Ir ao conteúdo

Computador desligando depois de 2 minutos

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Eu comprei uma fonta da corsair vs500W na pichau em dezembro 2022, e hoje meu computador começou a desligar do nada fui fazendo teste onde eu vi que independente do que fazia, o pc desligava mesmo assim e nem suspeitei da fonte por ser boa e nova, porém quando testei na BIOS e desligou suspeitei da fonte, e vi que a tensão 5V ela começa em 4.9 quando liga e cai até 3.8V, tem algum modo de consertar?

20230223_184914.jpg

• Solução
Postado
10 minutos atrás, Nelsoncunhaa disse:

nem suspeitei da fonte por ser boa e nova

Nova tudo bem, mas boa está longe de ser. o modelo VS é o modelo ruim da Corsair.

Segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a Corsair VS está classificada como Tier D, usar apenas com o vídeo integrado, fonte de baixa qualidade ainda com regulação em grupo, caso esteja usando uma placa de vídeo dedicada considere a possibilidade de trocar essa fonte por uma de qualidade.

• Curtir 2
Postado

A linha Corsair VS não é "boa" e não é recomenda por ter um alto preço e baixa qualidade, ela serve no máximo como quebra-galho ou como fonte para PC simples de escritório. Se ela estiver na garantia tenta acionar o RMA, mas a melhor coisa seria adquirir uma fonte melhor para evitar futuros problemas.

• Curtir 2
Postado

O meu pc é um i3- 10100F uma GTX 1060 3gb, 16 Gb de ram, 1 NVMe 1 SSD e 1 HD com 5 fan,

Qual é uma ótima fonte pra colocar e durar um bom tempo?

@GuilhermeGB pior que ela nem foi barata, custou R$ 308,00, por isso to chateado 

@Tiberio eu vi na lista que você passou, qual seria a sua recomendação pra configação que eu passei? uma XPG pylon 650w? ou tem alguma com melhor custo x beneficio?

Postado
1 hora atrás, Nelsoncunhaa disse:

eu vi na lista que você passou, qual seria a sua recomendação pra configação que eu passei? uma XPG pylon 650w? ou tem alguma com melhor custo x beneficio?

Tem a NZXT C550 Bronze que está num bom preço.

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

• Curtir 2
Postado

Fui num técnico perto aqui de casa e ele retirou uma memória RAM que foi usada de um amg meu, e disse q não desligou, sendo que wu fiz o teste sem essa memória e desligava porém durava mais tempo, vou pesquisar um pouco sobre as fontes muito obrigado mano.

Postado

Nunca é bom confiar em tensão medida pela BIOS, o jeito certo de medir é com um multímetro ou um osciloscópio conectado nos conectores da fonte, aí você pode monitorar o +5v, depois o +12v e ver se está oscilando muito (lembrando que existe uma tolerância no padrão ATX, a tensão não precisa [e nem vai] ficar cravada em +5v, +12v (etc.), ela vai sempre ficar um pouco abaixo ou um pouco acima disso, não me lembro quais eram os valores de tolerância, mas deve ser algo entre 5 e 10% pra mais ou pra menos. Se você não tem um multímetro, aqueles chineses de 20 a 30 reais já são suficientes pra esse tipo de teste (apesar de que a solução mais barata seria testar com outra fonte usada, já que ele desligou mesmo estando apenas na BIOS, qualquer fonte vai servir pra fazer esse teste)!

Postado

O padrão ATX tolera 5% de variação para mais ou para menos nas linhas principais, e até 10% na linha -12V. Multímetros baratos vão servir apenas para você identificar se a fonte realmente está totalmente fora dos valores corretos, não dá pra você confiar no nível de precisão das medições deles.

Postado

Troquei como recomendado por uma MSI mag a550BN,  e pensei que tinha resolvido, porém está marcando 4.2V a 4.5V, ainda não desligou o pc, porém eu acredito que possa ser problema na placa-mãe ou placa de vídeo. Estou torcendo pra não desligar.

Vou tentar atualizar a BIOS.

Postado
7 horas atrás, Nelsoncunhaa disse:

Troquei como recomendado por uma MSI mag a550BN,  e pensei que tinha resolvido, porém está marcando 4.2V a 4.5V, ainda não desligou o pc, porém eu acredito que possa ser problema na placa-mãe ou placa de vídeo. Estou torcendo pra não desligar.

Vou tentar atualizar a BIOS.

Está meio contraditório o que você diz, você fala "pensei que tinha resolvido", e depois fala "ainda não desligou o pc", o problema foi resolvido ou não?

Postado
8 horas atrás, Nelsoncunhaa disse:

pensei que tinha resolvido, porém está marcando 4.2V a 4.5V,

Se essa medição for via software lamento informar que ela é tão confiável quanto nota de 3 reais.

9 horas atrás, Nelsoncunhaa disse:

porém eu acredito que possa ser problema na placa-mãe ou placa de vídeo

Pode ser também que sua fonte anterior tenha estragado alguma coisa aí…

Postado
Em 01/03/2023 às 16:50, GuilhermeGB disse:

Está meio contraditório o que você diz, você fala "pensei que tinha resolvido", e depois fala "ainda não desligou o pc", o problema foi resolvido ou não?

Realmente pensei que tinha resolvido e voltou a desligar novamente com essa mesma fonte 

Estou em dúvida se é a placa-mãe ou a placa de vídeo ou o processador, faço a menor ideia 

Postado
17 horas atrás, Nelsoncunhaa disse:

Realmente pensei que tinha resolvido e voltou a desligar novamente com essa mesma fonte 

Estou em dúvida se é a placa-mãe ou a placa de vídeo ou o processador, faço a menor ideia 

Entendi. Qual é o modelo da sua placa-mãe? Quantos pentes de memória você tem? Se você tiver dois, pode tentar usar um de cada vez pra ver se o problema está em algum deles.

Postado

@GuilhermeGB é uma Gigabyte H410M H, Intel LGA1200, comprei na kabum,  eu realizei o teste de memória coloquei cada um em slot separado e sozinho e mesmo assim fico com esse problema. vou ver se levo no tecnico pra eles fazer o orçamento pra mim, e sabe o que ele vai dizer qual é. ;-;

Postado

O PC chegou a desligar alguma vez quando o técnico testou? Pelo q você disse, parece que não desligou lá com ele, mas antes dele abrir o gabinete pra tirar as memórias ele testou o PC ou ele já foi mexendo nas memórias e só testou depois? Pergunto isso porque se o PC não desligou lá no tecnico ANTES dele fazer qualquer coisa nele, isso pode ser até algum problema na tomada onde você liga ou o PC ou com a energia da sua casa (é bem raro de acontecer, mas é possível), então só pra eliminar essa possibilidade eu tentaria ligar esse PC em outra tomada de outro quarto ou sala, de preferência ligar direto na tomada mesmo e testar, até o cabo da fonte eu trocaria por outro (pra eliminar qualquer possibilidade de mau contato por defeito no cabo), se puder, teste até na casa de outra pessoa.

Outra coisa q você também pode fazer é tirar a placa de vídeo e usar o vídeo integrado do processador (se ele tiver) ou pegar alguma plaquinha de vídeo qualquer emprestada com alguém só para dar vídeo e testar... Talvez até dê para testar sem placa de vídeo nenhuma, vai apertando DEL logo quando ligar o PC pra ele entrar no SETUP da BIOS e deixa ele parado lá pra ver se ele vai desligar, provavelmente vai dar algum apito indicando a falta da GPU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...