Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho abaixo do esperado para as configs do notebook


Ir à solução Resolvido por W46n3r,

Posts recomendados

Ganhei a uns meses um Acer Aspire 3 A315-42g-R2LK e foi um salto gigante do meu antigo notebook. Ele já era usado a algum tempo, porém estava mais pra uma segunda máquina então era basicamente seminovo. O notebook tem um Ryzen 3 3700u com vídeo integrado, 12 de ram, (não sei o tipo) sendo apenas 10gb utilizáveis, com 2667 MHz, uma 540x e um SSD de 512g.

Baseado nessas informações, eu como alguém sem tanto entendimento de hardware que deveria rodar jogos leves até alguns moderados. Eu so jogo 2 jogos atualmente: Valorant e Session, porém, nenhum dos dois consegue se manter com um bom desempenho. Meu valorant é todo no low, com várias outras otimizações e simplesmente não consegue se manter estável em 60 fps, constantemente sofrendo com stuttering e instabilidade no geral, e no session é a mesma coisa, o jogo todo no low, com resolução menor que fulm HD e mesmo assim não se mantém estável nem mesmo em 30 fps.

O que julgo mais estranho, é que NADA no pc fica sobrecarregado, a placa fica nos seus 60% de uso, o processador não chega a 50% a maior parte do tempo e a ram fica com cerca de 50% o tempo todo (já contando a ram dedicada da placas de vídeo).

Eu recentemente formatei o note pra ver se resolvia porém nada, não sei mais o que pode ser porque ja fiz diversas otimizações de windows e nos próprios aplicativos pra tentar fazer ter um bom desempenho e contínua assim.

Se alguém puder me ajudar fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@W46n3r ent, essa é a minha suspeita atual especificamente pro session. A temperatura nele fica pelos 70°c a 80°c na gpu dedicada, já no processador por volta dos 60°. Porém no valorant acho mais difícil porque ambos não chegam a 70°c praticamente o tempo todo, e posso estar enganado mas pelo conhecimento que tenho essas temperaturas não são tão altas (tirando a do session)

O que reforça a ideia de thermal throttle pro session é que ele normalmente começa mais fluído e começa a travar depois de algum tempo jogando, algo que não acontece no valorant q fica todo tempo instável 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bem, esse note tem potencialmente uns 3-4 anos de vida já... dependendo como foi usado, pode ser que ele já esteja merecendo pasta térmica nova.

 

Instalou os drivers mais recentes da AMD? O Adrenalin? Outra coisa para se tentar.

 

Outro detalhe... são esses 12Gb. É um pente de 4Gb e um de 8Gb certo? Pode ser que pela RAM não estar toda em dual channel você está perdendo performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, W46n3r disse:

Bem, esse note tem potencialmente uns 3-4 anos de vida já... dependendo como foi usado, pode ser que ele já esteja merecendo pasta térmica nova.

 

Instalou os drivers mais recentes da AMD? O Adrenalin? Outra coisa para se tentar.

dei uma pesquisada e peguei o driver que mais me recomendaram pra linha 500 da AMD.

Não tinha levado em consideração a idade dele mesmo, talvez leve numa assistência botar uma pasta térmica ou eu mesmo compro, não sei o que vale mais a pena e nem se vale o risco de eu tentar abrir o note e fazer alguma coisaKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, W46n3r disse:

Bem, esse note tem potencialmente uns 3-4 anos de vida já... dependendo como foi usado, pode ser que ele já esteja merecendo pasta térmica nova.

 

Instalou os drivers mais recentes da AMD? O Adrenalin? Outra coisa para se tentar.

 

Outro detalhe... são esses 12Gb. É um pente de 4Gb e um de 8Gb certo? Pode ser que pela RAM não estar toda em dual channel você está perdendo performance.

Eu já to economizando uma grana pra tentar comprar mais um de 8. Aliás, desses 12 não tem 8 em dual channel? Já dei uma pesquisada sobre e o vídeo que eu vi falava q nesses casos as partes iguais entravam em dual channel. Não to dizendo que é uma possibilidade descartada, mas que pelo menos uma parte da performance do dual channel eu imagino q eu to ganhando. De qualquer maneira, já era parte dos meus planos uma ram nova

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que não há garantia nenhuma de que o vídeo esteja usando a parte em dual channel. Pode muito bem estar usando a parte em single...

 

Outro ponto é que o "flex mode" (como é chamado esse dual channel assimétrico) é melhor que single channel, mas não tem a mesma performance que o dual channel de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, W46n3r disse:

O problema é que não há garantia nenhuma de que o vídeo esteja usando a parte em dual channel. Pode muito bem estar usando a parte em single...

 

Outro ponto é que o "flex mode" (como é chamado esse dual channel assimétrico) é melhor que single channel, mas não tem a mesma performance que o dual channel de verdade.

Entendi. Vou tentar resolver com o que tu me recomendou então, muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!