosse pegar um FHD, iria de LG Ultragear, que ta 1300. Se fosse um QHD, acho que iria de Pichau Centauri 27. Você acha que compensaria pegar esse QHD de uma marca mais custo beneficio do que pegar um FHD de uma marca mais estabelecida?

Postado

VRAM é secundário. Você planeja jogar com Ray Tracing? Se sim a opção óbvio é a 3060 TI por ganhar em cerca de 50% em jogos com RT, se não planeja utilizar nenhuma tecnologia desse tipo vai de 6700 XT pois tem mais performance bruta e a VRAM, que vai fazer diferença pois ela aguenta 4k com Upscaling

• Curtir 1
Postado

Mas se fosse comprar um zero agora, eu descartaria totalmente o FHD, eu comprei um simplezão da concórdia mesmo  de 27'' paguei 1500 no mercadolivre em 12x sem juros.

Eu vim de um FHD 144Hz de 24'' e pulei pra um 27'' 165hz  2k e jogo em 60FPS, nossa, muito melhor, mesmo em 60FPS, a imagem do jogo, a vantagem que você tem em jogos fps.

E eu jogo com Ray Tracing e sem em vários jogos, não imaginava que a resolução traria tanta diferença assim

Gabinete é coisa muito pessoal, veja alguns de sua preferência e coloque aí pra gente dar uma opinião

Postado
5 minutos atrás, Eduardo disse:

Eu vim de um FHD 144Hz de 24'' e pulei pra um 27'' 165hz  2k e jogo em 60FPS, nossa, muito melhor, mesmo em 60FPS, a imagem do jogo, a vantagem que você tem em jogos fps.

E eu jogo com Ray Tracing e sem em vários jogos, não imaginava que a resolução traria tanta diferença assim

Gabinete é coisa muito pessoal, veja alguns de sua preferência e coloque aí pra gente dar uma opinião

A densidade de pixels realmente aumenta tanto a imersão quanto a vantagem em jogos competitivos por facilitar a visão de inimigos, porém não são só flores. Aqui na minha 3060 TI em 1440P na maior parte dos jogos preciso descer gráficos para manter 60 FPS estáveis, o mesmo vai acontecer com a 6700 XT porém com menos frequência. Se for investir em um monitor com resolução maior precisa ter isso em mente

Agora se planeja jogar como RT como eu disse, esqueça qualquer uma das duas pois você terá que sacrificar bastante os gráficos para ativar e manter os 60 FPS nessa resolução

Postado

Aqui eu jogo Tarkov que é um jogo pesado e mal otimizado, em 60Fps tranquilo e os gráficos mais altos que em 1080P, porém em vários jogos tem a tecnologia FSR, que é '' o mesmo'' que o DLSS da Nvidia, Habilitei o FSR2.1 e baixou a porcentagem de uso da placa de vídeo e com isso consegui aumentar os graficos.

Temos que usar as tecnologias das placas de vídeo, elas tão ai pra isso, isso que tenho a 6600XT né, no caso se ele pegar a 6700XT é outra vida.

Postado
2 minutos atrás, Eduardo disse:

Aqui eu jogo Tarkov que é um jogo pesado e mal otimizado, em 60Fps tranquilo e os gráficos mais altos que em 1080P, porém em vários jogos tem a tecnologia FSR, que é '' o mesmo'' que o DLSS da Nvidia, Habilitei o FSR2.1 e baixou a porcentagem de uso da placa de vídeo e com isso consegui aumentar os graficos.

Temos que usar as tecnologias das placas de vídeo, elas tão ai pra isso, isso que tenho a 6600XT né, no caso se ele pegar a 6700XT é outra vida.

Tarkov é CPU Bound. 

Qualquer jogo pesado pra GPU vai sofrer. Dying Light 2 é um exemplo, aqui em 1080p com RT ativado consigo uma média de 50-60 FPS, se subo pra 1440P nem com DLSS qualidade consigo essa faixa, só no equilibrado

Postado

@cneltonmp VRAM não muda tanto nessa quantidade, até hoje não vi nenhum jogo (com otimização decente) usar mais que 6GB em 1080p (até 1440p 8GB já é o suficiente), as duas placas são bem parecidas em desempenho bruto, a maior diferença vem em tecnologias em geral.

Se planeja gravar gameplays ou fazer lives as Radeon são quase inúteis para isso, mesma coisa com o Ray Tracing, outra coisa é também o FSR vs DLSS, o DLSS tem mais qualidade e tem ganhos maiores, porém o FSR não fica tão atrás.

Ambas são placas bem capases, olhe a que cabe no seu bolso e que encaixe mais no seu uso, outras opções seria olhar o preço da 3070 e RX 6800, a 4060 Ti também pode ser uma opção legal dependendo do preço que vier.

• Curtir 1
Postado

@Eduardo @Goner Obrigado pelas sugestões!

Como eu havia dito, a promoção tinha acabado, mas voltou. Acho que esse preço por uma 6700 XT ta bom demais e acabei pegando.

Além disso, assisti a um vídeo bem recente do Linus Tech Tips que tava falando muito bem das placas da AMD e vou confiar.

Quanto ao gabinete, to pensando em pegar um Montech AIR X ou um AIR 100 Lite, o que acham?

Postado
5 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@cneltonmp VRAM não muda tanto nessa quantidade, até hoje não vi nenhum jogo (com otimização decente) usar mais que 6GB em 1080p (até 1440p 8GB já é o suficiente), as duas placas são bem parecidas em desempenho bruto, a maior diferença vem em tecnologias em geral.

Se planeja gravar gameplays ou fazer lives as Radeon são quase inúteis para isso, mesma coisa com o Ray Tracing, outra coisa é também o FSR vs DLSS, o DLSS tem mais qualidade e tem ganhos maiores, porém o FSR não fica tão atrás.

Ambas são placas bem capases, olhe a que cabe no seu bolso e que encaixe mais no seu uso, outras opções seria olhar o preço da 3070 e RX 6800, a 4060 Ti também pode ser uma opção legal dependendo do preço que vier.

Você usa Radeon pra fazer live pra fazer esse comentário? não estou criticando, calma, só gostaria de saber, pois se quiser gravo um vídeo aqui, tenho a segunda maquina com outra 6600XT  e 3 Monitores, é live, gravação pelo software da AMD, usado direto, placa de captura, ligado 3 cabos na placa da AMD, tenho la na minha maquina a 6600XT também eu tenho 2 canais no youtube e uso a 6600XT pra gravações pelo Software da AMD, e o Software é completo e nunca deixa na mão, impressionante o preconcento com a AMD

No começo dos drivers da AMD concordo que não era tudo aquilo, agora tá muito estável.

Postado
1 hora atrás, cneltonmp disse:

XFX AMD Radeon RX 6700 XT SWFT 309 

...um Montech X3 Mesh ... mas não sei como ficaria essa 6700XT nele, visto que ela tem 3 fans.

Basta veriricar as medidas dos dois - vide em especificações:

VGA

• Dimensões: Produto -  30,4 x 12,3 x 4,2cm

X3 Mesh

• Comprimento máximo VGA: Até 305mm (30,5cm) de comprimento

Ou seja, a VGA cabe com uma folga de ~1mm. 😜

• Haha 1
Postado
2 minutos atrás, 1lokos disse:

Basta veriricar as medidas dos dois - vide em especificações:

VGA

• Dimensões: Produto -  30,4 x 12,3 x 4,2cm

X3 Mesh

• Comprimento máximo VGA: Até 305mm (30,5cm) de comprimento

Ou seja, a VGA cabe com uma folga de ~1mm. 😜

Kkkk então talvez valha mais à pena pegar uma um pouquinho maior por segurança, né?

Talvez a AIR X ou a AIR 100 Lite

Postado
4 minutos atrás, Eduardo disse:

impressionante o preconcento com a AMD

@Eduardo Não é preconceito, é a opinião geral, não sei se isso mudou atualmente mas as placas AMD sempre foram piores para esse tipo de coisa que as NVidia, não só nessas tarefas mas também em outras de produtividade, sempre procuro olhar o máximo de testes que posso e as AMD sempre saem atrás nesse quesito, para um PC só para jogos elas são realmente placas boas, ainda mais que geralmente são bem mais baratas que as Nvidia.

Postado
14 minutos atrás, Eduardo disse:

Você usa Radeon pra fazer live pra fazer esse comentário? não estou criticando, calma, só gostaria de saber, pois se quiser gravo um vídeo aqui, tenho a segunda maquina com outra 6600XT  e 3 Monitores, é live, gravação pelo software da AMD, usado direto, placa de captura, ligado 3 cabos na placa da AMD, tenho la na minha maquina a 6600XT também eu tenho 2 canais no youtube e uso a 6600XT pra gravações pelo Software da AMD, e o Software é completo e nunca deixa na mão, impressionante o preconcento com a AMD

No começo dos drivers da AMD concordo que não era tudo aquilo, agora tá muito estável.

Utilizar placa de captura basicamente inutiliza qualquer tecnologia de aceleração que as placas possam ter, se for utilizar dessa maneira realmente tanto faz a marca, mas a nvidia é superior sim por conta do Nvenc. 

Agora dizer que o software da AMD não deixa na mão já é mentira, nas duas placas que tive (480 e 5600 XT) sempre tive diversas instabilidades com drivers não importando a versão. Antes de dizer que só aconteciam em gerações anteriores meu amigo utilizava uma RX 6600 e tinha mais problemas que eu. Driver apresentando problemas, tela preta, tela verde, e o defeito não era na GPU. Tanto é que eu e ele trocamos por uma 3060 TI

FSR é consideravelmente inferior ao DLSS, só fica menos perceptível em 4K.

Em Ray Tracing essa 6700 XT fica no nível de uma 2060

20 minutos atrás, cneltonmp disse:

Quanto ao gabinete, to pensando em pegar um Montech AIR X ou um AIR 100 Lite, o que acham?

Recomendo o Air 100, ele é muito espaçoso. 

Postado
2 minutos atrás, Goner disse:

Utilizar placa de captura basicamente inutiliza qualquer tecnologia de aceleração que as placas possam ter, se for utilizar dessa maneira realmente tanto faz a marca, mas a nvidia é superior sim por conta do Nvenc. 

Agora dizer que o software da AMD não deixa na mão já é mentira, nas duas placas que tive (480 e 5600 XT) sempre tive diversas instabilidades com drivers não importando a versão. Antes de dizer que só aconteciam em gerações anteriores meu amigo utilizava uma RX 6600 e tinha mais problemas que eu. Driver apresentando problemas, tela preta, tela verde, e o defeito não era na GPU. Tanto é que eu e ele trocamos por uma 3060 TI

Goner placa de captura meu irmão usa não eu que tem uma 6600XT também, bom, vou mandar imagem pra entender, pra facilitar, eu não gosto de ler coisas e postar nos foruns, eu tento postar o máximo possível de coisas práticas, sou técnico a  mais de 20 anos, meu irmão é streamer, usamos nvidia a mais de 10 anos, por esses comentários sem nexo do pessoal criticando as placas de vídeo da AMD eu e ele resolvemos trocar pra amd, até porque a placa era mais barata, muito bom custo-benefício, bem vamos lá pra vocês entender.

Maquina dele com um I7 10700 - 48GB de memória - M2 1tb e placa de captura - 6600xt e blá bkla bbá, é streamer, Usa direto e ainda grava clips com o software da AMD.

IMG_20230213_154640_138.thumb.jpg.14b371d818f16165c1b973d3392bc115.jpg

Rapaz, quanto a bugs de drivers, pega um ônibus, eu cedo um quarto aqui, só paga a alimentação, avalia em 30 dias se vai dar algum problema.

Minha maquina da Assinatura, gravo clips direto e partidas com o Software da AMD, não uso placas de captura, nela que eu citei sobre Fsr e etc

IMG_20230213_154708_279.thumb.jpg.1fbb45ecda84955ff0730302540fc0a2.jpg

17 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Eduardo Não é preconceito, é a opinião geral, não sei se isso mudou atualmente mas as placas AMD sempre foram piores para esse tipo de coisa que as NVidia, não só nessas tarefas mas também em outras de produtividade, sempre procuro olhar o máximo de testes que posso e as AMD sempre saem atrás nesse quesito, para um PC só para jogos elas são realmente placas boas, ainda mais que geralmente são bem mais baratas que as Nvidia.

Eu to falando porque uso em duas maquinas, prática, avalia em foruns, gente mais velha por exemplo usando, não vai ter reclamações, ou pouca coisa, acontece com a nvidia também

image.png.58e17ce7a51d183d47eb3411d4bbe801.png

tem varios exemplos de problemas de drivers com a nvidia, ai é probleminha fácil e rápido de resolver, mas se fosse com a amd, meu, era o fim do mundo.

Postado
2 minutos atrás, Eduardo disse:

Maquina dele com um I7 10700 - 48GB de memória - M2 1tb e placa de captura - 6600xt e blá bkla bbá, é streamer, Usa direto e ainda grava clips com o software da AMD.

Rapaz, quanto a bugs de drivers, pega um ônibus, eu cedo um quarto aqui, só paga a alimentação, avalia em 30 dias se vai dar algum problema

tem varios exemplos de problemas de drivers com a nvidia, ai é probleminha fácil e rápido de resolver, mas se fosse com a amd, meu, era o fim do mundo.

Não consegui entender uma parte, mas não é imaginação, já dei exemplos de 2 placas da AMD que tive e sempre ocorreram esses BUGS insuportáveis, tanto é que é bem comum acontecer independente do modelo, o candidon7 ficou conhecido justamente por mostrar como resolver boa parte dessas instabilidades de driver. O maior problema que já tive com placas da NVIDIA sendo que já tive uma 1060,1660 ti,2060 super e agora uma 3060 ti foi quando foi lançado o COD Vanguard, que ocorriam bugs de textura e foram resolvidos no driver seguinte. Esses problemas da AMD são intermitentes e como eu disse não importa sua configuração, já que meu amigo possuia um 10400F, B560 e uma RX 6600 e os problemas eram ainda piores dos que ocorreram comigo

Se você quer empurrar essa placa tentando desmentir algo que não é mentira pra começo de conversa, já mostra que você está errado

Postado

RX 6700 XT espanca a 3060ti na maioria dos jogos. Só que ela é uma placa recomendada para jogar em 1440p!

Usar ela em monitor FHD é overkill!

Não sei se a 3060ti aguenta o 1440p, Hogwarts Legacy ta aí para provar que os jogos estão chupando cada vez mais VRAM. 

Esse modelo da XFX esquenta muito, por isso tá barato.

A vantagem dessa 3060 ti frente a 6700 XT é somente a questão de drivers e os codecs Nvenc. Ou seja, se você não for iniciante ou editor de vídeo/streamer, não vai fazer diferença perder esses atributos. 

Tem a questão do Ray Tracing também, a maioria das placas da AMD (inclusive essa do tópico, que eu já considero ela quase uma high end) não aguentam essa tecnologia. Só que para mim o RT ainda é um meme tecnológico, diferença pouca na maioria dos jogos e ainda derruba a performance. A turma só liga para ver quantos FPS fica e depois desliga haha.

Quanto ao DLSS e o FSR, são duas tecnologias que só são boas no 1440p e 4k. No início o DLSS espancava o FSR, mas hoje em dia são praticamente equivalentes. Lembrando que qualquer placa pode usar o FSR, pois é uma tecnologia de software, não de hardware como no DLSS. Ou seja, com o passar dos anos, a placa só tende a melhorar.

33 minutos atrás, Eduardo disse:

Também tenho AMD, passa aí o nome do canal, meu brother.

Se puder, também gostaria de umas dicas para usar o Adrenalin em gravações.

28 minutos atrás, cneltonmp disse:

Kkkk então talvez valha mais à pena pegar uma um pouquinho maior por segurança, né?

Talvez a AIR X ou a AIR 100 Lite

Dois excelentes gabinetes nessa faixa de preço.

• Curtir 1
Postado

Eu não li a discussão toda, mas eu fico do lado da AMD por causa dos 12GB. Podem até argumentar que a RTX é muito superior em Ray Tracing, mas sem memória de vídeo não vai adiantar nada, e se tem algo que puxa muita memória de vídeo é o Ray Tracing.

No teste do Hogwarts Legacy feito pelo Hardware Unboxed, a RTX 3060 Ti em Ultra 1080p com Ray Tracing ativado ficou um pouco abaixo da RX 6700 XT, fora que a RX 6700 XT também teve mais estabilidade (melhor 1% low). E olha que até a RTX 3060 de 12GB passou as duas, a RTX 3060 Ti normalmente tem uma vantagem de uns 25% sobre a RTX 3060.

Screenshot_9.thumb.png.bb866e7b541fc92d0542108ff71009dd.png

• Curtir 1
Postado

22 horas atrás, Goner disse:

Não consegui entender uma parte, mas não é imaginação, já dei exemplos de 2 placas da AMD que tive e sempre ocorreram esses BUGS insuportáveis, tanto é que é bem comum acontecer independente do modelo, o candidon7 ficou conhecido justamente por mostrar como resolver boa parte dessas instabilidades de driver. O maior problema que já tive com placas da NVIDIA sendo que já tive uma 1060,1660 ti,2060 super e agora uma 3060 ti foi quando foi lançado o COD Vanguard, que ocorriam bugs de textura e foram resolvidos no driver seguinte. Esses problemas da AMD são intermitentes e como eu disse não importa sua configuração, já que meu amigo possuia um 10400F, B560 e uma RX 6600 e os problemas eram ainda piores dos que ocorreram comigo

Se você quer empurrar essa placa tentando desmentir algo que não é mentira pra começo de conversa, já mostra que você está errado

Então todo mundo que tem placa de vídeo da AMD tem que jogar a placa de vídeo fora se for assim, são placas horríveis e a empresa pode fechar, já viu aquele caso que concessionária vende milhões de carros, ai tem aquela porcentagem que só incomoda? pois então.

Nvidia não tem bug de driver? não tem só isso ai, tem paginas e paginas desde até data mais recente até data mais antiga, Bug em driver da Nvidia não é divulgado alarmantemente como na AMD.
image.thumb.png.a09846524d4df3e3f5861d58baaf0e5a.png

22 horas atrás, Goner disse:

Recomendo o Air 100, ele é muito espaçoso. 

Muito errado, nossa, não tem segundo PC aqui, está sendo usado uma '' emulação'' no obs pra usar a placa de captura.

Tem coisa pra carvalho pendurada nela, meu irmão tá contando os dias para uma 6700XT ou 6750XT, ta usando muita Vram quando ele abre stream e grava, mas a danada 6600XT aguenta! Bom, vamos voltar ao tópíco, dois comentários mais sensatos e sem provocações  postaram aí, inclusive um usuário de uma 6700XT.

IMG_20230213_154949_686.thumb.jpg.8edddc57d85bbeac54c90dad51307640.jpg

22 horas atrás, HenriqueV5 disse:

Também tenho AMD, passa aí o nome do canal, meu brother.

Se puder, também gostaria de umas dicas para usar o Adrenalin em gravações.

Dois excelentes gabinetes nessa faixa de preço.

Te passo sim, inbox, não vou passar aqui pra não parecer divulgação, no que precisar pra gente trocar informação ai na gravação usando o programa, pode mandar mensagem, muito fácil e prático, é só saber usar.

image.thumb.png.ed8c846ee95f5ece5a038b9d4504c3f3.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!