Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais processadores são compatíveis com a placa-mãe ASUS Z170 Pro Gaming?


Filollial
Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Olá pessoal tudo bem.?

 

Recentemente comprei uma placa na internet da ASUS modelo Z170 1151 Pro Gaming.

 

Sou leigo no assunto e fiquei com a seguinte dúvida, no anúncio fala que tem suporte para a 7 e 6 geração. Conforme imagem anexada.

Mas em alguns outros anúncios de site e o próprio manual dizem que a placa suporta apenas a 6 geração.

 

Minhas dúvida é quais seriam os perigos se eu tentar colocar meu processador (Intel Core i7 de 7 geração) nessa placa onde indica que apenas aceita a sexta geração? Eu precisaria trocar a placa?

 

Pergunto porque nos anúncios e manual  dizem que suporta a geração 6.

 

 

Screenshot_20230213-222528.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Olá

Você pode encontrar a lista completa de processadores compatíveis aqui.

E no site demostra que suporta sim o I7 7700 / I7 7700K / I7 7700T.

Opa mano, muito obrigado.

 

Então o que demonstra ser da sétima geração seria a numeração 7700? 

Pergunto por que não manjo muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Filollial O correto para saber quais processadores uma determinada placa suporta, é olhar o site do fabricante.

 

Como apresentado pelo amigo @TheDemonLena , a placa suporta 6ª/7ª Geração Intel.

 

Processadores da 6ª Geração começão com 6, por exemplo, i3 6xxx, enquanto os da 7ª Geração começa com 7, por exemplo i3 7xxx.

 

Nesse exemplo você vê apenas a sequência de 4 digitos ao final marcado em negrito, e o número inicial alterado em 6 ou 7, essa é a geração, a parte que tem o X você troca para algum outro número, como o caso do 7700.

 

Já se é i3, i5, ou i7 não importa para ser compatível com a placa em si.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Filollial Sim.

 

Precisa estar atento quanto a BIOS.

 

Mas não esquenta a cabeça se a versão que tiver for superior.

 

Por exemplo, um processador pede a versão 6160, mas a que tem é a 6570.

 

Nesse caso você bem precisa alterar a BIOS, porque a instalada acaba sendo superior e mantém o suporte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Filollial Tem duas formas de ver a versão da BIOS.

 

A primeira é pelo sistema mesmo, usando o CPU-z, vá na aba Mainboard, e procure onde diz BIOS, pode testar isso com qualquer pc que não muda.

 

A segunda é indo na própria BIOS, ai precisa procurar lá dentro até achar.

 

 

 

16 minutos atrás, Filollial disse:

Eu teria de ver alguma numeração na placa-mãe do componente em específico ou perguntando ao fornecedor, ou teria outro jeito?

Ver numeração específica só lhe faria descobrir quais componentes tem na sua placa-mãe, como por exemplo, qual chip de BIOS é usado, mas não lhe dá informação sobre a versão da BIOS instalada.

 

E entrar em contato com o fabricante é a mesma coisa, você não teria retorno sobre qual BIOS tem instalada, o fabricante não tem uma lista que fica sendo atualizada com esse tipo de informação.

 

 

Já vi também que no AIDA64 mostra a versão de BIOS, mas o CPU-z é o mais conhecido.

 

Atenção na hora de procurar o programa, existe CPU-z e GPU-z, um mostra informações sobre as peças do pc (CPU-z), e outro mostra só da placa de vídeo (GPU-z).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth será que essa placa em específica possui BIOS flashback? Vi que é um recurso que pode se atualizar sem ter um processador.

 

Outra dúvida se eu colocar o processador na minha placa-mãe, sem saber se a BIOS está atualizada ou não eu causaria algum problema na placa-mãe ou no processador?

Ou a única coisa que pode acontecer é não dar vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Filollial disse:

será que essa placa em específica possui BIOS flashback? Vi que é um recurso que pode se atualizar sem ter um processador.

Quando a placa-mãe tem BIOS Flashback ela tem uma porta USB dedicada para atualização de BIOS e um botão para usar, que é ligado a essa USB.

 

7_1_25.jpg

 

Esse é o painel traseiro da Z170, não tem BIOS Flashback, e também ela é de entrada para a época dela, geralmente é mais as mid/top de linha que tem essa função.

 

Se você tem outro pc ainda dá para atualizar sem ligar o pc, é só usar um gravador externo, vi muitos no ML, tem vários modelos inclusive, eu recomendo o que tem tipo um prendedor para colocar em cima do chip.

 

7 minutos atrás, Filollial disse:

Outra dúvida se eu colocar o processador na minha placa-mãe, sem saber se a BIOS está atualizada ou não eu causaria algum problema na placa-mãe ou no processador?

Ou a única coisa que pode acontecer é não dar vídeo?

Não causa problema para o processador e nem para a placa-mãe em si.

 

A única coisa que ocorre é exatamente essa da última pergunta nesse trecho.

 

Não dá vídeo, só isso.

 

 

Se ainda não comprou a placa-mãe, mas tem o processador, ou vai comprar junto, entra em contato com o vendedor, e veja se ele atualiza a BIOS, e pede isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth muito obrigado pelas dicas mano.

Nada que tirar dúvidas e ir pesquisando não ajude, consegui aprender bastante com suas orientações.

 

Sobre o seu último comentário, eu já comprei ela inclusive chegou hoje mas não dei uma olhada nela ainda devido a correria.

 

Se não der vídeo estou pensando talvez de devolver a placa e verificar uma que suporte a sétima geração e que de para fazer um upgrade para outras gerações

Para esse processador i7 7700 quais placas me recomendaria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, Filollial disse:

Se não der vídeo estou pensando talvez de devolver a placa e verificar uma que suporte a sétima geração e que de para fazer um upgrade para outras gerações

Se não der vídeo, por falta de atualização de BIOS, é mais fácil comprar um pentium G4560 e atualizar do que devolver e buscar outra placa-mãe que suporte a 7ª Geração.

 

Até onde sei, não tem placa-mãe com suporte nativo para a 7ª geração, todas suportam 6ª e 7ª, só isso, nada além para 8ª e 9ª.

 

Mesmo que 8ª e 9ª Geração diga ser LGA1151, esses são do LGA1151 V2, então precisa trocar de placa-mãe.

 

 

7 minutos atrás, Filollial disse:

Para esse processador i7 7700 quais placas me recomendaria ?

Dá época dessa geração, as mais conhecidas que vi dizer era Z170, B250, e H110.

 

Todas com suporte para 6ª e 7ª Geração, só sendo necessário atualizar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!