Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando depois de 2 minutos


Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Eu comprei uma fonta da corsair vs500W na pichau em dezembro 2022, e hoje meu computador começou a desligar do nada fui fazendo teste onde eu vi que independente do que fazia, o pc desligava mesmo assim e nem suspeitei da fonte por ser boa e nova, porém quando testei na BIOS e desligou suspeitei da fonte, e vi que a tensão 5V ela começa em 4.9 quando liga e cai até 3.8V, tem algum modo de consertar?

20230223_184914.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
10 minutos atrás, Nelsoncunhaa disse:

nem suspeitei da fonte por ser boa e nova

Nova tudo bem, mas boa está longe de ser. o modelo VS é o modelo ruim da Corsair.

Segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a Corsair VS está classificada como Tier D, usar apenas com o vídeo integrado, fonte de baixa qualidade ainda com regulação em grupo, caso esteja usando uma placa de vídeo dedicada considere a possibilidade de trocar essa fonte por uma de qualidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A linha Corsair VS não é "boa" e não é recomenda por ter um alto preço e baixa qualidade, ela serve no máximo como quebra-galho ou como fonte para PC simples de escritório. Se ela estiver na garantia tenta acionar o RMA, mas a melhor coisa seria adquirir uma fonte melhor para evitar futuros problemas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu pc é um i3- 10100F uma GTX 1060 3gb, 16 Gb de ram, 1 NVMe 1 SSD e 1 HD com 5 fan,

 

Qual é uma ótima fonte pra colocar e durar um bom tempo?

@GuilhermeGB pior que ela nem foi barata, custou R$ 308,00, por isso to chateado 

@Tiberio eu vi na lista que você passou, qual seria a sua recomendação pra configação que eu passei? uma XPG pylon 650w? ou tem alguma com melhor custo x beneficio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nelsoncunhaa disse:

eu vi na lista que você passou, qual seria a sua recomendação pra configação que eu passei? uma XPG pylon 650w? ou tem alguma com melhor custo x beneficio?

Tem a NZXT C550 Bronze que está num bom preço.

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca é bom confiar em tensão medida pela BIOS, o jeito certo de medir é com um multímetro ou um osciloscópio conectado nos conectores da fonte, aí você pode monitorar o +5v, depois o +12v e ver se está oscilando muito (lembrando que existe uma tolerância no padrão ATX, a tensão não precisa [e nem vai] ficar cravada em +5v, +12v (etc.), ela vai sempre ficar um pouco abaixo ou um pouco acima disso, não me lembro quais eram os valores de tolerância, mas deve ser algo entre 5 e 10% pra mais ou pra menos. Se você não tem um multímetro, aqueles chineses de 20 a 30 reais já são suficientes pra esse tipo de teste (apesar de que a solução mais barata seria testar com outra fonte usada, já que ele desligou mesmo estando apenas na BIOS, qualquer fonte vai servir pra fazer esse teste)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O padrão ATX tolera 5% de variação para mais ou para menos nas linhas principais, e até 10% na linha -12V. Multímetros baratos vão servir apenas para você identificar se a fonte realmente está totalmente fora dos valores corretos, não dá pra você confiar no nível de precisão das medições deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Troquei como recomendado por uma MSI mag a550BN,  e pensei que tinha resolvido, porém está marcando 4.2V a 4.5V, ainda não desligou o pc, porém eu acredito que possa ser problema na placa-mãe ou placa de vídeo. Estou torcendo pra não desligar.

Vou tentar atualizar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Nelsoncunhaa disse:

 Troquei como recomendado por uma MSI mag a550BN,  e pensei que tinha resolvido, porém está marcando 4.2V a 4.5V, ainda não desligou o pc, porém eu acredito que possa ser problema na placa-mãe ou placa de vídeo. Estou torcendo pra não desligar.

Vou tentar atualizar a BIOS.

Está meio contraditório o que você diz, você fala "pensei que tinha resolvido", e depois fala "ainda não desligou o pc", o problema foi resolvido ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Nelsoncunhaa disse:

pensei que tinha resolvido, porém está marcando 4.2V a 4.5V,

Se essa medição for via software lamento informar que ela é tão confiável quanto nota de 3 reais.

9 horas atrás, Nelsoncunhaa disse:

porém eu acredito que possa ser problema na placa-mãe ou placa de vídeo

Pode ser também que sua fonte anterior tenha estragado alguma coisa aí…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2023 às 16:50, GuilhermeGB disse:

Está meio contraditório o que você diz, você fala "pensei que tinha resolvido", e depois fala "ainda não desligou o pc", o problema foi resolvido ou não?

Realmente pensei que tinha resolvido e voltou a desligar novamente com essa mesma fonte 

Estou em dúvida se é a placa-mãe ou a placa de vídeo ou o processador, faço a menor ideia 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Nelsoncunhaa disse:

Realmente pensei que tinha resolvido e voltou a desligar novamente com essa mesma fonte 

Estou em dúvida se é a placa-mãe ou a placa de vídeo ou o processador, faço a menor ideia 

Entendi. Qual é o modelo da sua placa-mãe? Quantos pentes de memória você tem? Se você tiver dois, pode tentar usar um de cada vez pra ver se o problema está em algum deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB é uma Gigabyte H410M H, Intel LGA1200, comprei na kabum,  eu realizei o teste de memória coloquei cada um em slot separado e sozinho e mesmo assim fico com esse problema. vou ver se levo no tecnico pra eles fazer o orçamento pra mim, e sabe o que ele vai dizer qual é. ;-;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC chegou a desligar alguma vez quando o técnico testou? Pelo q você disse, parece que não desligou lá com ele, mas antes dele abrir o gabinete pra tirar as memórias ele testou o PC ou ele já foi mexendo nas memórias e só testou depois? Pergunto isso porque se o PC não desligou lá no tecnico ANTES dele fazer qualquer coisa nele, isso pode ser até algum problema na tomada onde você liga ou o PC ou com a energia da sua casa (é bem raro de acontecer, mas é possível), então só pra eliminar essa possibilidade eu tentaria ligar esse PC em outra tomada de outro quarto ou sala, de preferência ligar direto na tomada mesmo e testar, até o cabo da fonte eu trocaria por outro (pra eliminar qualquer possibilidade de mau contato por defeito no cabo), se puder, teste até na casa de outra pessoa.

 

Outra coisa q você também pode fazer é tirar a placa de vídeo e usar o vídeo integrado do processador (se ele tiver) ou pegar alguma plaquinha de vídeo qualquer emprestada com alguém só para dar vídeo e testar... Talvez até dê para testar sem placa de vídeo nenhuma, vai apertando DEL logo quando ligar o PC pra ele entrar no SETUP da BIOS e deixa ele parado lá pra ver se ele vai desligar, provavelmente vai dar algum apito indicando a falta da GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!