Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer a limpeza total de um *SSD*


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Olá, eu gostaria de pedir uma ajuda à vocês: eu quero fazer uma formatação total e segura (zero-fill e outros métodos) em um SSD, cuja marca é desconhecida (?), logo, não consigo achar um utilitário próprio da fabricante.

 

Eu já li o principal post aqui no Clube do Hardware que aborda este assunto, porém, não aborda muito a questão de um SSD e se é seguro ou não fazer isto no tal.

 

Além disso, já tentei procurar métodos de fazer isso em outros sites, e já até cheguei a encontrar algumas "soluções", porém⁶, os passos a passos mostram um cenário onde a pessoa irá realizar essa formatação em um SSD externo, e não em um que já vem acoplado num computador (nesse caso, um notebook).

 

Outra questão é: nenhuma das ferramentas que pesquisei suportam o Windows 11, bem como não sei se, ao realizar a formatação, o computador iria ou não bootar novamente, visto que talvez o método chegue a apagar o sistema por completo.

 

Se puderem me ajudar, ficarei muito agradecido, pois já procuro isso faz algum tempo e não existe muita informação sobre isso na Internet e, quando tem, não se aplica ao meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Alcom Ponto disse:

Eu já li o principal post aqui no Clube do Hardware que aborda este assunto, porém, não aborda muito a questão de um SSD e se é seguro ou não fazer isto no tal.

 

 

seguro é, alias se você usou com dados pessoais e vai vender o SSD, o ideal é q se faca.. não q todo mundo saiba fazer a recuperacao de dados e nem vai comprar ssds usados para tal finalidade, mas nunca se sabe.. eu pelo menos faco sempre a limpeza geral e coincidentemente, estou fazendo nos meus 2 SSDs atuais para vende-los em breve

 

16 minutos atrás, Alcom Ponto disse:

Além disso, já tentei procurar métodos de fazer isso em outros sites, e já até cheguei a encontrar algumas "soluções", porém⁶, os passos a passos mostram um cenário onde a pessoa irá realizar essa formatação em um SSD externo, e não em um que já vem acoplado num computador (nesse caso, um notebook).

 

 

não precisa de passos mirabolantes.. a não ser q o seu SSD q você queira apagar tudo contenha o seu windows.. nesse caso, é preciso instalar ou rodar o windows em outra unidade de armazenamento para efetuar tal procedimento..

 

no meu caso, tenho 2 ssds e vou vender ambos.. porém já instalei o windows em um 3.o SSD q usarei até comprar outros.. assim eu consigo realizar o procedimento com os SSDs plugados na placa-mãe sem maiores problemas

 

18 minutos atrás, Alcom Ponto disse:

Outra questão é: nenhuma das ferramentas que pesquisei suportam o Windows 11, bem como não sei se, ao realizar a formatação, o computador iria ou não bootar novamente, visto que talvez o método chegue a apagar o sistema por completo.

 

 

como falei acima, para fazer isso num SSD onde exista o sistema, você precisa q ele esteja em outra unidade.. porque realmente não há como realizar isso com o sistema rodando

 

 

se quiser dica de programa fácil de fazer isso é o MACRORIT DATA WIPER..

 

2023-02-26_23h49_11.png

 

programa fácil de mexer, em portugues e com varios tipos de limpeza, desde a mais simples q é a escrevendo apenas zeros, como as mais pesadas q fazem o procedimento de escrita e leitura de zeros e outras coisas aleatorias por 35 vezes.. atualmente to fazendo no meu SSD de 1tb, em breve é no SSD de 250gb.. e depois disso é so anunciar e vender sem preocupacoes..

 

 

apesar da samsung ter essa possibilidade atraves do magician, eu preferi fazer com esse programa por achar mais completo

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira então, basicamente, eu só conseguiria limpar o meu SSD se ele fosse externo somente? Meu notebook permite a instalação de um HDD sata nele, daí nesse caso eu formataria ele pois o Windows estaria no SSD nativo, e não no HD externo, certo? Creio que não tenha como trocar um SSD que já vem com o computador, pois geralmente essas peças são soldadas...

 

Existe um app para celular que se chama Shreddit, e nele, existe a opção de fazer a formatação segura do sistema inteiro, me pergunto se isso seria possível, aliás. Esses programas não conseguem reconhecer qual parte é o sistema bruto e quais partes são apenas arquivos? Desde já, agradeço por me responder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Alcom Ponto disse:

então, basicamente, eu só conseguiria limpar o meu SSD se ele fosse externo somente?

 

não, se você ler com atencao o q eu escrevi é q desde q você tenha o seu sistema operacional em outra unidade q não seja a unidade q você vai realizar a limpeza, vai funcionar tranquilamente

 

eu to fazendo a limpeza de um dos 2 ssds q tenho aqui com eles no pc, não pluguei em nada externo.. mas pra isso, eu to rodando o windows em outra unidade diferente das 2 q eu vou fazer a limpeza.. só isso

 

2 minutos atrás, Alcom Ponto disse:

Meu notebook permite a instalação de um HDD sata nele, daí nesse caso eu formataria ele pois o Windows estaria no SSD nativo, e não no HD externo, certo?

 

se o windows está no SSD e o que você deseja limpar é o HD, sim..

 

caso contrario, o windows é quem deve estar no HD, senao como você vai limpar o SSD q vai rodar o programa q irá justamente fazer a limpeza?

 

4 minutos atrás, Alcom Ponto disse:

Existe um app para celular que se chama Shreddit, e nele, existe a opção de fazer a formatação segura do sistema inteiro, me pergunto se isso seria possível

 

não faco ideia, como q um app de telefone vai realizar essa limpeza num SSD de um notebook ou pc? não faz sentido algum pra mim

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

não, se você ler com atencao o q eu escrevi é q desde q você tenha o seu sistema operacional em outra unidade q não seja a unidade q você vai realizar a limpeza, vai funcionar tranquilamente

 

eu to fazendo a limpeza de um dos 2 ssds q tenho aqui com eles no pc, não pluguei em nada externo.. mas pra isso, eu to rodando o windows em outra unidade diferente das 2 q eu vou fazer a limpeza.. só isso

Daí no caso você está utilizando mais de uma unidade de armazenamento, quando eu disse "externo" eu me referi a algo que não sirva de compartimento principal, pois lá estará o sistema.

 

Eu então, só conseguiria fazer esse procedimento se eu comprasse um HD e bootasse o windows nele e rodasse o software de formatação nele, pois daí o SSD não estaria servindo de "mão de obra" e, portanto, eu conseguiria formatar o SSD. Daí, uma vez feita a formatação no SSD, eu conseguiria fazer o processo inverso, bootando no SSD e formatando o HD posteriormente

 

Eu sempre precisarei ter pelo menos 2 dispositivos bootaveis de armazenamento para fazer isso.

 

14 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

não faco ideia, como q um app de telefone vai realizar essa limpeza num SSD de um notebook ou pc? não faz sentido algum pra mim

 

No caso, o Shreddit faz a formatação no celular. A ideia dele é trazer essa ideia de formatação de pc para o celular

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como comentado pelos colegas, não será possível fazer se o disco em questão for da onde o Windows estiver rodando. Não sendo, tem uma opção simples, que não requer programas de terceiros: formatação lenta. Desde o Windows Vista[*], formatação lenta (quando desmarcamos a opção "Formatação rápida") escreve zeros em todos os setores não usados pelo sistema de arquivos recém criado. É o suficiente para dar um fim nos seus dados. Para ser efetivo, contudo, a partição formatada tem que englobar todo o disco.

 

Outra opção é o diskpart clean all, que pode ser invocado dentro da mídia de instalação (pendrive inicializável, ou mesmo mídia óptica); assim, é possível apagar qualquer disco. No instalador do Windows, depois da tela de seleção do layout do teclado, pressione Shift+F10. No prompt de comando que abrir, digite o seguinte, pressionando Enter ao final de cada linha:

 

diskpart
list disk
select disk X
detail disk
clean all
exit

 

Substitua X pelo número do disco que deseja limpar, que é listado por list disk (coluna "Nº Disco"). detail disk mostrará o modelo para ter certeza. Tudo que estiver nesse disco será apagado com zeros, do início ao fim. Preste atenção!

 

[*] https://learn.microsoft.com/en-us/troubleshoot/windows-server/backup-and-storage/format-command-not-write-zeros-to-disk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2023 às 22:51, rodrigo.dcvieira disse:

se quiser dica de programa fácil de fazer isso é o MACRORIT DATA WIPER..

Acabei de checar.. o programa é pago. Como vou limpar um SSD/HD inteiro se a versão gratuita só suporta arquivos menores doq 100MB e arquivos que não sejam do sistema? Me diga um que não precise pagar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 minutos atrás, Alcom Ponto disse:

Acabei de checar.. o programa é pago. Como vou limpar um SSD/HD inteiro se a versão gratuita só suporta arquivos menores doq 100MB e arquivos que não sejam do sistema? Me diga um que não precise pagar

 

respondi na DM, leia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Entendi que você quer limpar vestígios de qualquer coisa existente no seu SSD estando ele rodando o sistema operacional... se for só isso, é fácil... formata não rápido e reinstala o sistema operacional... assim você limpa a tabela de alocação de arquivos do que existia e apaga todos os arquivos que você quer apagar... por segurança e desencargo de consciência, depois você preenche TODO o espaço livre do SSD com arquivos em geral baixados da internet... pode ser filmes, vídeos, fotos, texto, inclusive você pode colocar um punhado de arquivos em pastas e recopiar essas pastas para outras pastas, duplicando os arquivos... ou seja, o próprio sistema ao recopiar deixaria você livre para qualquer atividade enquanto ele trabalha (copia)... ao preencher TODO o espaço livre, tudo o que tinha antes foi TOTALMENTE reescrito com coisas sem importância para você... após, delete esses arquivos e pastas, limpe a lixeira e pronto... não há mais vestígios de coisa alguma que existia antes... se alguém recuperar alguma coisa, será os arquivos de filmes, vídeos, fotos, textos que você salvou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!