Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível adaptar um fan de 140mm no gammax v2?


Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Bom dia pessoal, comprei por engano um fan de 140 mm no kabum. Ainda dá para devolver, mas para o valor que foi eu não quero me estressar me deslocando aos correios.

Minha dúvida é, será que dá para adaptar essa fan no bloco do air cooler? eu tenho um gammax v2 RGB e esse fan é ARGB. Talvez dê um charme no pc, pois meu gabinete é aquele aquário rise galaxy com 9 fans RGB (não argb).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O encaixe das fans (que segura no dissipador) é uma presilha de ferro, se você usar um fan 120mm, essa presilha vai ter o comprimento para uma fan 120mm, para usar uma 140mm você teria que medir a distância entre os encaixe das presilhas e fazer esses furos na de 140mm.

Se for alguma tipo essa talvez tenha espaço para fazer os furos.

Se for alguma desse modelo ou similar, talvez não consiga

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou  É o rise redondo, é exatamente esse aqui https://www.kabum.com.br/produto/153639/cooler-fan-rise-mode-galaxy-motherboard-140mm-led-argb-5v-preto-rm-mb-04-5v

 

Eu jurava que comprei o de 120 mm, tanto que fui conferir na nota fiscal, mas lá tá 140mm. Estou na dúvida se a kabum "manobrou" minha compra ou se estou ficando louco, isso me deixou bem atordoado, pois estou questionando a mim mesmo como errei essa compra.

 

No caso dos furos, rapaz, sua ideia me ajudou muito, pois não havia pensado em "furar" para aproveitar o ferro. No caso, eu já sei como posso fazer, eu crio "pontes" entre cada furo com duas chapas finas, uma de cada lado, e após isso, faço furos simulando a furação de 120mm direto na chapa.

 

 Fiz um desenho com minha ideia, o que tu acha?

 

10653111_adaptao.jpg.fb9bd1b759840ec75a747d0700dd4a7c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Não sei como colocar as chapas, mas talvez tenha que deslocar para baixo essas borrachas que ficam pra evitar brarulho de tripidação das fans. (Se bem que vendo agora, elas no lugar que estão talvez ainda fiquem apoiadas no dissipador).

Pode ver se alguma loja de informática se eles não tem alguma para 140mm sobrando.

Vi que tem essas presilhas nos sites da china, se quiser comprar uma nova, nem precisa furar a fan.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carloslecker Fan da Rise de 120mm do mesmo modelo do que foi enviado pela Kabum, só achei na loja dá própria Rise Mode, mais caro, porém no tamanho certo para colocar no Air Cooler.

 

Só vai ter leve diferença quando a esses pads no local onde vai o parafuso, mas não vai interferir em nada, isso é só uma borrachinha colada para não fazer barulho enquanto estiver ligado e fixado no gabinete.

 

http://risemode.commercesuite.com.br/fan/fan-gamer-rise-mode-galaxy-motherboard-RGB-5v-120mm-s-led

 

Você pode optar por qualquer outro fan de 120mm e que tenha bom CFM também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fan original do Gammaxx 400 V2 tem 64.5 CFM e pressão de ar 2.1 mmAq, esse Rise Mode não chega nem perto disso, vai piorar a performance do cooler.

 

Outro detalhe, o fan é conexão Molex, não tem PWM vai ficar em 100% de rotação o tempo.

 

Coloque esse fan em algum outro local no gabinete e compre um adequado, com CFM/pressão similar ao original, ou considere vender este 400 v2 e compre um AG400 ARGB.

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth  Tô pensando sobre arrumar outro 120 mm mesmo, é que se eu gastar muito em fan, teria dado a mesma coisa de ter comprado a versão argb. Sobre cfm, pelo gabinete ser todo frio por ter 9 fans rodando, levei em consideração que esse fluxo iria compensar o trabalho de um fans mais fraco trabalhando no dissipador.

 

@1lokos Esse AG400 ainda não vi review (porque não procurei), mas pela letra AG e pela photo dele, já vi que muito provavelmente é alumínio e ele tem um fan mais "nervoso" para compensar a eficiência da dissipação dos pipes em alumínio. O meu gammax tá funcionando bem, meu pc tá a 34 graus no verão, então trocar a air só pela estética prefiro segurar meu impulso no momento.

 

Mas baseado na sua sugestão, vou garimpar um fan de especificações parecidas. O de 140 infelizmente não cabe no rise galaxy aquário, que já fique de aviso para quem quer um gabinete desse. Só vão poder usar 120 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Carloslecker disse:

@1lokos Esse AG400 ainda não vi review (porque não procurei), mas pela letra AG e pela photo dele, já vi que muito provavelmente é alumínio e ele tem um fan mais "nervoso" para compensar a eficiência da dissipação dos pipes em alumínio. O meu gammax tá funcionando bem, meu pc tá a 34 graus no verão, então trocar a air só pela estética prefiro segurar meu impulso no momento.

 

O AG 400 tem os heatpipes de cobre  niquelado, no Gammaxx 400 V2 o acabamento é mais "pé de boi".

 

image.png.76c0cedbd77b0b8533e6dd78f37ea236.png

 

Review do AG400 tem vários, é OK até para um Ryzen 5700X, a performance similar é ao AK400, que tem teste mostrando baixar 4 graus a mais em relação do Gammaxx 400 V2.

 

Mas a sugestão de vender o 400 V2 - tem boa procura;  e pegar um AG400 não foi por razão de performance, mas para resolver o problema do ARGB sem precisar de adaptações. 😉 

Um fan PWM com bom CFM e pressão, ARGB, vai custa mais da metade do preço dos air cooler.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Carloslecker disse:

@Elder Nauvirth  Tô pensando sobre arrumar outro 120 mm mesmo, é que se eu gastar muito em fan, teria dado a mesma coisa de ter comprado a versão argb. Sobre cfm, pelo gabinete ser todo frio por ter 9 fans rodando, levei em consideração que esse fluxo iria compensar o trabalho de um fans mais fraco trabalhando no dissipador.

Não é uma escolha sábia sacrificar eficiência por estética.

 

Mesmo que o gabinete todo em si tenha boa refrigeração, é importante um fan bom para dissipar o calor gerado pelo processador, afinal, terá momentos que ele vai esquentar mais, e pegar fan com CFM inferior, por acabar sendo o surgimento de problemas com temperatura, por refrigerar mal o processador.

 

 

Mais vale um processador bem refrigerado, do que um que aquece e faz seu pc travar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth  Eu concordo, tanto que já até desisti mesmo. Como não tem nem como botar esse fan para ficar "rainbow" estático, não vai dar nem pra eu botar no outro pc que tem aqui em casa. Vou tentar repassar ele e deixar pra lá isso. Pois, se eu gastar mais, é capaz de chegar no valor de um water de 120 mm e aí terei perdido dinheiro sem necessidade.

@1lokos  Sobre fan ser pwm, no meu caso não me importo, se eu achasse um ARGB molex melhor ou equivalente ao fan do meu gammax, pra mim já ia servir, pois ruído não me incomoda, inclusive eu coloquei na minha BIOS para o fan sempre girar no máximo. Mesmo assim, sua sugestão é boa e foi bom saber que esse AG tem cobre embaixo. Gratidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fan com conector molex dificilmente vai ser ARBG, pois vai direto na fonte e não vai ter como controlar as leds.

Se não se incomoda com barulho, o AG400 é ótima opção. (tenho um, em rotação muito alta e ele chega "abafar" o som das fans do gabinete e placa de vídeo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HenriqueV5  Amigo, consultei essa fan. Cara, muito obrigado, não conhecia e pelas especificações ela substitui bem a fan original do gammax, apesar de pwm não fazer diferença pra mim, ela parece ter potência  "equivalente" na margem de erro.

 

1 minuto atrás, Pedroou disse:

Fan com conector molex dificilmente vai ser ARBG, pois vai direto na fonte e não vai ter como controlar as leds.

Se não se incomoda com barulho, o AG400 é ótima opção. (tenho um, em rotação muito alta e ele chega "abafar" o som das fans do gabinete e placa de vídeo).

 

Esse rise é molex para a fan e o argb é separado. Você que tem o AG400 na prática, poderia me dizer se ele esfria legal? tipo, aqui na minha cidade faz muiiito calor no verão e, tô conseguindo segurar 34 graus nesse verão. Já tirei essa ideia doida de botar um fans mais fraco e perder essa eficiência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ele tem um TPD de 220W, que é maior que o gammaxx v2. Mas se ta segurando 34ºC, não vejo nenhum motivo para trocar. O meu não deixo passar dos 60ºC, mas em jogos se mantém em 55ºC com alguma ou outra aba aberta junto. Mas estou longe de colocar 100% de rotação, deve chegar no máximo a uns 60% (não tenho print do gráfico no momento).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!