Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É assim que faziam inversor On-grid para injetar energia na rede antigamente.


albert_emule

Posts recomendados

 

 

 

É assim que faziam inversor On-grid para injetar energia na rede antigamente.

Trata-se de um retificador controlado. Mas também consegue operar como inversor on-grid.

Vou explicar:

O coração do circuito é aquele indutor de 50mH.

Para poder operar como inversor On-grid, os SCR precisam ser acionados num intervalo de ângulo entre 90 graus (topo da senoide) a no máximo 180 graus que é o fim da senoide, quando zera. Sendo que se acionar os SCR próximo ao ângulo de 90 graus a potência injetada na rede será máxima. Se acionar os SCR próximo ao ângulo de 180 graus a potência injetada na rede será mínima.

Quando os SCR são acionados, o semi-ciclo correspondente da rede é chaveado em série com os painéis solares em cima do indutor. Isso faz carregar no indutor uma parcela da energia da rede somadas a uma parcela da energia dos paneis solares.

Como vocês devem saber, SCR não desliga enquanto existir corrente circulando por eles. Então quando a senoide vai a zero lá em 180 graus, o indutor lá de 50mH vai estar com muita energia armazenada anteriormente onde foi armazenada a energia da rede somada a energia dos painéis solares. Com isso o indutor vai ter a tendência de manter a corrente circulado, mesmo a senoide estando em Zero. Então quando a senoide inverter, o indutor vai forçar uma corrente na rede no outro semi-ciclo e isso vai fazer injetar energia na rede.

No semi-ciclo seguinte a história se repete.

Outros detalhes:

É esse tipo de circuito que usam na Itaipu para transformar 50Hz do Paraguai em 60Hz pro Brasil. Só que lá é usado uma rede de 6 fases: Uma combinação de transformador Triângulo com estrela, que geram corrente de 12 pulsos que possui uma característica de já sair uma corrente quase senoidal, fácil de filtrar as harmônicas.

É muito provável que ainda existam grande usinas de energia solar e eólicas que ainda usem esse sistema para injetar energia na rede.

É uma técnica bastante usada em sistemas de transmissão de corrente contínua em usinas de energia pelo mundo.

 

 

333683015_906261063902382_28551449856101

 

 

sbuFv.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
25 minutos atrás, albert_emule disse:

próximo ao ângulo de 90 graus

Nas figuras parece a 45º (ou 180-45). ou seja não muito próximo. Me lembro vagamente que 45º é onde há mais energia ... p.ex. a vrms = vp*seno(45). também é um ângulo (teórico) pra um canhão lançar a bala + longe.

 

Quase senti vontade fazer pois meu relógio ainda é de disco. Há chance de pifar meu painel? P.ex. se todos os scr em curto. E se eu colocar um diodo em série? e outro em anti paralelo com a célula? (que já tem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, .if disse:

Nas figuras parece a 45º (ou 180-45). ou seja não muito próximo. Me lembro vagamente que 45º é onde há mais energia ... p.ex. a vrms = vp*seno(45). também é um ângulo (teórico) pra um canhão lançar a bala + longe.

 

Mas pode até 90 Graus.

Veja essa simulação que o professor lá colocou 100 graus e injetou 18Kw:

 

 

334213400_1339810476862830_1306700268543

 

 

 

35 minutos atrás, .if disse:

 

Quase senti vontade fazer pois meu relógio ainda é de disco. Há chance de pifar meu painel? P.ex. se todos os scr em curto. E se eu colocar um diodo em série? e outro em anti paralelo com a célula? (que já tem)

 

 

Tem como colocar proteções. 

anti paralelo vai evitar que o painel receba corrente invertida e pode colocar algo para desconectar o painel caso a tensão dele esteja zerada tipo que ocorre em curto-circuito. 

O indutor é meio difícil de fazer:

Um indutor de 50mH que suporte pelo menos uns 20A.

 

Pelo que andei pesquisando, seria um núcleo um pouco maior que transformador de Microondas:

https://www.hammfg.com/part/195R20?referer=949

 

https://www.hammfg.com/files/parts/pdf/195R20.pdf

A resistência do fio é de 0,130 Ohms 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Puts... agora que caiu a ficha: acho que meu painel tem que ter a tensão da rede ou pelo menos a tensão do momento do disparo 🤔.. P.ex. sendo o painel solar 36V ele deve disparar aos 36 da descida da senoide pra somar à rede. Ou seja ele deve se somar a parcela da v que for menor que a dele 🤔🤔 Ou se não ligar vários em série pra dar os 220dc pra contornar a senoide toda. O que no meu caso painéis em série não dá muito certo pois um ou outro fica na sombra e outro não. Não quero trocar de lugar tampouco cortar as árvores do meu quintal... 🙃

 

38 minutos atrás, albert_emule disse:

O indutor é meio difícil de fazer:

ia até perguntar quantas espiras e tal mas acho que nem vale a pesquisa (por enquanto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, .if disse:

Puts... agora que caiu a ficha: acho que meu painel tem que ter a tensão da rede ou pelo menos a tensão do momento do disparo 🤔.. P.ex. sendo o painel solar 36V ele deve disparar aos 36 da descida da senoide pra somar à rede. Ou seja ele deve se somar a parcela da v que for menor que a dele 🤔🤔 Ou se não ligar vários em série pra dar os 220dc pra contornar a senoide toda. O que no meu caso painéis em série não dá muito certo pois um ou outro fica na sombra e outro não. Não quero trocar de lugar tampouco cortar as árvores do meu quintal... 🙃

 

Lá no vídeo o professor simulou um monofásico em rede de 120Vac. Painel solar de 100V DC.

injetou 140W com um ângulo pequeno, distante de 90 graus. 

 

 

5 minutos atrás, .if disse:

ia até perguntar quantas espiras e tal mas acho que nem vale a pesquisa (por enquanto)

O lado bom é que é um negócio bruto. Tem garantia de 30 anos. Não dá defeito tão cedo.

Mereceria um controlador MPPT analógico igual o que eu postei no outro tópico.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, albert_emule disse:

rede de 120Vac. Painel solar de 100V DC.

injetou 140W com um ângulo pequeno, distante de 90 graus. 

Está me batendo curiosidade... mesmo com a rede aos 10V na senoide p.ex., ele tenta injetar 100V? Tentando fazer a senoide subir? Ou é aí que entra o indutor? Pra meio que amortecer a coisa? Nada pessoal claro, mas é que precisaria entender a nível de eletrons ... vai que algum dia eu tente fazer um treco deste com zero matemática...

 

De fato certa feita visualizei um sistema muuuuito minimalista d+ da conta: uma fonte ac em paralelo com a rede. . algo como uma fonte dc (=meu gerador que acho que já te mostrei) e um inversor de polaridade sincronizado com a rede.. jogava uma onda quadrada em paralelo com a senoidal...😁.. mas claro não é bem assim. E também num tava nem aí pros ruídos na rede. O lance era parar o relógio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

Está me batendo curiosidade... mesmo com a rede aos 10V na senoide p.ex., ele tenta injetar 100V? Tentando fazer a senoide subir? Ou é aí que entra o indutor? Pra meio que amortecer a coisa? Nada pessoal claro, mas é que precisaria entender a nível de eletrons ... vai que algum dia eu tente fazer um treco deste com zero matemática...

O indutor faz a coisa ficar em modo corrente.

Uma corrente que força a rede subir depois que inverte a polaridade. 

 

Isso lembra um conversor boost que opera em 60Hz e ainda bidirecional. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em mil novecentos e antigamente, (acho que 1984), trabalhei com isso.

O tiristor só poderia ser acionado a partir dos 90º e 270º. Isso porque o indutor mantém a corrente até os 180º e 360º. 

O indutor mantém a corrente simétrica em relação aos 90 e 270. Se for acionado antes, um tiristor ainda vai estar conduzindo, quando o outro for acionado, curto-circuitando as fontes.

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como se fosse um regulador chaveado pra ac?

7 horas atrás, MOR_AL disse:

ser acionado a partir dos 90º e 270º

No caso dos 90º ... pra uma rede 127, significa que minha fonte de ter + de 170Vdc? Pro caso de ser intermitente tipo a solar ou eólica (ou meu gerador dc de 1956), devo medir a v disponível, comparar com a rede  e acionar no momento certo? Num caso teórico muito louco.. vai que eu queira aplicar toda a minha bateria 12V com seus 300A na rede, devo aplicar quando a senoide estiver em 11.99V?

 

A medida que finjo que entendo a vontade fazer um treco deste vem e vai... 🤪

 

 .. E eu me referi a vaga lembrança que aos 90º dá-se a tensão de pico por isso conectei mentalmente os 170V de pico a uma rede 127.. por isso conectei meu hipatético painel solar de 170V naquele momento de pico. Estou acompanhando [os eletrons] na onda.. mas já vi que sem acompanhante mental normal... e isso é normal no meu caso.

1 hora atrás, MOR_AL disse:

Só estou me referindo ao acionamento de tiristores com uma carga que contenha indutor. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, .if disse:

No caso dos 90º ... ... estiver em 11.99V?

Só estou me referindo ao acionamento de tiristores com uma carga que contenha indutor. 

A corrente fica simétrica em relação aos 90º e 270º.

5 horas atrás, MOR_AL disse:

O indutor mantém a corrente simétrica em relação aos 90 e 270

Sem querer retificar o tiristor, porém retificando o meu engano...

O indutor mantém a corrente simétrica em relação aos 180º e 360º

Se for acionar antes de 90º, a corrente pode passar de 270º e 90º do ciclo seguinte. respectivamente, o que vai dar problema ao acionarmos os tiristores no ciclo seguinte.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, .if disse:

Como se fosse um regulador chaveado pra ac?

No caso dos 90º ... pra uma rede 127, significa que minha fonte de ter + de 170Vdc? Pro caso de ser intermitente tipo a solar ou eólica (ou meu gerador dc de 1956), devo medir a v disponível, comparar com a rede  e acionar no momento certo? Num caso teórico muito louco.. vai que eu queira aplicar toda a minha bateria 12V com seus 300A na rede, devo aplicar quando a senoide estiver em 11.99V?

 

A medida que finjo que entendo a vontade fazer um treco deste vem e vai... 🤪

 

Você só consegue injetar a energia na rede se for forçado uma corrente reversa.
Só se consegue fazer isso, se a tensão da carga for maior que a tensão instantânea da rede:
De 100 graus até 180 graus você tem a fonte DC, panel solar ou baterias em sére com a rede carregando o indutor de 50mH.
Depois de 180 graus, você terá só o indutor em série com a fonte DC forçando uma tensão maior na rede. Assim faz fluir uma corrente reversa na rede.

 

Tem a senoide da rede onde a corrente vai ser proporcional à integral da senoide, que é o menos-cosseno: A corrente é a mesma senoide da tensão, só que atrasada em 90 graus.

 

Em relação a tensão, em 90 graus até 180 graus, a corrente no indutor estará subindo até um ponto máximo quando a derirada é nula.

 

Então antes de 180 graus a derivada é positiva, pois a corrente está subindo no indutor.
Passando de 180 graus, a corrente no indutor passa a cair. Então a derivada é negativa. Se isso acontece, a tensão no indutor tem que inverter e passa a ser negativa.

Ou seja: Após 180 graus a derivada fica negativa e o indutor vai forçar uma tensão negativa menor que a tensão da própria rede no semi-ciclo negativo e assim começa a injetar potência na rede.
Observe que nesse caso uma tensão negativa menor que da própria rede, é uma tensão maior no sentido negativo, pois vamos estar no semi-ciclo negativo.

12 horas atrás, .if disse:

No caso dos 90º ... pra uma rede 127, significa que minha fonte de ter + de 170Vdc?

Pode ser uma rede de127Vac e uma fonte DC de 100V. 

Esse circuito funciona semelhante a um conversor boost: O semi-ciclo da rede chaveia no indutor em série com a sua fonte DC que poderia ser 100V. 

Daí o indutor carrega a energia da fonte DC junto com a propria energia da rede AC e libera no próximo semi-ciclo. 

Como os reativos não fazem girar o medidor de potência da casa, só a parcela de energia ativa é que vai fazer o medidor girar para trás.

 

Quando a tensão da rede vai em 180 graus, seria equivalente ao chaveador do conversor boost desligar e o indutor fazer liberar a energia.

 

12 horas atrás, .if disse:

 

 

Pro caso de ser intermitente tipo a solar ou eólica (ou meu gerador dc de 1956), devo medir a v disponível, comparar com a rede  e acionar no momento certo?

 

Deve só acionar os tiristores  nos momentos adequados.

Deve até fazer um controle MPPT. 

 

12 horas atrás, .if disse:

 

 

Num caso teórico muito louco.. vai que eu queira aplicar toda a minha bateria 12V com seus 300A na rede, devo aplicar quando a senoide estiver em 11.99V?

 

Pode injetar até disparando nos 100 graus da senoide 

Esse circuito funciona semelhante a um conversor boost; Vai chavear a tensão da rede em série com a tensão da sua fonte DC lá no indutor para armazenar a energia no núcleo.

Se sua fonte for de 12V, vai armazenar no indutor uma parcela maior  da energia da própria rede e muito menos a energia da bateria. Então no próximo semi-ciclo vai injetar na rede uma parcela grande de energia da própria rede, criando uma corrente reativa e vai injetar uma pequena potência ativa na rede, pois os 12V da bateria não vai armazenar muita potência no indutor. 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!